[Resenha] Finlay Donovan: Uma Escritora de Matar — Elle Cosimano - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
14

fev
2023

[Resenha] Finlay Donovan: Uma Escritora de Matar — Elle Cosimano

Ao discutir os detalhes de seu novo livro de suspense policial, Finlay Donovan, uma autora que não consegue terminar seu manuscrito, mãe divorciada e dona de casa endividada, é confundida com uma assassina de aluguel.
Pensando em usar a oportunidade como inspiração para seu livro, Finlay aceita o desafio, e seu primeiro e lucrativo trabalho como assassina é se livrar de um marido “problemático”. A tarefa, no entanto, se revela impossível. O homem tinha muitos inimigos e alguém concluiu o trabalho antes dela. Para Finlay foi um alívio, mas o detetive encarregado do caso pode pensar que ela é a protagonista dessa
história, quando não passa de uma coadjuvante.
Finlay terá de usar toda a sua criatividade para enterrar seu envolvimento no caso ― e o corpo. Enquanto procura se livrar dessa situação, ainda precisará manter a sanidade diante de seu tóxico ex-marido, além de vencer a disputa pela guarda dos filhos.

 

Ficha Técnica

Título: Finlay Donovan: Uma Escritora de Matar
Título original: Finlay Donovan Is Killing It
Autor: Elle Cosimano
Tradução: Sofia Soter
Editora: Melhoramentos
Número de Páginas: 304
Ano de Publicação: 2021
Skoob: Adicione
Compre: Amazon

 

Resenha: Finlay Donovan: Uma Escritora de Matar

Finlay Donovan: Uma Escritora de Matar é a estreia de Elle Cosimano em ficção adulta. Publicado pela editora Melhoramentos com tradução de Sofia Soter, é o primeiro de uma série que até então conta com três títulos — as continuações ainda não foram lançadas no Brasil.

Finlay Donovan é uma escritora com bloqueio criativo e prestes a estourar o prazo de entrega do próximo manuscrito. Com a venda inexpressiva de suas obras, ela vê as dívidas crescerem depois do divórcio, resultado de ter sido traída pelo marido. Para ajudar, o cuidar dos filhos exige sua atenção em tempo integral. Então, ao discutir com sua agente, em um restaurante, ideias para o manuscrito, ela é confundida com uma assassina de aluguel. Finlay resolve aceitar a lucrativa proposta apenas como uma forma de inspiração… mas vai acabar se envolvendo em situações inimagináveis.

O livro de Elle Cosimano é a indicação ideal para quem gosta de suspenses, mas procura por leituras divertidas. Em primeira pessoa, a obra é narrada com leveza e agilidade, demonstrando todas as dificuldades pelas quais Finlay Donovam passa. Os problemas financeiros e matrimoniais proporcionam uma fácil identificação, além de toda pressão que a maternidade exerce ser outro ponto de contato com quem lê. Também, são uma ótima construção inicial da protagonista, de maneira a tornar mais plausível as decisões que ela toma ao longo do enredo.

O caso policial foi bem construído, recheado de reviravoltas que dão ainda mais ritmo a Finlay Donovan: Uma Escritora de Matar e mantêm a curiosidade ao longo da leitura. A aflição é também crescente na trama: se, no começo, é o dia-a-dia da protagonista repleto de problemas que causa angústia, o passar das páginas traz novos conflitos — e um tanto quanto mirabolantes. O trunfo de Elle Cosimano foi ter conseguido fazer com que eles deixem o enredo atrativo, mas também contribuam com a atmosfera de humor que paira sobre a leitura.

Vale dizer que as personagens secundárias contribuem de maneira positiva para o desenrolar do enredo, especialmente no que se refere às variações de humores. Enquanto as atitudes desagradáveis do ex-marido de Finlay intensificam a conexão que sentimentos com ela, o vínculo improvável que ela estabelece com a babá das crianças traz mais leveza e divertimento aos acontecimentos.

No geral, fiquei intrigada pelo caso de assassinato em Finlay Donovan: Uma Escritora de Matar, mas a leitura me conquistou principalmente pelo quotidiano da protagonista. Adorei como  Elle Cosimano explorou maternidade, divórcio e expectativas e frustrações sobre a vida adulta por meio de uma protagonista, sem dúvidas, cativante — e com a qual a gente acaba se identificando em um momento ou outro, apesar do enredo mirabolante. 





Deixe o seu comentário

Minha Vida Literária

Caixa Postal 452

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2023 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício