[Diversos] 8 dicas para criar o seu Currículo Estudante | Minha Vida Literária
30

jun
2018

[Diversos] 8 dicas para criar o seu Currículo Estudante

Oi, gente! Começar a vida profissional não é fácil, não é?

Pensando em dar algumas dicas pra auxiliar aqueles que estão saindo da vida acadêmica rumo o mercado de trabalho, o post de hoje vai ser um pouquinho diferente. Vamos falar de preparação de currículo?


Se você está em busca do seu primeiro emprego e não sabe por onde começar o seu currículo estudante, pode agradecer ao santo dos currículos que este texto vai cair uma luva para você conquistar o seu primeiro emprego e começar uma carreira de sucesso! Vem com a gente!

 

01 – Informe seu nível em outros idiomas

Um ponto muito importante para conquistar o primeiro emprego é o idioma. Se você tem fluência em inglês, ponto positivo! Se você tem algum outro idioma como espanhol, que é a segunda língua mais solicitada nos processos seletivos, mais um ponto.

É necessário ser muito transparente e realista ao informar no seu currículo estudante o seu conhecimento em outras línguas.

Já pensou que podem te chamar para uma entrevista e fazer um teste presencial? Não vai ser muito legal passar constrangimento.

Caso você tenha aprendido sozinho algum outro idioma, também inclua no seu currículo estudante. Não é necessário ter estudado em alguma escola para ter aprendido outra língua.

 

02 –  Coloque atividades extra curriculares

Você já colocou seus conhecimentos em outro idioma no seu currículo estudante, agora vamos para atividades curriculares, lembrando que o foco é para conquistar seu primeiro emprego.

Se você está pleiteando uma vaga no setor administrativo, colocar no seu currículo que você foi campeão em jogos universitários não é necessário. Agora, se você fez um curso extra no colégio com técnicas administrativas, pode incluir sem medo.

Aqui também vale trabalhos voluntários e cursos rápidos, até os cursos online pode por no seu currículo estudante que vão ajudar a demonstrar o quão interessado você é na área.

 

03 – Capriche nos cursos!

Pensando que é o seu primeiro emprego, o contratante vai analisar seu grau de conhecimento e não experiência, por isso é tão importante se especializar e incluir no seu currículo estudante todos os cursos realizados.

Atualmente existem vários programas no governo como o PRONATEC que oferecem cursos técnicos gratuitos, além das faculdades que oferecem cursos a distância e até mesmo nas escolas do governo existe o centro de línguas que você pode aprender outro idioma de forma gratuita.

Então oportunidades para você rechear o seu currículo estudante não faltam, basta correr atrás do seu objetivo!

 

04 – Premiações e trabalhos acadêmicos também valem

Se você está concorrendo a alguma vaga de exatas e tenha passado em alguma olimpíada de matemática, também vale incluir.

O seu currículo estudante, mesmo sem experiência profissional é necessário que ele seja conivente com a vaga oferecida, independente desta vaga ser de jovem aprendiz ou alguma mais genérica.

É importante você mostrar planejamento na sua carreira profissional e dedicação para alcançar seus objetivos.

 

05 –  Atenção no formato de currículo

Ainda falando sobre o objetivo no seu currículo estudante, você pode e deve escolher um formato de currículo que seja perfeito com o seu perfil.

Se você é mais descolado e está enviando este currículo para um ambiente de trabalho mais despojado, se o seu foco é para o setor administrativo o seu formato de currículo será mais clássico.

O seu objetivo é determinante para elaboração de um formato de currículo conivente com a sua personalidade.

Por isso é importante você saber o que você quer, onde quer chegar e como vai conseguir realizar suas metas. O currículo estudante será uma ponte entre você e seu primeiro emprego dos sonhos.

 

06 – Interesse profissional

Demonstrar o seu interesse profissional em determinadas áreas de uma empresa é importante para prospectar a sua carreira dentro da empresa.

É importante para o contratante entender quais setores da empresa você pode circular e aprender atividades que supram a necessidade da empresa.

 

07 – Fale sobre seus projetos acadêmicos

Se você está desenvolvendo algum TCC ou algum projeto acadêmico que tenha relação com a sua área é muito importante expor no seu currículo estudante.

Assim a empresa consegue analisar se é conivente com a vaga aberta e se você pode contribuir intelectualmente para algum projeto interno.

 

Esta postagem é um publieditorial e o texto foi enviado para publicação.





Deixe o seu comentário

8 Respostas para "[Diversos] 8 dicas para criar o seu Currículo Estudante"

Lily Viana - 30, junho 2018 às (10:25)

Olá Aione!
Adorei muito seu post, com certeza ajudará muitas pessoas que estão saindo da área acadêmica e enfrentando um mundo do trabalho, monta um currículo e muito difícil e ainda saber o que realmente coloca.. Adorei bastante suas dicas, será muito boa..

Meu blog:
Tempos Literários

Responder

suzana cariri - 30, junho 2018 às (13:35)

Oi!
Gostei muito das dicas, acho que fazer o primeiro currículo e algo muito importante e acaba marcando uma fase bem importante e incerta das nossas vidas, adorei a dica do tcc, pois é algo bem relevante mas não sabia que poderia ser colocado no currículo, com certeza esse post acaba nos fazendo pensar bastante e já dando ótimas dicas para um caminho profissional !!

Responder

Micheli Pegoraro - 30, junho 2018 às (14:46)

Eita, que essa saída da vida acadêmica para a “vida real” não é nada fácil, ainda mais para quem busca o primeiro emprego sem experiência na área em que se formou.
Adorei as dicas que você trouxe Aione, com certeza ira auxiliar muito, pois afinal, tudo começa com um currículo bem feito.
Os cursos complementares e as atividades extra curriculares são muito importantes.
Beijos

Responder

Anna Mendes - 30, junho 2018 às (18:41)

Oi Aione!
Adorei as dicas!
Estou procurando o meu primeiro emprego/estágio e já estou aplicando algumas das dicas deste post no meu currículo. Gosto bastante de estudar por conta própria, então estou investindo em muito cursos online, tanto de idiomas quantos em cursos voltados para a área profissional que eu quero 😉
Bjos!

Responder

Daiane Araújo - 30, junho 2018 às (19:51)

Oi, Aione.

Sem dúvidas um bom currículo apresentável, é extremamente essencial. Pra mim, as dicas foram super válidas!

Responder

Patrini Viero - 30, junho 2018 às (20:48)

A primeira experiência de emprego, independente do grau de formação profissional, é sempre bastante complicada, principalmente porque não temos noção das armas que podemos utilizar para conseguir a vaga tão desejada. Acho que essa postagem é sem dúvida bastante valiosa pra quem está passando por uma situação assim, o que vai acontecer com todos nós, em algum ponto da vida. Adorei as dicas e com certeza vou colocar todas elas em prática!

Responder

Ana Carolina Venceslau Dos Santos - 30, junho 2018 às (22:26)

Eu adorei esse post eu me encontro exatamente na mesma situação e essa publicação me ajudou a ficar mais preparada para o mercado de trabalho e suas seleções até porque montar um currículo já é complicado imagine para um iniciante

Responder

RUDYNALVA CORREIA SOARES - 30, junho 2018 às (22:55)

Aione!
Gostei da inovação de trazer dicas, principalmente relacionada a currículos, porque tem muita gente que não sabe como fazer um específico e do jeito que o mercado de trabalho anda, tem de ter tudo certinho.
Como estou aposentada, não poderei usufruir das dicas e desejo boa sorte para todos que precisam.
Bom domingo e mês de julho!
“Não sei o que fazer do que vivi, tenho medo dessa desorganização profunda. “ (Clarice Lispector)
cheirinhos
Rudy

Responder

Últimas Resenhas

Minha Vida Literária • todos os direitos reservados © 2019 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por