[Resenha] Modern Love — Daniel Jones - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
18

ago
2020

[Resenha] Modern Love — Daniel Jones

Algumas das histórias de Modern Love não são nada convencionais, enquanto outras parecem bem familiares. Algumas revelam como a tecnologia mudou para sempre o namoro, outras exploram as lutas atemporais vividas por quem já procurou amor. Acima de tudo, todas constituem relatos honestos que mostram como os relacionamentos começam, como geralmente fracassam e, quando temos sorte, perduram.
Organizado pelo editor Daniel Jones, e apresentando uma seleção diversificada de colaboradores incluindo Amy Krouse Rosenthal, Larry Smith, Ayelet Waldman, Andrew Rannells, Veronica Chambers, Dan Savage, entre outros escritores, este é o livro perfeito para quem é amado, está perdido ou sendo perseguido por um ex nas redes sociais, ou para aqueles que sempre desejaram um romance verdadeiro. Em outras palavras, uma leitura para qualquer pessoa interessada no funcionamento infinitamente complicado do coração humano.

 

Ficha Técnica

Título: Modern Love: Histórias Reais de Amor, Perda e Redenção
Título original: Modern Love: True Stories of Love, Loss, and Redemption
Organização: Daniel Jones
Tradução: Ana Rodrigues
Editora: Rocco
Número de Páginas: 304
Ano de Publicação: 2020
Skoob: Adicione
Compare e compre: AmazonAmericanasSubmarino

 

Resenha: Modern Love

Modern Love é uma coluna semanal do The New York Times, publicada há cerca de 15 anos, que traz crônicas sobre amor e relacionamentos de um modo geral. Atualmente, a coluna inspirou a série homônima da Amazon Prime e teve, também, algumas de suas melhores publicações compiladas em um livro, lançado no Brasil pela Rocco. Em inglês, a coluna também está disponível no formato de Podcast.

Ao todo, as 42 crônicas do livro estão divididas em quatro diferentes partes, organizadas por Daniel Jones de acordo com o assunto geral de cada sessão: “Em Algum Lugar Lá Fora”, “Acho que Amo Você”, “Segurando Firme nas Curvas” e “Assuntos de Família”.

“Em Algum Lugar Lá Fora” reúne principalmente crônicas sobre casos e desilusões amorosas, com uma perspectiva de quem aprendeu com os erros passados e continua em busca de seu amor; “Acho que Amo Você”, por sua vez, traz, principalmente, as histórias de quem vive — ou viveu — seu final feliz ao lado de um grande amor. “Segurando Firme nas Curvas” e “Assuntos de Família” trazem histórias mais voltadas ao núcleo familiar e, em muitos casos, situações mais delicadas e dolorosas.

Como os textos foram escritos por pessoas diferentes, cada um tem seu próprio estilo e particularidade, mas, no geral, todos apresentam uma leveza narrativa e um toque muitas vezes bem-humorado. Pelo que me lembre, todas as pessoas que assinam as crônicas são escritores, a maioria não publicada no Brasil, o que faz com que todos dominem bem a arte narrativa. As histórias — reais — são rápidas de se ler, mas nem por isso menos envolventes. Foi muito fácil entrar em cada uma delas e gargalhar, suspirar ou derramar lágrimas com os relatos. Mesmo que as histórias sejam variadas, todas elas proporcionam identificação e empatia em algum nível, já que falam, como um todo, sobre emoções e as dificuldades encontradas nos mais diferentes tipos de relacionamentos.

Em relação às oito crônicas que originaram os episódios da série Modern Love, todos são bastante fiéis, alguns desenvolvidos quase que com exatidão ao relato original, outros foram incrementados na série. Como eu havia assistido a eles antes da leitura, foi gostoso retornar a essas histórias e ter tido a chance de lê-las em sua forma original. 

Li Modern Love de maneira fragmentada em conjunto com uma amiga, deixando cada sessão do livro para uma diferente semana e discutindo, aos domingos, o que havíamos lido. Foi uma experiência muito gostosa, principalmente porque pude reservar um espaço nos meus dias, nesse meio tempo, para me encontrar com essas histórias. Além da leitura em si ter sido prazerosa e proveitosa, trouxe também, de maneira indireta, a cidade de Nova Iorque, já que os cronistas são residentes de lá. Fica a recomendação!





Deixe o seu comentário

9 Respostas para "[Resenha] Modern Love — Daniel Jones"

Anna Mendes - 18, agosto 2020 às (20:52)

Oi Aione!
Adorei a resenha!
Que bacana essa coletânea de crônicas!
Eu não sabia que havia uma coluna no The New York Times e ainda não tinha ouvido falar da série.
Pelos seus comentários, parece ser uma leitura bem leve, rápida e prazerosa de fazer.
Deve ser muito interessante ver o amor e os relacionamentos serem abordados de formas tão diferentes e por escritores diferentes.
Fiquei curiosa para fazer a leitura! 🙂
Bjos!

RUDYNALVA CORREIA SOARES - 18, agosto 2020 às (23:32)

Aione!
Bom ver as diversas facetas do amor serem desenvolvidas nas crônicas.
Acho bem interessante o quanto o amor sempre é tema de livros e o quanto seus autores tentam mostrar que todos podem ter o amor verdadeiro.
Adoro livros de contos e falando e amor, ainda mais, mesmo que tenha um pouco de drama, porque o amor é dramático, mas também, pleno.
cheirinhos
Rudy

Angela Cunha - 19, agosto 2020 às (07:31)

Estou com a série aqui para ver, só não cheguei na abençoada na fila das intermináveis séries a serem vistas.
Por isso, quando li sobre o livro, adorei saber que eram crônicas, que sim, era amor e relacionamentos e isso me agrada muito.
E olha que isso tudo dá pano pra manga.
Espero ver a série o quanto antes e sim, ler o livro também. Leituras leves em tempos complicados!
Beijo

Theresa Cavalcanti - 19, agosto 2020 às (09:06)

Olá, Aione

A série é maravilhosa! Gosto muito, e super recomendo.
Já faz um tempo que quero o livro, mas como to achando caro, e tenho outras prioridades no momento, eu vou deixar pra depois KKKKK
Fiquei curiosa para escutar o podcast <3

Beijos

Scheila - 19, agosto 2020 às (11:36)

Oi, Aione!
Que delicia esse livro de cronicas.. Poucas me encantam assim!
Acho um tema maravilhoso esse de amor e relacionamentos.. E adoro ler sobre isso.
E adorei a forma que você leu em conjunto, eu nunca tive essa experiencia, mas me deixa mega curiosa em saber como é. E pelo seu relato, parece ser muito legal e envolvente.
Obrigada pela resenha, com certeza quero ler esse livro!

Beijos. <3

Amanda Almeida - 24, agosto 2020 às (08:47)

Quase peguei essa séria para assistir na Amazon, esses dias. Como livro, não sei se gostaria tanto, pois não gosto de livros de crônicas. Algum dia darei uma chance, gostei de ser bem humorado, leve e de se passar em NY. Imagino que ler com uma amiga assim, deve ter sido realmente ótimo! Além disso, gostei de saber que é um podcast em inglês, bom para treinar haha.
Beijos

Luis Carlos - 25, agosto 2020 às (20:05)

Que legal esse livro de crônicas, fácil de ser lido e que é recheado de histórias de romance. É ótimo ler um livro como esse com diversas histórias escrita por diversos escritores. Eu adoro ler livros em conjunto e de forma mais lenta, porque, além de poder compartilhar minha impressão sobre a leitura, eu absorvo melhor a leitura.

eliane - 31, agosto 2020 às (17:34)

ola
parece ser bem envolvente essa coletanea de contos,
e o legal tambem é que foi escrito por escritores diferentes ,então dá para conhecer a narrativa de cada um ..escrevendo sobre temas variados
EU fiquei curiosa com o conto Segurando firme nas curvas ,parece ser bem real
vou procurar mais detalhes sobre a serie

Elizete Silva - 31, agosto 2020 às (23:00)

Olá! Acho que essa é uma maneira ótima de ler esse tipo de livro, aos poucos, e com certeza esse vai para a lista de desejados, por nos trazer tantas situações reais, e que são fáceis de nos identificarmos.

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício