[Resenha] As Férias da Minha Vida — Clara Savelli | Minha Vida Literária
19

ago
2019

[Resenha] As Férias da Minha Vida — Clara Savelli

Título: As Férias da Minha Vida
Autor: Clara Savelli
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 336
Ano de Publicação: 2019
Skoob: Adicione
Compare e Compre: AmazonAmericanasSaraivaSubmarino

Há muito tempo, Ísis sonha com sua viagem de quinze anos. Na cabeça dela, estava tudo certo: iria para a Disney com a melhor amiga, Viviane. Quando os pais da amiga mudam os planos porque querem que Brenda, irmã mais nova de Vivi, vá junto, a frustração é grande. Dois anos depois, a viagem dos sonhos vai finalmente se concretizar. Só que a comemoração dos quinze vai ser aos dezessete. E a viagem terá outro destino…
Por influência de Cecília, a tia hilária de Vivi e Brenda, elas embarcam rumo à República Dominicana, um país que Ísis nem sabe apontar no mapa. Apesar de ser a adulta responsável pelo trio, Cecília vive com a cabeça no mundo da lua e só está preocupada com aplicativos de relacionamentos e as bebidas que o Caribe tem a oferecer. Ísis não faz ideia de como seus pais ultracontroladores concordaram com a viagem, mas, já que autorizaram, ela quer aproveitar ao máximo!
Um mês de sol, praia, partidas de vôlei e tranquilidade… A República Dominicana era a descrição perfeita do paraíso. No entanto, o universo parece ter outros planos, que envolvem surpresas, reviravoltas e, quem sabe, até um novo amor. Em As Férias da Minha Vida, Ísis vai descobrir que nem sempre a vida segue um roteiro. E que isso pode trazer experiências inesquecíveis.

Com mais de dez anos de carreira, Clara Savelli, autora fenômeno no Wattpad, tem em 2019 seu primeiro lançamento por uma grande editora. As Férias da Minha Vida é o young adult que chegou pela Intrínseca em 2019 trazendo não apenas uma história divertida na qual as férias de três amigas foge por completo do planejado, mas, principalmente, uma narrativa sobre enfrentar os próprios medos e os desafios que a vida impõe a cada um de nós.

 Ísis e Vivi queriam viajar para a Disney em comemoração aos seus 15 anos. Os pais de Vivi concordaram com o pedido, com uma condição: que as garotas esperassem Brenda, irmã mais nova de Vivi, completar 15 anos também para que ela viajasse com as duas. Agora, aos 17 anos, as garotas embarcam para a celebração atrasada acompanhadas de Brenda e Cecília, tia nem um pouco convencional de Vivi e Brenda, e não para a Disney, mas para a República Dominicana, um lugar que elas nem ao menos sabem apontar no mapa.

Toda a narrativa se desenvolve em primeira pessoa pela perspectiva de Ísis, o que nos dá acesso às suas inseguranças. A protagonista é a todo momento tomada pelas mais diversas preocupações e, assim, foi impossível não me sentir transportada para minha adolescência. Afinal, essa é a fase em que até os problemas de resolução mais simples costumam parecer o fim do mundo — às vezes, isso também se repete depois de adulto, mas a tendência é maior nos nossos anos como adolescentes. Dessa forma, achei que Clara Savelli foi muito feliz ao desenvolver a personagem, de maneira que ela possa conversar com o público alvo de As Férias da Minha Vida.

Contudo, seria mentira dizer que a identificação ocorre apenas entre aqueles que ainda não chegaram na faixa dos vinte anos. Bem na verdade, Ísis enfrenta conflitos — internos e externos a ela — que vão além de sua idade. Um dos aprendizados da jovem diz respeito justamente à forma de como muitas vezes encaramos o outro de forma superestimada, sem perceber como todos nós somos detentores de nossos próprios medos e anseios. Ainda, um dos temas centrais do livro é o assédio, muito bem trabalhado pela autora, que explora não só as questões ligadas ao consentimento quanto, especialmente, a tendência à culpabilização da vítima — e as tristes consequências disso para quem é incitado a se calar.

E é claro que o romance não poderia ficar de fora. Em seu mês em Punta Cana, Ísis vai passar pela experiência de se apaixonar verdadeiramente pela primeira vez na vida, e nós, leitores, vivemos com ela cada uma das etapas dessa descoberta: o romance que começa ao estilo cão e gato se transforma em amizade até estarmos sentindo mil bolinhas de sabão estourando em nossas barrigas pela expectativa de concretização da paixão. O romance é fofo, empolgante e delicado, repleto das dúvidas e medos de uma garota insegura — como as paixões nessa idade costumam ser para quem tem esse perfil.

Em linhas gerais, As Férias da Minha Vida começou como uma leitura leve e divertida, mas que me surpreendeu pelos rumos que a história tomou sem perder sua qualidade inicial de leveza e entretenimento. O livro cumpre com a função de trazer mensagens importantes para os jovens, que estão em sua fase de formação, as quais tornam a jornada da protagonista ainda mais empolgante e emocionante. Fiquei inteira arrepiada em uma cena clara de sororidade e luta contra o machismo e finalizei a leitura sorrindo, feliz em ver Ísis mais segura de lutar contra o que a assombra e realizada em seus próprios desejos. O romance de Clara Savelli é de causar sorrisos e deixar o coração quentinho! 





Deixe o seu comentário

8 Respostas para "[Resenha] As Férias da Minha Vida — Clara Savelli"

Scheila - 19, agosto 2019 às (16:47)

Oii, Aione!

Eu sempre digo aqui que amo livros que deixam esse quentinho no coração, né?!?!
Que história boa.. Me deu muita vontade de ler e quero muito ganhar esse livro no top comentarista do mês! ahahah.
Acho que quando temos essa idade da Ísis, realmente nossos medos são bem maiores.. Achei o máximo a autora tratar de assuntos tão importantes junto com a história divertida e descontraída.. Adoro livros assim mesmo.
Super resenha, obrigada <3.
Beijos

Rayane B. de Sá - 19, agosto 2019 às (17:49)

Oiii ❤ Essa viagem parece prometer muitas emoções para Isis. Fico animada para fazer ao leitura, ao saber que é fácil se identificar com Isis, gosto muito de personagens assim.
Gostei de saber que “As Férias da Minha Vida” parece um livro divertido e leve, mas que aborda temas importantes. Livros nesse estilo sempre acabam me agradando. Assédio é algo que precisa ser abordado, ainda mais porque é algo que tem acontecido muito.
Estou precisando mesmo de leituras que dão um quentinho no coração, então vou adicionar esse livro na minha meta de leituras.
Beijos ❤

Angela Cunha - 20, agosto 2019 às (07:37)

Acho tão bacana isso de apresentar livros que deixam os leitores felizes não somente com o resultado, mas pela simplicidade da história e leveza do enredo.
Eu só tinha visto a capa do livro, então esta é a primeira resenha que leio dele e ando numa fase tão complicada, que estou fugindo de livros complicados, por isso, adorei ler tudo acima, sobre a amizade entre entre estas três meninas tão jovens, os desafios de uma viagem não tão programada e claro, pelo romance..rs
Com certeza, o livro vai para a listinha dos desejados e espero ler ele em breve!!!
Beijo

Rayssa Bonai - 20, agosto 2019 às (15:43)

Olá! Adoro essa capa, ela combina tão bem com a imagem que a gente cria na cabeça sobre as férias.
Ainda não conheço a escrita da Clara Savelli, mas não vejo a hora de conferir suas histórias.
Gostei muito da mensagem que a autora passa, sobre a importância de enfrentarmos os desafios que surgem no nosso caminho.
Acredito que todos nós vamos acabar nos identificando com Ísis em pelo menos um momento, afinal, todos passamos por essa fase que vem cheia de preocupações que são “comuns” a todos nós.
Um outro ponto que chamou bastante minha atenção acerca desse livro, é a autora trabalhar o assédio, um tema de extrema importância que precisa ser abordado.
Preciso fazer essa leitura, a Clara parece ter feito um trabalho incrível em As Férias da Minha Vida, um livro leve, delicado e cheio de mensagens importantes!
Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

Anna Mendes - 22, agosto 2019 às (08:58)

Oi Aione! Amei demais a resenha!! <3
Eu estava ansiosa para ver seus comentários sobre esse livro!
Nunca li nada da Clara, mas As Férias da Minha Vida já vai para a minha lista de desejados, com certeza!
Adorei a premissa! Apesar de eu já ter passado da adolescência, esse livro parece proporcionar uma leitura muito leve, divertida e gostosa de fazer.
Muito interessante a autora ter abordado a questão do assédio. Fiquei curiosa para saber como a Clara tratou desse tema ao longo da história.
E achei a capa do livro uma gracinha! 😉
Bjos!

Mirian Kely - 27, agosto 2019 às (21:31)

Ja é de imaginar a leveza do livro so pela capa, parece ser uma leitura tão gostosinha. Nada sai como planejado para a Isis pelo visto mas o importante é aproveitar. Até porque quem não queria ficar um mês de férias em Punta Cana e dar de cara com uma paixão??! Trazendo reflexões sobre temas importantes o livro ja ta me surpreendendo sem eu nem ler. As Férias da Minha Vida ja tem um lugarzinho na minha lista para deixar meu coração mais quentinho também.

Elizete Silva - 28, agosto 2019 às (21:47)

Olá! Gente tinha passado por esse livro rapidinho e não fazia ideia de que se tratava de uma autora nacional e claro que já fui pesquisar mais sobre ela (até descobri que temos algo em comum, tendência em tropeçar nas aulas de zumba), voltando a resenha apesar de a princípio achar que a história era voltada mais para os adolescentes, deu para perceber que não, trata-se de uma história divertida e com mensagens bem importantes (colocando na lista em 3…2…1).

Ana I. J. Mercury - 31, agosto 2019 às (23:00)

OI, Aione!
Estou louca para lê-lo!
Parece ser um romance bem gostoso, divertido e falando de assuntos sérios e muito importantes.
Além de ter toda aquela alegria e dramalhão da adolescência.
Tendo viagens fica ainda melhor e mais interessante.
Assim que der lerei!
bjs

Últimas Resenhas

Calendário de posts

agosto 2019
S T Q Q S S D
« jul   set »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Desafio Fuxicando Sobre Chick-Lits 2019

<div class="titulo desafio-fuxicando-sobre-chick-lits-2019"><h6>Desafio Fuxicando Sobre Chick-Lits 2019</h6></div>

Minha Vida Literária • todos os direitos reservados © 2019 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por