[Livros Na Telona] Especial Twilight - Stephenie Meyer - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
16

nov
2011

[Livros Na Telona] Especial Twilight – Stephenie Meyer

Oi gente!

Na semana de estréia da primeira parte de Amanhecer, último filme da saga de sucesso mundial, Twilight, resolvi fazer um “Livros na Telona” especial.
Não falarei de um livro e um filme, mas um resumo entre os filmes já lançados, comparados com seus respectivos livros de origem!
Como a série é mais do que conhecida, só deixarei minhas impressões ao invés de contar parte da história, ok?

Sobre os Livros
Li “Crepúsculo” antes mesmo de saber que um filme sobre a história seria lançado. O sucesso do livro começava a apontar, mas não era muito significativo. “Lua Nova” nem ao menos havia sido lançado no Brasil!
Foi a Malu, uma de minhas melhores amigas, quem me apresentou ao mundo criado por Stephenie Meyer por recomendação de uma outra amiga dela. Minha amiga estava fascinada pelo livro, dizia que era impossível parar de ler! Quando ela terminou a leitura, não tive dúvidas de pegar emprestado o livro que tanto a havia conquistado e, como ela, fui tragada para dentro das páginas, envolvida no intenso romance proibido de Bella e Edward.

Esperei meses para ler a continuação, que só aconteceu porque ganhei o livro de aniversário. E até ler “Eclipse” e “Amanhecer” foram necessários muitos outros meses de espera, o que muito me angustiou. Precisava saber o destino das personagens, precisava saber como tudo acabaria, como tudo se desenvolveria. E quando tudo acabou, depois de uma leitura voraz, eu queria mais, precisava de mais, nem que fosse mais um capítulo, estilo os “19 anos depois” da minha tão amada série Harry Potter.
Não me considero uma Twlighter, uma fã fervorosa. Mas com certeza me rendi aos encantos da história de Stephenie! Nunca considerei a série como uma história de vampiros. Não, Twilight é uma série de amor, acima de qualquer coisa, e exatamente por isso que tanto gostei. Como uma romântica incorrigível, como eu não poderia gostar de uma história que conta sobre um amor que tudo enfrenta, que por tudo passa? Uma história intensa, melosa e completamente no estilo água com açúcar, que te faz suspirar, exatamente como gosto?

Existe muita controvérsia com relação à série, o que, sinceramente, acho totalmente desnecessário. Stephenie Meyer deu vida a vampiros que fogem completamente do estilo clássico? Sim. E acredito que, se não fosse por isso, talvez ela não tivesse feito tanto sucesso como fez. Sua originalidade foi o que a destacou e o sucesso de “Crepúsculo” abriu as portas para que a literatura fantástica entrasse. Foi desde Stephenie que esse gênero literário tem crescido e dominado cada vez mais os lançamentos e vendas de livros. Não só isso, acredito que as grandes responsáveis, na atualidade, pelos jovens se interessarem pela leitura sejam J.K. Rowling e Stephenie Meyer e ambas merecem nossos aplausos por isso.

Obviamente, é impossível agradar a todos e ninguém é obrigado a gostar de algo. Além do mais, muitos criam resistência à leitura por causa do modismo surgido. Independente de quaisquer fatores, a série me ganhou pelo entretenimento a mim proporcionado. Foi uma leitura deliciosa, que me deixava ansiosa, nervosa, suspirante, triste, alegre, apaixonada, tudo ao mesmo tempo. Só li uma vez cada livro, infelizmente, mas espero relê-los um dia, quando minha infinita lista de livros na estante diminuir o suficiente para me permitir releituras.
Sobre os Filmes
Tendo amado “Crepúsculo”, não poderia não ter me empolgado ao descobrir que o filme seria lançado. Confesso que, inicialmente, senti uma certa resistência ao ver que o Robert Pattinson havia sido escalado para interpretar o Edward. Já o conhecia por ter interpretado Cedrico Diggory e o achava bonito. Mas, para mim, o Edward deveria ser maravilhoso e não era assim que eu classificava o galã.
Minha opinião mudou completamente ao assistir o filme, no cinema. Robert tem um charme que me conquistou e hoje não consigo imaginar o vampiro de outra maneira que não como Pattinson. O mesmo vale para todas as outras personagens, a aparência de seus intérpretes é o que tenho em mente quando as imagino. Kristen Stewart, apesar de suas caras um pouco estranhas em certos momentos, é linda e perfeita como Bella, bem como Jacob não poderia ser outro que não Taylor Lautner. Infelizmente, acho que a interpretação dos atores deixa um pouco a desejar, embora se encaixem perfeitamente em seus personagens.
Os filmes, de um modo geral, acredito que não se comparam aos livros, são muito mais superficiais, deixam alguns vazios na história e não emocionam ou prendem como os livros. Como assisti a todos após ler, fiquei atenta às cenas porque estava esperando por elas, mas se eu não tivesse lido nenhum livro, há uma boa probabilidade de que eu não tivesse gostado muito dos filmes ou não tivesse me interessado em ler.
Entre os três, o que mais me agradou, em termos de comparação com o livro, foi “Lua Nova”. Este, considerado por muitos o ponto baixo da série devido aos seus momentos de monotonia pela intensa depressão de Bella, foi o filme que mais achei fiel. O livro, por apresentar muitos momentos de reflexão de Bella, permitiu que mais cenas de ação pudessem ser reproduzidas e o desenvolvimento da história não foi prejudicado.
Excluindo-se a comparação e analisando somente o filme, “Eclipse” foi o que mais me agradou, houve evolução da série e a combinação entre história e produção visual é agradabilíssima.
Certamente estou ansiosa para assistir Amanhecer. Só o que me entristece é saber que um ano inteiro separa a primeira da segunda parte do filme e a espera certamente será angustiante. De qualquer forma, espero que o filme não decepcione e, sinceramente, não acho que decepcionará.
Está participando da promoção de Literatura Brasileira?
Comente nesse post e preencha o formulário mais uma vez!




Deixe o seu comentário

26 Respostas para "[Livros Na Telona] Especial Twilight – Stephenie Meyer"

May L. - 16, novembro 2011 às (20:12)

Oi Aione!
Ah eu também me apaixonei pelo 1° livro da série, Crepúsculo, ficava noites inteiras sem dormi e na hora de ir pro colégio, estava cheia de olheiras horríveis, haha.
Mas o segundo livro me deixou um pouco triste, demorei até finalmente acabar de ler, e isso não foi por causa do Edward, eu acho! Acho que no 2° livro a leitura perdeu um pouco a emoção, Bella estava insuportável, mas felizmente em Eclipse, tudo muda!
Também não posso esperar pelo filme, espero que Amanhecer seja melhor que Eclipse, porque apesar de ter gostado do livro, o filme deixou a desejar.

Beijos -glowofthemoonlight-

Milena - 16, novembro 2011 às (20:16)

Posso fazer um primeiro comentário? OLHA A CARA DO PATTINSON NA FOTO DO CASAMENTO! HIAEOHAEIOEHAIO Parece que ele tá com dor, sei lá, que beijar a Bella dói. HUIAEHIOEAHOIEA

Concordo com você, Mi! Eu também amo Crepúsculo, mas não sou fã fanática, nem nada do tipo. Eu apenas amo a série, porque também acredito que não seja uma coisa tipo “vampiros, ohhh” mas sim uma história de amor. Embora sejam vampiros, o foco não é esse, pelo menos ao meu ver. Os filmes, concordo com você. Para mim, dos três, Eclipse é o melhor!!

Beijos!!

Samuely B B L - 16, novembro 2011 às (20:19)

concordo com o que você disse, mi! gostei da série mais por entretenimento que por dizer ‘ó, que leitura indispensável!’. com certeza essa série foi um marco para a literatura com relação aos jovens da atualidade. não podemos negar que influenciou muita coisa… ruim [como os modismos] e boa, também, claro!

mas gosto muito da saga no geral, aprecio a história. mas como livros, os 4 não me agradaram muito, muito menos o estilo da autora.

beijos,
samuely

Luks Vieira - 16, novembro 2011 às (20:32)

Também estou na super expectativa…
Att.,
Luks

Lucas Martins - 16, novembro 2011 às (20:43)

Mi, parabéns! Ficou lindo o Especial Twilight!
Não tenho como acrescentar nada, muito menos tirar, ficou excelente e bem o que eu penso!
Eu adoro o Lua Nova pela carga dramática que carrega – já deve saber que eu adoro dramas.- E também acho que foi o filme mais fiel… Meu filme preferido, por enquanto, é o Eclipse. Acho que vou mudar de opinião assim que assistir ao Amanhecer, pois como adoro um drama acho que vai ser o que mais me conquistará, espero não me decepcionar.
Quanto aos livros, adorei Lua Nova e Eclipse, rsrs!
E concordo muito com você na questão de que a Stephenie, queira ou não, abriu novas portas para a literatura fantástica, e trouxe muitos leitores para este maravilhoso mundo. A comparação à vampiros clássicos, Anne Rice, Bram Stoker… enfim, é uma coisa muito errônea. Ninguém quer aceitar que ela criou esses vampiros – que brilham, são bonitinhos e tal-, imaginando um universo diferente dos demais, inovando. Acho tão… chato essa picuinha com a série.
Ufa! Enfim, bjão, Mi! 🙂

Luana Farias - 16, novembro 2011 às (21:59)

Bah quando me falando de filmes que eram livros eu sempre penso nesse, ou em Harry Potter kkk, mas eu sou mega fã. Apesar de não ter visto Eclipse e é óbvio que eu já sabia quero ver amanhecer pra ver como ficou, mas mesmo assim eu já sei final.

Bjs

Fernando - 16, novembro 2011 às (22:47)

Ah que lindo, você gosta de Harry Potter (Bate aqui *-*) Olhe, eu nunca gostei muito de Crepúsculo, acho que é um pouco pelo preconceito(Bruxos= Uhu – Vampiros = Ecah)mas agora vou dar uma chance, vou começar a ler, quem sabe eu não gosto, não é ?

Abraços | Fernando

nerdliterario.blogspot.com

Jessica Asato - 16, novembro 2011 às (22:50)

*-*
Muito legal o post flor!!! Acredita que eu só li até Lua Nova??? -.-‘
Comecei Crepúsculo quando a Stephanie nem era conhecida. Eu amei o livro e parti pra Lua Nova quando explodiu a saga!
Demorei pra comprar Eclipse, na verdade nem tinha grana e acabei ganhando em promo de blog… Assisti o filme primeiro e pluft, quem disse que tenho ânimo pra terminar???
Hauhauhauah, vou sexta feira ver Amanhecer, tô nem aí! Huahuahauhauha

Beijinhos!

Vanessa - 16, novembro 2011 às (23:44)

Bem, eu não sou fã da saga, mas preciso admitir que me rendi SIM ao Edward. Mas também, impossível não se render àquele olhar enigmático…tenho os livros, mas não li por ter assistido aos filmes antes.

Vanessa – Balaio de Livros.

Lariane - 16, novembro 2011 às (23:54)

Será que eu ssou anormal? Apesar de ter os três primeiros em casa, nunca li nada da Meyer!

Na verdade não sinto a menor vontade de ler/ver… Não sei, talvez isso se deva ao grande número de informações que já recebi sobre os livros, que provavelmente ao ler não teria surpresa alguma :X

Beijo,
Lariane – http://www.leiturasedevaneios.com.br

Eduarda Menezes - 17, novembro 2011 às (00:53)

Oi Mii!
Eu realmente estou ansiosíssima para ver onde é que eles vão parar a primeira parte de Amanhecer, para entrar na segunda, porque ao menos na minha opinião, esse é o tipo de filme que eu acho que daria pra ser tudo num só! (Diferente de HP, que concordo ter muitos detalhes, que se retirados iam acabar deixando a história sem sentido).
Tipo, se a Bella vai virar vampira nesse primeiro, o que tanto eles vão colocar no segundo? Pra mim tudo passou tão rápido desde a transformação dela até o final… rs Enfim, vamos ver né! ^^

Também não consigo imaginar nenhum outro ator fazendo o papel do trio principal, eles ficaram perfeitos! Tanto os três, assim como a Alice, foram escolhas super certas. A única pessoa que eu não concordei tanto foi a Rosalie, acho que a Nikkie Reede, não está muito à altura do papel, eu a imaginava mais estonteante já que a Steph a descreve como a mulher mais linda do mundo pela visão da Bella. Não que ela seja feia, mas frustou demais as minhas expectativas!
Já a Bella era exatamente igual a como eu imaginava! ^^

Também não sou das fãs mais fervorosas, mas tenho muito carinho por essa história e anos atrás me proporcionou muitas noites sem dormir e expectativas mil em relação aos livros e filmes. Todos os que passaram até agora eu assisti em pré-estreia, e só não irei ver esse próximo assim também porque não aguento mais toda a gritaria – não dá nem pra se concentrar no filme com tanta gente gritando. Aí acho que só vou ver no sábado e na última sessão!

Ah e o filme que eu mais gostei, com certeza foi o primeiro! =) Depois foi o Eclipse e o Lua Nova fica por último! Realmente talvez tenha sido o mais fiel, mas eu não consigo aguentar tanto Jacob e pouco Edward num filme só!

Beeijos, adorei esse Livros na Telona! =)

✿ Nessinha✿ - 17, novembro 2011 às (10:55)

Olá!
Adorei o post Mi!
Sabe, que eu nunk havia me interessado pela série!
Mas de uns meses pra cá estou louca para ler os livros e eu agora que vi o 1 filme e já tenho os outros para olhar, pois minha familia tem e ja assistiram, eu que não quis olhar sabe. Nunk fui muito de assisitir filmes de vampiros. Mas de ver as crianças empolgadas na biblioteca para ler os livros, posso dizer que eles me incentivaram e agora estou louca para ler os livros!!
bjinhs
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

Bruno Miranda - 17, novembro 2011 às (13:16)

Eu não posso dizer que Crepúsculo não foi nada para mim, ele foi o primeiro livro que comprei quando comecei a gostar de ler e montar minha estante. Mas eu não me apeguei muito na série, eu li Lua Nova e Eclipe mas não estou tão animado para comprar e ler o último ainda… :/ Mas eu pretendo assistir no cinema essa primeira parte. Beijos,

@minha_estanteMinha Estante

Jovens Leitoras - 17, novembro 2011 às (14:59)

Aione, esse post fez eu gostar ainda mais do seu blog, HAUHAUAH.
Eu amo a série e já estava cansada de ver gente só criticando, afinal se fosse ruim não faria todo o sucesso que faz.
Concordo em tudo com você, tirou as palavras da minha boca, HAHAHA.
E como você disse, foi a saga que me fez começar a ler livros de verdade. Graças a Stephenie Meyer, haha.
Preciso dizer que adorei o post? hahaha

Beijos, Bárbara.

Aym - 17, novembro 2011 às (15:26)

ficou ótimo *-*
eu esperava bem mais dos filmes… não me surpreenderam nenhum pouco… até porque o casting não é lá muito talentoso… mas vivemos nessa era… de pouco talento… espero que mude. 🙁
beijos
boa quinta

PamFardin - 17, novembro 2011 às (15:48)

Concordo com o que você disse, que não só de vampiros, mas Twilight trata-se principalmente de uma história de amor, e como ele pode tudo… Amei o post, estou esperando ansiosamente pelo filme *–*

Beijo
aritmeticadasletras.blogspot.com

Alinne - 17, novembro 2011 às (18:06)

Oi Mi.
Eu também me apaixonei pela série, principalmente ao ler Crepúsculo, mas hoje não sinto todo aquele encanto que eu senti a princípio, porque houve outras séries que se tornaram minhas preferidas.
Prefiro os livros aos filmes pois também não me agradou muito a atuação dos atores, não que sejam ruins mas somente porque os personagens dos livros são mais emocionantes! Mesmo achando isso, não deixarei de ver Amanhecer.Rs.
E para finalizar também concordo que Crepúsculo é uma história de amor e acho que é por esse motivo que muitas pessoas não gostam; por se tratar de um livro com vampiros sensíveis e bons.
Beijos.

Books e Desenhos

Niii - 17, novembro 2011 às (18:59)

concordo!
os filmes são bem ruins =x
a atuação dos atores então… meu DEUS. .#medo huahuha
mas quero assistir huahua
pra ver o mostrinho que depois fica lindo crescendo na barriga da chata da Bella huahua
Bom seu comentário da série, nã sou fã alucinada que acha que é a melhor história de todos os tempo(Já vi gente falando isso, por isso o mundo tá perdido…anyway), mas a história me entreteu e pra mim isso bastou.

bjs

Vanessa - 17, novembro 2011 às (20:07)

Então, eu adorava os livros antes, era super fã. Mas depois que eu terminei de ler todos percebi que não era tudo isso não UASHAUS Mas é uma saga bacana de se ler, assumo. Os filmes ficaram ruins, não gostei muito não, talvez só do primeiro Q Não sei se vou ver esse último, estou em dúvida ainda QQ

Beijos, Vanessa.
This Adorable Thing

Julia G - 17, novembro 2011 às (20:38)

Mi, ótimo post. Acho que não tem uma palavra que eu tiraria do que você escreveu, ficou perfeito. Também fui tragada pela série, e amo até hoje. Também não sou fanática, mas é daquelas histórias que eu releio os livros com gosto ^^
Não teve nenhum filme que eu não tenha gostado também, acho lindos desde o primeiro. E levo meu namorado para assistir comigo, super fofo 😀

Beijos

Luana Feres - 17, novembro 2011 às (20:58)

Oi, Mi! Então, como você, li o livro quando Lua Nova ainda nem havia sido lançado e nem fazia ideia que haveria um filme. No dia do filme, eu fui uma das tietes histericas no cinema. Shame on me, eu sei. Tive uma fase realmente obcecada por Crepusculo, eu tinha umas 800 comunidades deles no orkut e trocentas fotos salvas no computador e etc. Eu realmente me apaixonei pela serie, li umas 3 vezes o primeiro volume, crio eu.

Hoje em dia não sou muito fã, acho que os filmes meio que estragaram um pouco. A Kristen é muito vazia, a expressão facial é sempre a mesma. O Pattinson é um bom ator, mas ele não é o suficiente para salvar o primeiro filme. Os outros melhoraram bastante, acho que foi a mudança de diretor e tudo o mais.

Não sei se vou assistir no cinema, o namorado é todo preconceituoso e não vai querer ir comigo. Acho que vu esperar para baixar ou algo assim.

Beijos 🙂

Naty - 17, novembro 2011 às (22:05)

Adorei o post! Fiquei sabendo de crepúsculo antes do filme ser lançado, mas só li mesmo depois disso. Eu li primeiro Lua Nova (não me pergunte porque, que nem eu sei ;P) pra dps ler Crepúsculo. Gosto muito da saga, me empolgava ler e reler cada um dos livros. E ficava aguardando ansiosamente o lançamento do filme.

No ínicio eu também não achava que o Robert era o Edward perfeito, já que pela descrição do livro imaginava alguém maravilhosamente perfeito, sabe? rs’ Mas ao assistir o filme me encantei por ele e também não consegui pensar em outro para o papel!

A Kristen eu sempre enxerguei como a Bella, acho ela perfeita para o papel. E Taylor também é bem o Jacob imaginável. ;D

Aguardando a estreia de Amanhecer agora !

Bj;*
Naty – Jsut Books !

Raquel Machado - 17, novembro 2011 às (22:07)

Oi flor,
Então vim te visitar desculpe o sumiço e que estive meio doente na ultima semana ai ja viu mas decidi visitar as minhas amigas fieis blogueiras mesmo que na correria e me depara com esse post…tipo wouu…rsrs…sabe como você não me considero uma fã maluca nem fanática tanto que não quero ir na estreia deste filme nem pagando quero esperar a poeira baixar para curtir calmamente essa história linda. Diferente de vc agora..rsrs eu vi primeiro o filme e foi engraçado pois eu não dava nada por ele sério não tinha a menor intenção de vê-lo e nem sabia que existia livro quando um dia chego em casa e meu cunhadinho estava vendo e não e que me interessei e ai foi aquela loucura fui atras das continuações e claro e não podia faltar meu boxe lindo de livros que devorei assim que comprei…rsrs…espero que amanhecer seja bom e estou curiosa para ver como vão fazer porque para mim esse ultimo livro não e coisa para criança assistir principalmente pelas cenas…esperamos e torcemos ne..
Bjksss
Raquel Machado
Leitura Kriativa

Vanessa Tourinho - 18, novembro 2011 às (05:41)

Flor! Antes de tudo: Aleluia ter encontrado alguém que considere Lua Nova o melhor dos quatro! 😛
Também não sou uma fã fervorosa, e talvez nem deva me considerar uma fã, mas admiro muito o trabalho da Meyer. Acho que apesar de tuuuuudooo o que falam sobre a criação de Stephenie tenho ela como minha diva, digamos assim, e carrego pela série um grande carinho, já que twilight reacendeu minha paixão pela leitura. Crepúsculo foi uma porta em Minha Vida Literária (/ propaganda básica), depois dele conheci muitas outras obras escritas, inclusive, antes dessa popularização dos vampiros.

Ótimo post, parabéns!

Bjs.
ParaísoEmPapel

Camila Leite - 18, novembro 2011 às (15:49)

De tanto uma amiga minha falar dessa série e do Edward eu li o Crepúsculo, meio que relutante, odiei o filme, achei mesquinho e barato! Enfim, então eu li Lua Nova! *—* E eu choreeei muito com Jacob!
Quando li Eclipse eu estava meio conformada com o sofrimento do meu Jake, mas quando chegou em Amanhecer, eu não queria largar a saga por nada, eu li o primeiro capítulo umas 5 vezes, antes de finalmente engatar a leitura e depois eu não queria mais soltá-lo, li correndo, e me emocionei em cada página, em Amanhecer a Stephenie fez um ótimo trabalho, espero que o filme seja tão bom quanto!
Beijão, Caah ♥

@sonhospontinhos
http://www.sonhosentrepontinhos.com

Pabline - 22, novembro 2011 às (16:23)

Ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei o post!
Estou louca para assistir Amanhecer, mas para mim, só quando sair em DVD mesmo :/
Vc tirou as palavras da minha boca. Nem sei o que fala, a não ser, que concordo com vc em praticamente tudo. Os livros são melhores que os filmes. Realmente, como uma romântica incorrigível não tem como eu não me apaixonar pelos livros. Agora para mim, um dos melhores filmes foi o Crepúsculo, apesar de ser o filme com menor orçamento, foi o que mais me cativou. Dever ser porque é o começo de tudo, a primeira vez que vi os atores encarnado os personagens do livro que tanto gosto. E por ser o filme mais meloso *.*
BJ!

-Amigas Entre Livros-

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício