Título: Um Verão na Itália
Título original: Summer’s Lease
Autor: Carrie Elks
Tradutor: Andréia Barboza
Editora: Verus
Número de Páginas: 280
Ano de Publicação: 2018
Skoob: Adicione
Compare e compre em pré-venda: Amazon ♥ Americanas ♥ Saraiva ♥ Submarino
Férias de verão gratuitas em uma bela villa na Itália. A condição? Dividir a casa com seu maior inimigo… O primeiro volume da série As irmãs Shakespeare. Cesca Shakespeare chegou ao fundo do poço. Depois de escrever uma peça de teatro premiada que acabou em desastre, o bloqueio criativo se instalou, sem previsão de ir embora. Seis anos mais tarde, ela acabou de perder mais um emprego pavoroso e está prestes a ser despejada de seu apartamento. Pior ainda, suas irmãs não fazem ideia de como sua vida vai mal.
Assim, quando seu padrinho lhe arruma uma temporada de verão em uma bela villa italiana, sem ter de pagar nada por isso, Cesca concorda, meio a contragosto, em ir para lá e tentar escrever uma nova peça. Isto é, antes de descobrir que a casa pertence a seu arqui-inimigo, Sam Carlton.
Tendo acabado de ver seu nome em todas as manchetes pelas razões erradas ― mais uma vez ―, o galã de Hollywood Sam Carlton precisa de um lugar para se esconder. Que opção melhor do que a linda villa desocupada de sua família à beira do Lago Como? Só que, quando ele chega, descobre que a casa não está tão desocupada quanto ele esperava. Ao longo do quente verão italiano, Cesca e Sam terão de confrontar o passado. E o que começa como uma hesitante amizade rapidamente se torna uma atração intensa ― e depois uma aventura ardente.
Uma coisa é certa: este será um verão abrasador… Esta é a nova e deliciosa série da autora best-seller Carrie Elks. Você vai conhecer a família Shakespeare: quatro irmãs, quatro histórias… quatro maneiras de encontrar o amor verdadeiro.
Um Verão na Itália é o primeiro livro da série As Irmãs Shakespeare de Carrie Elks, que será publicada no Brasil pela editora Verus. Composta de quatro volumes, a quadrilogia traz a história de cada uma das irmãs em determinada estação do ano — a começar por Cesca, segunda mais nova da família.
Cesca Shakespeare é uma jovem de 24 anos que teve sua breve carreira de dramaturga destruída em sua peça de estreia: o ator principal fugiu da noite para o dia, fazendo com que a peça fosse cancelada. A humilhação e a frustração foram tantas que Cesca jamais conseguiu voltar a escrever, e agora pula de emprego em emprego sem conseguir se estabelecer. Até que ela é convidada a cuidar por um mês de uma villa na Itália, tendo a chance de se afastar de seus problemas e, quem sabe, de voltar a escrever. Ela só não esperava encontrar com Sam durante sua estadia na Itália, o ator que arruinou sua vida e hoje é uma estrela de Hollywood.
A narrativa de Um Verão na Itália se dá em terceira pessoa e, talvez por isso, não tenha me envolvido tanto quanto desejei ao iniciar a leitura. Ainda assim, a escrita de Carrie Elks é leve e divertida, sendo capaz de proporcionar gostosos momentos de entretenimento: a confusão da vida de Cesca aliada ao paradisíaco cenário italiano garante por si só a imersão na atmosfera da história, já que, ao mesmo tempo em que queremos acompanhar a trajetória da protagonista, também nos é garantida a sensação de aconchego e encantamento pelo local onde tudo acontece.
Mas mais do que o enredo em si ou seu contexto, o que me ganhou em Um Verão na Itália foram as personagens e a relação que se dá entre elas. Tanto Cesca quanto Sam são imperfeitos ao seu modo, de forma que seus defeitos e qualidades sejam completamente transparentes ao leitor. Ambos são levados pelas emoções em diversas situações e nem sempre agem de maneira racional, o que me deu uma sensação maior de veracidade naquilo que lia. Me irritei com os dois e igualmente me apaixonei por eles. Sobretudo, amei acompanhar a maneira de como se apaixonam um pelo outro, revelando suas fraquezas e anseios e encontrando no outro a força para encarar seus fantasmas. Os próprios traumas de cada um trazem um complemento a mais para o enredo e nos fazem torcer pela resolução de seus conflitos.
Outro ponto que muito me conquistou foi a própria relação de Cesca com a escrita. Achei linda sua relação com as palavras e como se dá seu processo de criação de histórias. Vê-la lutar contra o bloqueio e dar ouvidos às vozes dos personagens que rodeiam sua mente foi com certeza uma inspiração, uma vez que, como escritora, também enfrento momentos de dificuldades como o dela. Mas, acima de tudo, a superação de seu bloqueio é também, para ela, uma tentativa de retomada das rédeas de sua vida, e a busca por sua voz é uma delícia de ser acompanhada.
Um Verão na Itália não é daquelas histórias cheias de altos e baixos ou com grandes reviravoltas. De modo geral, o enredo é até mesmo daqueles mais do mesmo; contudo, é exatamente isso que faz da leitura tão aconchegante: se você procura um romance fofo e gostoso de acompanhar, no estilo de tantos outros que já conquistaram por aqueles clichês que todo mundo adora, essa é a escolha ideal.
Oi, Aione.
Sem dúvidas esse cenário encantador, onde a história se passa, só reforça o enredo eloqüente do livro.
Apesar de ser uma leitura leve e ser bem clichê, é um romance que conquista por ser construído minuciosamente. Ver cada etapa do mesmo, é sem igual.
Tenho absoluta certeza que é um livro que vou gostar. Já fui ‘tragada’ por ele. ^^
P.S.: Estou apaixonada pelas capas dos outros livros. ?