[Diversos] Livros que se passam em São Paulo - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
25

jan
2023

[Diversos] Livros que se passam em São Paulo

Em comemoração ao aniversário de São Paulo, selecionei livros que se passam na Terra da Garoa!

Romances

  • O fio que nos une entrega a escrita leve e gostosa de Deborah Strougo em uma história de amor com pontadas de fantasia e drama. O livro foi baseado na lenda Akai Ito e o bairro japonês Liberdade, em São Paulo, tem importância fundamental na trama.
  • O romance Um Salto Para o Amor foi o meu primeiro publicado pela editora Harlequin. Conta a história de Lily, uma mulher gorda que abriu a própria loja de roupas em São Paulo e precisa concentrar sua energia para evitar a falência dela. Entre cenários reais e fictícios, o livro desenvolve uma história de amor e de amadurecimento da protagonista.
  • Em Os 12 signos de Valentina, de Ray Tavares, Isadora desenvolve um projeto para a faculdade tentando entender a influência dos astros em sua vida amorosa. Além do livro ser divertidíssimo, retrata diversos cenários paulistanos, sobretudo o campus Butantã da USP.

 

Fantasia, romance histórico e thriller

  • Porém Bruxa, de Carol Chiovatto, fez tanto sucesso em sua primeira edição que foi relançado pela editora Suma. A fantasia urbana retrata São Paulo de uma forma um tanto quanto interessante: mesclando cenários reais com os fantásticos, imaginados pela autora. É uma leitura deliciosa e extremamente envolvente.
  • Onde o amor se esconde, de Veridiana Maenaka, está há tempos na minha estante, aguardando leitura. O romance histórico se desenvolve na São Paulo do século XX e conta a sofrida história de duas diferentes mulheres, desafiando os problemas de sua época.
  • Indico há anos o thriller Todo mundo merece morrer, de Clarissa Wolff. Os capítulos trazem, cada um, as histórias e perspectivas dos diferentes personagens, conectados pelo assassinato dentro de um vagão de metrô que dá início ao livro. São Paulo é quase uma personagem, indo além de uma simples ambientação.

Jovem adulto e Contos

  • Amor Plus Size, de Larissa Siriani, conta a vida da adolescente Maitê, que sofre preconceito por ser gorda. Por meio de uma escrita leve e abordando temas bastante relevantes, o livro constrói uma trajetória de empoderamento e autoconhecimento capaz de impactar leitores de diferentes idades. Embora São Paulo não seja o único cenário da trama, é o principal!
  • Adivinha quem não voltou pra casa? foi a estreia de Pedro Poeira e, também, meu primeiro contato com sua escrita — o suficiente para eu ter me apaixonado. O conto, que se passa em apenas um dia, traz dois irmãos em busca da mãe, que saiu para o bingo na noite anterior e não voltou para casa. Diferentes regiões de São Paulo, sobretudo a Zona Leste, aparecem bem detalhadas na leitura, sendo impossíveis de não serem reconhecidas a quem conhece os hábitos da cidade.
  • Rafael Weschenfelder fez sucesso com o conto As 220 Mortes de Laura Lins, que traz um personagem em um looping temporal tentando evitar a morte da melhor amiga. A leitura é rápida e envolvente e se inicia no Parque Ibirapuera, em São Paulo, explorando então outras áreas da cidade conforme o enredo se desenvolve.

Trilogia Sétimo Andar

  • Sou completamente apaixonada pela trilogia Sétimo Andar, de Paula Vivian. Formada por três novelas, a série conta a história de três melhores amigas que compraram, cada uma, um apartamento no sétimo andar de um prédio na Zona Norte de São Paulo. As leituras são rápidas e deliciosas, mesclando romance, humor e sensibilidade, além de diversas referências com as quais pude me identificar.




Deixe o seu comentário

Minha Vida Literária

Caixa Postal 452

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2023 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício