[Diversos] Livros com a cara do verão - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
18

jan
2023

[Diversos] Livros com a cara do verão

Separei uma lista de livros com a cara do verão para aproveitar a estação mais quente do ano!

Romances

  • Uma Farsa de Amor na Espanha, de Elena Armas, traz uma mulher que precisa voltar para a cidade natal na Espanha para o casamento da irmã. A protagonista construiu a vida em NY para fugir do passado traumático, e o retorno tem tirado seu sono: ela não está nem um pouco ansiosa para encarar a família, que se preocupa por ela continuar solteira depois de tantos anos após o último término de relacionamento. É quando ela aceita encenar um relacionamento de mentira com o colega de trabalho que detesta. A leitura é descontraída e o romance cativa, além do livro abordar com leveza a temática do machismo no mundo corporativo.
  • Com Ladeira abaixo, Aimee Oliveira retrata a vida adulta com bom-humor e sensibilidade. Tendo o Rio de Janeiro como cenário, a autora dá vida à Antônia, universitária que se desdobra para estudar, pagar as contas e cuidar da avó com Alzheimer. O cansaço é tanto que ela vive dormindo no ônibus, e em um desses cochilos, pega no sono no ombro de um dos melhores amigos da infância, com quem não tem contato há anos.
  • Em Leitura de verão, de Emily Henry, dois escritores de gêneros diferentes passam uma temporada juntos na praia tentando vencer o bloqueio criativo. A narrativa é leve e divertida, e o enredo conta com reviravoltas e momentos de sensibilidade.

  • Em Quem vai dormir com quem?, Madeleine Wickham, mais conhecida pelo pseudônimo Sophie Kinsella, conta a história de dois casais que vão dividir uma mesma casa durante as férias. A confusão é porque a mulher de um dos casais tem um passado comum com o homem do outro casal. Em um estilo um pouco diferente daquele que consagrou a autora, o romance é leve e trabalha muito bem as questões internas da protagonista, para além das confusões amorosas.
  • De Lucy Diamond, O Café da Praia traz a história de uma mulher que, diferentemente de suas irmãs bem-sucedidas, sente que a própria vida é uma loucura. Quando herda o café onde passou boa parte da infância, tem a oportunidade de recomeçar. Uma leitura leve e envolvente, que me conquistou do começo ao fim e me deixou de coração quentinho.
  • Um verão na Itália é o primeiro livro da série As irmãs Shakespeare, de Carrie Elks. Nele, uma protagonista há anos com bloqueio criativo aceita o convite de seu padrinho para se refugiar numa villa italiana ao ficar desempregada e, lá, encontra o homem que a arruinou no passado. Em meio a um cenário paradisíaco, a leitura entrega, com leveza, envolvimento e sensualidade.

 

Jovem Adultos

  • A Gente Dá Certo é o romance de Pedro Poeira que mescla road trip, romance entre melhores amigos e a noção de que o amor é possível em qualquer idade. Caetano viaja com Júlio em busca do amor misterioso do passado de Vó Cecília, tentando evitar que ela fique sozinha e seja colocada em um asilo pela família. Foi uma leitura deliciosa e descontraída, que fiz em apenas um dia.
  • As Férias da Minha Vida, de Clara Savelli, tem o frescor da adolesência, que envolve desde os primeiros amores às descobertas que fazem parte do amadurecimento. Acompanhando as férias improvisadas de três amigas, é uma leitura gostosa e com importantes reflexões sobretudo para essa fase da vida.
  • Meu primeiro contato com a escrita de Elizabeth Acevedo, Agora que ele se foi foi uma das minhas melhores leituras de 2022. Escrito em versos, conta a história de duas garotas que não se conhecem, moram em países diferentes e, após um desastre aéreo, descobre serem meio-irmãs. É uma leitura potente e sensível, que demonstra o quanto mesmo as pessoas que mais amamos são falhas, além de abordar temas como o luto, identidade e sexualidade.

  • A série Irmandade das Calças Viajantes é composta por quatro livros publicados no Brasil, além de Sisterhood Everlasting, que se passa 10 anos após Para sempre de azul, e que não foi traduzido para o português. Acompanha a história de quatro amigas, que fazem rodízio de uma mesma calça jeans ao longo de quatro verões que passam distantes uma das outras. Deu origem ao filme Quatro amigas e um jeans viajante, e sou apaixonada tanto pelos livros quanto pelos dois filmes da franquia.




Deixe o seu comentário

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício