[Resenha] Em nossa próxima vida — Lauren James - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
19

mar
2018

[Resenha] Em nossa próxima vida — Lauren James

Título: Em nossa próxima vida
Título original: The next together
Autor: Lauren James
Tradutor: Natalie Gerhardt
Editora: HarperCollins
Número de Páginas: 288
Ano de Publicação: 2016
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Amazon ♥ AmericanasSaraivaSubmarino

Katherine e Matthew não são um casal comum. Por trás do amor dos dois estão muitas e muitas vidas, repetidas século após século. A cada vez que renascem, a presença deles muda a história para melhor, e embora a paixão entre os dois seja sempre avassaladora, a tragédia também os segue, não importa a época.
Em linhas temporais que vão do século XVIII a um futuro próximo, não tão diferente do nosso presente, Katherine e Matthew sempre se veem sacrificando suas vidas para salvar o mundo. Mas por que eles continuam voltando? Em uma jornada contra o tempo e o destino, Katherine e Matthew precisam desvendar os mistérios que envolvem seu amor antes que seja tarde demais. O que mais eles devem fazer para conseguir viver e amar em paz?
Uma estreia inesquecível, poderosa e épica, Em nossa próxima vida é um romance único, que explora a atemporalidade do primeiro amor utilizando elementos como cartas, diários, recortes de jornal e artigos de internet. A trama, ao mesmo tempo apaixonante e misteriosa, vai cativar os mais diferentes leitores, desde os de romance até os de ficção científica e história.

Com uma premissa completamente instigante, Em nossa próxima vida, livro de estreia de Lauren James publicado no Brasil pela editora Harper-Collins, ganhou minha atenção praticamente desde que coloquei os olhos em sua capa.

Katherine e Matthew estão juntos há diversas vidas: os dois sempre se encontram e se apaixonam, mas acabam sendo tragicamente separados. Por que ambos continuam renascendo e se apaixonando? Por que estão sempre destinados a ficar juntos?

A estrutura narrativa de Em nossa próxima vida garante por si só agilidade à leitura e dinamismo na obra como um todo. Em terceira pessoa, é possível acompanhar a história das personagens em três linhas temporais diferentes, nos anos de 2039, 1745 e 1854. Assim, é como se pudéssemos ter acesso a três histórias diversas, conectadas por um mesmo pano de fundo. Também, o livro conta com uma gama de documentos diversos, que proporcionam outras formas narrativas: os bilhetes trocados pelo casal em 2019 nos permite conhecer mais essa vida em que estiveram juntos, além dos muitos informes em recortes de jornais e sites trazerem um novo panorama para a leitura e complementarem as informações sobre Kate e Matt. Nesse sentido, a diagramação da obra é impecável, proporcionando imagens e fontes diferentes para cada tipo de documento e narrativa apresentados.

Acabei me decepcionando com o livro por conta da minha expectativa: acreditei que faria a leitura de uma história de amor, provavelmente permeada por boas doses de drama e intensidade, e, na realidade, não é isso que Em nossa próxima vida oferece. O romance se faz presente, mas o foco da leitura não está no desenvolvimento desse aspecto. Em cada uma das vidas, o que se destaca são as tentativas de Kate e Matt em solucionar os conflitos que se apresentam a eles e, dessa maneira, a atmosfera que predomina na obra como um todo é a de ação. Ainda, o livro traz também tons de ficção científica, de forma que acabou se distanciando bastante do que eu esperava da leitura.

Colocando de lado minha expectativa, consigo enxergar Em nossa próxima vida como uma obra com uma premissa bastante interessante, especialmente por essa mescla de gêneros e estilos narrativos. As mensagens trocadas pela Kate e o Matt de 2019 provavelmente foram a parte da leitura que mais me agradou por conta do notável tom de humor que se apresenta nesses momentos, além da autora ter sido bem sucedida ao desenvolver os diferentes contextos em que as personagens vivem em cada linha temporal. Contudo, o fato do livro trazer vários enredos consigo fez com que nenhum deles fosse muito aprofundado, fornecendo uma leitura mais superficial. Além disso, o final da obra deixou bastante a desejar: não só se desenvolve muito rapidamente, como trouxe uma resposta ao mistério que tanto está abaixo do clímax criado quanto foi incoerente em relação ao que o próprio enredo indicava.  

Em linhas gerais, Em nossa próxima vida merece atenção por ser uma obra de estreia original e interessante pela diversidade de seus conteúdos. Ainda assim, é um livro que poderia ser mais aprofundado em determinados pontos assim como sua resolução poderia ter sido mais bem trabalhada e mais bem aliada à expectativa que o próprio enredo gera.





Deixe o seu comentário

11 Respostas para "[Resenha] Em nossa próxima vida — Lauren James"

Pamela Liu - 19, março 2018 às (22:36)

Oi Aione.
Poxa, eu também esperaria ler um romance por causa do título do livro e da capa.
Não fiquei com vontade de ler esse livro. Parece que há muitos cenários e linhas temporais, deixando o desenvolvimento bem raso. Acho que se a autora tivesse focado em alguns períodos específicos e os conflitos daquele momento, talvez o desenvolvimento ficasse melhor.
Adorei a capa. Mas não vou ler o livro por esse motivo rs
Beijos

RUDYNALVA CORREIA SOARES - 19, março 2018 às (23:20)

Aione!
Fiquei interessada não apenas por ser um romance, mas porque achei que esclareceria melhor a questão de outras vidas e do porque o relacionamento deles, acabar em tragédia.
Verdade é que achei que o livro seria espírita, o que muito me atrai.
Claro que isso não deixou minha curiosidade de lado, porque mesmo com suas expectativas sendo frustadas, queria poder ler.
Semaninha de luz e paz!!
“Quando choramos abraçados e caminhamos lado a lado. Por favor amor me acredite, não há palavras para explicar o que eu sinto…” (Renato Russo)
cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

Daiane Araújo - 20, março 2018 às (10:12)

Oi, Aione.

Ter essa forte ligação e depois serem separados, de alguma forma, para os personagens, não deve ser fácil… Principalmente, por esse laço que os une, ser um mistério!

Micheli Pegoraro - 20, março 2018 às (16:23)

Oi Aione,
Esse livro também me chamou a atenção logo de cara por essa capa espetacular e essa premissa muito intrigante. Então, é claro que estava criando altas expectativas com esse enredo, pois essa promessa de uma história de amor que transpassa o tempo, repleto de drama, tinha tudo para proporcionar uma leitura única e inesquecível. Fiquei decepcionada que o livro não é tudo isso, que traz uma trama superficial e sem muito aprofundamento, sem falar que o foco da narrativa é mais na ação e na resolução dos conflitos da época em que o casal está vivendo. Aliado a isso, o livro ainda traz um final que deixa muito a desejar. Que pena mesmo, estava torcendo para ser uma leitura apaixonante. Se chegar a ler não vou ir com tanta sede pelo menos.
Beijos

Adriana Holanda Tavares - 22, março 2018 às (15:08)

Olá, Eduarda.
Eu não tinha conhecimento desse livro ainda, mas fiquei muito interessada. Mesmo ficção cientifica não sendo um dos meus gêneros favoritos. Mas o tema abordado é um que eu gosto de ler. E se ainda tem romance mesmo que pouquinho para ajudar, ele já entrou para minha lista de desejados. Pena que você esperava um pouco mas desse romance.

Adriana Holanda Tavares - 22, março 2018 às (15:10)

Olá.
Eu não tinha conhecimento desse livro ainda, mas fiquei muito interessada. Mesmo ficção cientifica não sendo um dos meus gêneros favoritos. Mas o tema abordado é um que eu gosto de ler. E se ainda tem romance mesmo que pouquinho para ajudar, ele já entrou para minha lista de desejados. Pena que você esperava um pouco mas desse romance.

suzana cariri - 30, março 2018 às (15:15)

Oi!
Quando vi esse livro também esperava com romance com foco no romance dos personagens, quando li a resenha e vi que ão era bem assim acabei me decepcionando um pouco com a historia, esse foco foi totalmente uma surpresa, mas ainda fiquei curiosa para ler essa historia, mesmo não tendo mais tantas expectativas !!

Ana Carolina Venceslau Dos Santos - 31, março 2018 às (11:20)

A capa é realmente linda e chama a atenção acho que o fato de ser um romance me chamou muito atenção e esses conflitos no decorrer da história sempre me deixa mais cativante e com mais expectativas na história

Ana I. J. Mercury - 31, março 2018 às (18:59)

Parece um livro bem diferente e bom, embora não tão espetacular!
Fiquei interessada, pois adoro esse tipo “alma gêmea”, e ainda uma mistura de romance + ficção científica, é bem original.
Anotado aqui.
Espero que a Kate e o Matt tenham um final feliz kkkk
bjos

Danna - 19, novembro 2019 às (22:33)

comprei o livro na Avon, me chamou a atenção justamente esse plano reencarnatório do casal. Com esprita isso achei isso fascinante. Ainda vou ler, ele esta lacrado, depois de ler venho aqui dizer o que achei.

Cacá - 26, abril 2021 às (17:24)

Achei o final decepcionante. Acho que tem continuação, né? Mas me desinteressei por completo.

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício