[Resenha] Antes de Partir - Colleen Oakley - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
17

ago
2016

[Resenha] Antes de Partir – Colleen Oakley

antes-de-partir-colleen-oakley-minha-vida-literariaTítulo: Antes de Partir
Autor: Colleen Oakley
Editora: Bertrand Brasil
Número de Páginas: 384
Ano de Publicação: 2016
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Amazon ♥ Fnac ♥ Submarino

Na véspera do que esperava ser uma triunfante comemoração de três anos livre do câncer, Daisy, 27 anos, sofre um golpe devastador: seu médico lhe diz que a doença está de volta, desta vez ainda mais agressiva. Tendo apenas de quatro a seis meses de vida, ela está apavorada com o que será de seu marido, Jack, quando não estiver mais lá para cuidar dele. Esse medo tira seu sono, até que uma solução lhe vem à mente: ela precisa encontrar outra mulher para ele. Com uma determinação singular, Daisy visita parques, cafeterias e sites de relacionamento à procura do par perfeito para Jack. Mas, à medida que ela avança em sua busca, ela se vê forçada a decidir o que é mais importante no curto tempo que lhe resta: a felicidade de seu marido ou a sua própria?

Antes de Partir, livro de Colleen Oakley publicado pela Bertrand Brasil, ganhou minha atenção tanto por sua belíssima capa quanto por sua sinopse, que me deixou intrigada para saber o destino da história e os caminhos da protagonista.

antes-de-partir-colleen-oakley-minha-vida-literaria3

Às vésperas de comemorar seu terceiro aniversário livre do câncer de mama, Daisy descobre que não só ele retornou como, agora, está extremamente agressivo, impossível de ser tratado. Sabendo que lhe restam poucos meses de vida e preocupada com o estado emocional de seu marido após sua partida, Daisy cria um plano para colocar em prática: encontrar uma nova esposa para ele.

“Mas meu cabeço não ficará grisalho. E minha pele não enrugará. E posso morrer sem nunca ter lido um romance. Sem nunca saber por que romances causam alvoroço. E isso – isso! – é o que faz água brotar e encher meus cílios inferiores, embaçando-me a visão.
E me ocorre que, se eu tivesse de escrever um panfleto do tipo “Lidando com o Câncer Terminal”, era isso que abordaria. Não o que há de óbvio sobre raiva e barganha, mas os momentos ridículos como chorar por romances baratos em um centro comercial de um bairro chique às 10h de uma segunda-feira.”

página 166

Foi impossível não mergulhar na trama de Antes de Partir desde as primeiras páginas, considerando que a escrita de Colleen Oakley é extremamente cativante, fluida e envolvente. Em primeira pessoa, nos entregamos às emoções e pensamentos de Daisy e, embora haja uma inegável e intrínseca melancolia em meio à narrativa, trazendo momentos mais tristes para a leitura, ela também consegue ser suave e divertida, com momentos de leveza que dão o tom certo à história, de forma a não torná-la nem dramática nem frívola.

antes-de-partir-colleen-oakley-minha-vida-literaria2

O que mais havia chamado minha atenção ao ler a sinopse de Antes de Partir foi a decisão de Daisy sobre buscar uma esposa para seu marido; contudo, bastou conhecê-la um pouco melhor para compreender sua atitude: sendo metódica e organizada ao extremo, ela precisa de uma lista e de um propósito para lidar com sua morte iminente. Aliás, mais do que uma forma de lidar com a morte, essa é sua maneira de negá-la e de fugir dessa dolorosa verdade.

“Eu a odeio com um ódio líquido preto que começa em minha barriga e segue queimando até as pontas dos meus dedos das mãos e dos pés. Quero irromper no escritório dele e dizer a ela que pare de falar com meu marido, pare de fazê-lo rir e pare de ser tão, droga, cheia de vida, enquanto tudo o que estou fazendo é morrer.”

página 253

Ainda que a morte esteja no centro da trama, arrisco a dizer que ela não é a principal temática de Antes de Partir. Mais do que isso, está o amor de Daisy e Jack, e a forma de como o relacionamento de ambos é afetado pela estado gravíssimo de saúde de Daisy. Pouco a pouco, vemos como cada um deles vai sendo impactado pela notícia, e como os dois vão se distanciando, sem saberem como enfrentar a situação e manterem suas próprias sanidades.

antes-de-partir-colleen-oakley-minha-vida-literaria1

Em linhas gerais, me apaixonei completamente pela leitura de Antes de Partir. Colleen Oakley usou as doses certas de leveza e melancolia em sua escrita, garantindo uma história deliciosa de ser lida e, ao mesmo tempo, emocionante e divertida. A autora, em sua obra, fala de vida, morte e amor, sendo esse o principal ingrediente, que aparece tanto em meio ao matrimônio quanto às questões familiares e às amizades. Sem dúvida alguma, um livro recomendado aos que buscam por um bom e envolvente romance.





Deixe o seu comentário

3 Respostas para "[Resenha] Antes de Partir – Colleen Oakley"

Gabriel - 07, janeiro 2018 às (01:18)

Esse livro é emocionante. Em alguns momentos meu semblante baixou, em outros perdi o fôlego, mas o principal: Jack e Daisy têm o amor que quero viver com minha esposa pela eternidade!

suelen - 29, junho 2018 às (16:01)

livro muitoooooo bom , muito emocionante , vale muito a pena ler , simplesmente aamei

GUACIRA GONCALVES MAFFRA - 18, julho 2021 às (21:42)

Estou na metade do livro e estou gostando. Não agiria da mesma forma que a personagem, mas estou curiosa sobre como a trama irá se desenrolar.

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício