[Resenha] Uma farsa de amor na Espanha — Elena Armas - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
10

ago
2022

[Resenha] Uma farsa de amor na Espanha — Elena Armas

Catalina Martín é uma jovem espanhola que trabalha como engenheira em Nova York. Com o casamento da irmã se aproximando, ela precisa desesperadamente de um acompanhante, porque não quer encarar sozinha toda a família e, principalmente, o irmão do noivo, que é ninguém menos do que seu ex.
Sentindo-se pressionada, ela conta uma mentirinha inofensiva sobre ter um namorado americano. E agora todos em sua pequena cidade estão ansiosos para conhecê-lo.
Lina tem apenas um mês para encontrar alguém disposto a cruzar o Atlântico com ela e participar da sua farsa. Mesmo assim, quando Aaron Blackford, seu colega de trabalho, se candidata à vaga de namorado de faz de conta, ela se recusa a aceitar. Embora ele seja alto, charmoso e lindo de morrer, também é condescendente, exasperante e insuportável.
Porém, quanto mais o casamento se aproxima, mais tentadora se torna a oferta.
Enquanto os dois se perguntam se serão capazes de sustentar a história por um final de semana inteiro, Lina começa a perceber que, na vida real, talvez Aaron não seja tão terrível quanto é no escritório…

 

FICHA TÉCNICA

Título: Uma farsa de amor na Espanha
Título original: The Spanish Love Deception
Autor: Elena Armas
Tradução: Alessandra Esteche
Editora: Arqueiro
Número de Páginas: 448
Ano de Publicação: 2022
Skoob: Adicione
Compare e compre: AmazonAmericanasSubmarino

 

RESENHA: Uma farsa de amor na Espanha

Uma farsa de amor na Espanha é o romance de estreia da espanhola Elena Armas. Sucesso no TikTok, o livro foi traduzido por Alessandra Esteche e publicado pela Arqueiro, sendo uma comédia romântica ao estilo do filme Muito Bem Acompanhada

Lina não quer, de jeito nenhum, comparecer desacompanhada ao casamento da irmã. Ela visita pouco a família na Espanha depois de ter se mudado traumatizada para Nova York e não quer que acreditem que ela não superou o passado. Assim, ela inventa que está em uma relação — e é justamente Aaron, colega de escritório que ela detesta, quem se oferece para acompanhá-la, fingindo ser seu namorado.

Narrado em primeira pessoa, Uma farsa de amor na Espanha traz o tom divertido de Lina, seja por sua raiva inicial borbulhante por Aaron, seja pelo drama exacerbado a respeito de suas preocupações. Apesar disso, Elena Armas aborda com sensibilidade os traumas da protagonista, desenvolvido aos poucos e revelados mais ao final do enredo. Além da construção em si da personagem ser positiva por isso, o que justifica ela não conceber a ideia de ir sozinha ao casamento, permite a relevante discussão sobre o machismo e patriarcado no ambiente corporativo.

Para além das questões da protagonista, o foco de Uma farsa de amor na Espanha está obviamente no romance, o que a autora entrega com maestria. O livro envolve desde as primeiras páginas, já que começa com Aaron fazendo a proposta para Lina e nos deixando curiosos sobre: 1) o interesse dele no acordo; 2) o motivo da raiva dela. A partir daí, Aaron é construído como o típico mocinho misterioso, cujas atitudes são dificilmente decifráveis e que, aos poucos, surpreende pelas gentilezas, que contrastam tanto com o perfil sisudo inicialmente traçado — desnecessário dizer que ele virou um crush literário. Assim, a química entre os dois é bem trabalhada e cativante, com várias passagens que provocam risadas, frios na barriga e coração quentinho.

Gostei muito, também, das passagens ambientadas na Espanha, seja pela contextualização dada, seja pela presença da família de Lina. São personagens divertidas e que geram boas interações, além de render passagens muito bem humoradas.

Em linhas gerais, Uma farsa de amor na Espanha é uma ótima comédia romântica, oferecendo o melhor do gênero: leveza, humor, paixão, personagens cativantes e reflexões pertinentes. Fiquei surpresa ao ver o tamanho do livro e, talvez, tivesse aproveitado um pouco mais se ele fosse ligeiramente menor, especialmente em relação ao tamanho dos capítulos. De qualquer maneira, fiz uma leitura muito gostosa, que finalizei entre suspiros.





Deixe o seu comentário

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício