[Resenha] Nova Jaguaruara - Mauro Lopes | Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
14

jul
2020

[Resenha] Nova Jaguaruara – Mauro Lopes

Um antigo e curioso evento acontece todos os dias em Nova Jaguaruara, uma pequena cidade no interior do Ceará: à meia-noite, as luzes se apagam e a cidade cai na escuridão por exatamente um minuto. Vicente e sua equipe de trabalho chegam à cidade para estudar as condições para a instalação de torres de energia eólica na região e, quem sabe, resolver o estranho problema de queda de energia. O que eles não sabiam, entretanto, é que a cidade esconde uma terrível história relacionada ao desaparecimento de pessoas desde o início do século XX. A única coisa de que são alertados desde o primeiro dia é o fato de não poderem se aproximar de uma igreja abandonada na beira da estrada, um pouco afastada de Nova Jaguaruara. Infelizmente, o aviso não é o suficiente e logo Vicente e sua equipe encontram-se presos nos terríveis mistérios da cidade.

 

Ficha Técnica

Título: Nova Jaguaruara
Autor: Mauro Lopes
Editora: Autopublicação
Número de Páginas: 240
Ano de Publicação: 2017
Skoob: Adicione
Compre: Amazon

 
 
 

Resenha: Nova Jaguaruara

Hoje vamos falar sobre um suspense nacional que me deixou de boca aberta. Nova Jaguaruara tem mais de mil leituras e arrasta fãs, mas o que tem de tão original nessa obra? Um mistério envolvente e arrepiante que não vai deixar o leitor desgrudar os olhos.

O curioso evento que acontece há muito tempo durante todas as noites em Nova Jaguaruara, no interior do Ceará, tem como marco a meia-noite. Cada centelha de luz se apaga na pequena cidade e a escuridão toma cada pedaço de terra por exatamente um único minuto. Nem mais, nem menos. Vicente e a equipe de energia eólica chegam ao local para descobrir se o estranho problema pode ser resolvido. O problema é que a cidade esconde mais do que apenas essa terrível maldição, e o desaparecimento de pessoas desde o início do século XX pode vir à tona.

Nova Jaguaruara é um livro de 239 páginas do escritor brasileiro Mauro Lopes, que explora a cultura do Ceará através de uma cidadezinha do interior. Com isso, nos envolvemos em linguagens corporais e verbais que podem ou não ser familiares ao leitor, enriquecendo a experiência de leitura e nossa bagagem cultural. É interessante que quanto mais livros de estados diferentes pego, mais tenho vontade de conhecê-los. É como uma viagem sem sair do lugar.

O interessante no começo dessa obra e que muito me chamou a atenção ao concluí-la é o seu desenvolvimento. Temos um prólogo que se desenvolve de uma forma a esperar algo mais juvenil e que termina com a densidade de um conteúdo adulto. Como o arco inicial da história traz personagens jovens, encontrar alguns estupros ao longo da narrativa, por exemplo, quebrou a minha expectativa inicial. Não costumo ler sinopses e, por essa razão, foi inesperado a forma como cada cena lapidou minha experiência. Não recomendo para quem tem estômago fraco.

Algo que deixou a desejar foi o desenvolvimento de personagens. Por ter vários atuando de formas importantes e construindo suas linhas narrativas, poderiam ter sido melhor utilizados, abrindo mais sobre suas histórias pessoais e inserindo o leitor nesse perfil, o que permitiria uma empatia mais forte de nossa parte. Nova Jaguaruara seria um livro maior, é claro, mas valeria à pena, na minha opinião.

Devido à mudança narrativa, intercalando passado e presente, o autor manobrou bem o suspense, considerando reações e expectativas de quem estaria submergindo nas lendas de Nova Jaguaruara. Acredito que Mauro Lopes foi audacioso com seu plot e apresentou uma excelente obra nacional, redigindo um conteúdo com qualidade, fluidez e perspicácia. Espero poder ver mais obras desse autor e sua evolução quanto à criação de personagens. Se você gosta de um suspense e quer algo nacional para desbravar, o e-book está disponível na Amazon por R$6,66 ou disponível para leitura no Kindle Unlimited.





Deixe o seu comentário

4 Respostas para "[Resenha] Nova Jaguaruara – Mauro Lopes"

RUDYNALVA CORREIA SOARES - 14, julho 2020 às (20:54)

Francine!
Pelo título do livro, jamais iria imagiar que é de suspense e mistério.
Adoro narrativa em passado e presente.
E gosto de conhecer novos autores nacionais, ainda mais quando eles ambientam suas histórias na nossa terra Brasilis.
Parece muito bom.
cheirinhos
Rudy

Angela Cunha - 15, julho 2020 às (07:33)

Que alegria quando chego num cantinho que gosto tanto e tem resenha de livro nacional. Ainda mais sendo de um gênero que gosto demais.
Hoje acordei pensando em 30 dias de noite rs o filme que deu vontade rever, mas também a Graphic que estou namorando e isso do apagão foi igual dedo no nariz. Sinais??
Já preciso entender os mistérios que envolvem essa cidadezinha!
Beijo

eliane - 16, julho 2020 às (09:57)

que otimo que os autores brasileiros estão se destacando em varios generos ,fiquei curiosa com esse misterio de apagão .e leva o leitor a conhecer linguagens e costume desse nosso gigante Brasi l gosto de livro de suspence e essa é uma otima dica

Bianca Martins - 29, julho 2020 às (18:07)

Ain, dá até um quentinho no coração esses livros de autores nacionais e nordestinos, retratando a cidade! 🙂

Minha Vida Literária

Caixa Postal 452

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2020 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício