[Resenha] Mannequim - Marcelo Lima - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
28

fev
2012

[Resenha] Mannequim – Marcelo Lima

Título: Mannequim
Autor: Marcelo Lima
Editora: Modo
Número de Páginas: 250
Ano de Publicação: 2012
Skoob: Adicione
Compre: Site da Editora

Anne Sophie Wood mal pode conter sua alegria em ser uma das finalistas do concorrido concurso Mannequim. Todas as novidades e estar rodeada de famosos no mundo da moda não poderiam deixar de empolgá-la. Saber que sua maior rival desde os tempos da escola, porém, também é uma das finalistas, e se ver dividida entre diferentes romances acabam por diminuir e muito toda sua animação. E esse é apenas o começo da história que, ainda, trás consigo muitos mistérios, capazes de transformar completamente a vida de Anne.

Mannequim é o romance de estreia de Marcelo Lima, a ser lançado pela Editora Modo. Antes de tudo, devo dizer o quão grande são meu orgulho e meu prazer em resenhar esse livro, já que tive a oportunidade de ler o original de meu amigo e blogueiro, e, agora, vê-lo ser publicado.
A narrativa de Marcelo é encantadora, tanto por ser bem construída, recheada de frases de impacto, quanto pelo humor contido nela. Ainda, sua escrita dá fluidez à leitura, permitindo que essa não se torne cansativa com medidas certas de descrições, além dos divertidos diálogos, que também contribuem para a velocidade da leitura.
A história já cativa e instiga a curiosidade desde o início. O autor vai direto ao assunto, sem demoras ou enrolações, mas, também, sem tornar a história rápida demais a ponto de ser inverossímil. Aliás, devo parabenizá-lo por ter sabido dosar muito bem o humor, o romance e o suspense. Nenhuma das partes ocorre em demasia, bem como nenhuma delas deixa a desejar. Inclusive, o suspense, para mim, foi mantido até o final, já que realmente tive minhas dúvidas quanto à resolução do caso e esse, ao ser finalizado, deixou-me surpresa por eu não ter acreditado anteriormente que seria esse o término da história.
O que mais chamou minha atenção, porém, foi a capacidade de Marcelo de construir, tão bem, a protagonista e narradora da história. Conhecemos a história de Mannequim através dos olhos de Anne e em momento algum duvidei da personagem, simplesmente esquecia que por trás de seus pensamentos e sentimentos estava uma mente masculina. Marcelo soube captar as dúvidas sentimentais da personagem e transmiti-las ao leitor de maneira natural. Ainda, o livro é recheado de referências sobre moda e, mesmo assim, o autor mostrou saber do que estava falando, não poupando citações de grifes famosas e diferentes tipos de saias, por exemplo. Sobre as citações, essas também incluem diversas referências ao mundo pop da música, o que tornam a leitura mais divertida ainda e mais próxima do leitor.

Em resumo, Mannequim foi uma viagem para além do universo pop e da moda: foi uma perfeita visualização do universo feminino através dos olhos de Marcelo, que foi muito feliz na exploração dos sentimentos e dúvidas vivenciados por Anne. Mais do que sobre um concurso de modelos, a história fala sobre sonhos, intrigas e romance, de uma maneira leve, hilária e atual.

A leitura, para mim, foi uma agradabilíssima experiência, ainda que eu a tenha feito em partes e no computador, já que não recebi todos os capítulos de uma vez. Fiquei muito feliz ao receber a notícia de que a editora aceitou publicar o livro e só posso desejar ao Marcelo todo o sucesso que ele merece, por já ter feito um ótimo trabalho logo em sua primeira obra. Espero que essa seja a primeira de muitas do autor e que Mannequim divirta a todos que puder, da mesma maneira que me divertiu e agradou.




Deixe o seu comentário

26 Respostas para "[Resenha] Mannequim – Marcelo Lima"

Jessica Asato - 28, fevereiro 2012 às (21:35)

Aaai que bacana, e que chique! Ler o livro antes mesmo de ser lançado, parabéns!
*-*
Parece muito bom mesmo e a capa ficou linda! Sucesso para o autor!

=*

Leituras Vivas - 28, fevereiro 2012 às (21:48)

Uau Mih Amei sua resenha. Nao eh por me gabar soh pq se trata do livro do nosso amigo marcelo. Ej q ainda nao entrei no mundo de anne e sua vida de modelo mas assim q começar a leitura tenho certeza q vou me divertir assim como vc tbem se divertiu… Perdoe os erros aq eh q to lendo pelo celu…. Mas q falo td pra chamar minha atençao pra eu ler atej semana q vem isso foi…. Bj e parabens p vc e pro maa 🙂

Julia G - 28, fevereiro 2012 às (21:49)

Nossa, que coisa maravilhosa! Um olhar masculino sabendo demonstrar um feminino. E esse conhecimento de um universo que não é dele normalmente me faz gostar ainda mais das histórias, já que mostra sensibilidade do autor e trabalho árduo para chegar a um trabalho bem elaborado.
Fiquei curiosa para ler 😉

Beijos

A Leitora - 28, fevereiro 2012 às (22:29)

Achei a capa deste livro linda, esta é a primeira resenha que leio dele, amei.
Legal um homem conseguir passar tão bem os sentimentos femininos.
Eu quero? vai rolar promo?
Beijokas enormes e parabéns pela resenha.
Brih

Eduarda Menezes - 28, fevereiro 2012 às (22:40)

Mi, deve ser tão gratificante ver alguém próximo a nós publicando a sua história né? ^^ Não consigo nem imaginar a felicidade que deve ser ter o seu livro publicado e desejo todo o sucesso do mundo ao Má!
Adorei a resenha! A história parece ser bem desenvolvida e adoro suspense, misturado com romance e principalmente uma boa dose de humor! Acho incrível a capacidade de autores masculinos e vice e versa, conseguirem adentrar a mente feminina ao criar uma protagonista convincente, com os desejos e inseguranças de qualquer mulher. Pelo visto o Má soube fazer isso muito bem e o parabenizo mais uma vez por isso! ^^
Estou ansiosa para conferir a história dele!
Beijos

Natalia Dantas - 28, fevereiro 2012 às (23:16)

Nossa que bacana :DD
Amei o jeito do livro descrrito por ti, Aione *-*
Parabéns para ele!
Adorei a sua resenha.

Beijos :*

Natalia. http://www.musicaselivros.blogspot.com/

May L. - 28, fevereiro 2012 às (23:39)

Oi Aione!
Poxa, hoje mais cedo eu tinha entrado no blog do Marcelo e visto a capa e sinopse desse livro dele.
Nossa, eu quero ler esse livro. Bem legal quando um autor masculino consegue viver uma personagem feminina.
Adorei a resenha e espero poder ler também.
Grande beijo
-glowofthemoonlight-

Fabiana Cardoso - 28, fevereiro 2012 às (23:42)

Que resenha bacana ! Entendo sua felicidade por ver um amigo ter o talento reconhecido! Parabens ao Marcelo pela obra e a Aione pela resenha!

JúhConedera - 28, fevereiro 2012 às (23:46)

Parabéns Aione pela bela resenha, e ao autor, por conseguir descrever o agitado mundo da moda, e tudo que ele envolve!

'Ana Priscila - 28, fevereiro 2012 às (23:48)

Amei, Amei.. a resenha
Bem construida e deixou a mente do leitor mais aguçada para leitura da obra, fora que a capa é linda *-*

Beijos
Pri
Irmandade Literaria

Raquel Machado - 29, fevereiro 2012 às (01:03)

Oi Aione,
Não tinha ouvido falar deste livro ainda mas pareceu bem interessante e legal ser de um autor nacional e legal ver nossa literatura crescer mais a cada dia ne??Sucesso a ele e adorei a resenha viu…
Bjksss
Raquel Machado
Leitura Kriativa

mit - 29, fevereiro 2012 às (01:22)

Bom eu tô ansiosa pra ler e pela resenha parece ser uma leitura leve, desejo sucsso ao meu doce amigo virtual !!! Bjs
Marcia Lopes

Samuely B B L - 29, fevereiro 2012 às (01:46)

nossa, que honra poder ler o original, mi *-* achei a capa belissima e a historia deve ter sido bem fluida pra ter te agradado assim!
beijos
samuely

Paulinha - 29, fevereiro 2012 às (11:29)

já amei a capa logo de cara! *-*
A sinopse me deixou meio na dúvida, mas a partir do momento que li “Aliás, devo parabenizá-lo por ter sabido dosar muito bem o humor, o romance e o suspense” comecei a achar bem interessante 😉
E passei a achar muuuuuuuito interessante mesmo quando li “Mais do que sobre um concurso de modelos, a história fala sobre sonhos, intrigas e romance, de uma maneira leve, hilária e atual.”. Pois eu ainda ficava na cabeça que a história poderia ser um pouco fútil! Pelo jeito, me enganei =P
;*

Pabline - 29, fevereiro 2012 às (12:32)

Olá Aione!
Primeiro tenho que dizer que essa capa á linda *.*
Parabéns para o autor, ter seu livro publicado deve ser um sonho 🙂
Bom, gostei da estória. Parece realmente legal.
E bom saber que ele soube dosar os acontecimentos, nada rápido demais ou lento demais. Parece uma leitura interessante.
Bjão!

-Amigas Entre Livros-

Vanessa - 29, fevereiro 2012 às (14:15)

Desejo todo o sucesso do mundo para o autor, tenho visto alguns blogs falarem deste livro nos últimos dias, pelo visto está tendo uma boa aceitação dos leitores não é mesmo?!

Vanessa – Balaio

Andressa Tomaz - 29, fevereiro 2012 às (14:30)

Oi Mi!
Já tinha visto esse livro por aí, mas não fazia ideia que era de um blogueiro. Achei super legal dele conseguir publicar o livro, as editoras estão de parabéns por darem essa chance para novos autores nacionais!
A capa é linda e gostei bastante do que promete ser a história. Gosto de humor e gostei de um homem visualizar o universo feminino.

Beijos!

Blog Acordei com Vontade de ler - 29, fevereiro 2012 às (15:05)

Doida para ler o livro do Ma, parece ser ótimo, ainda mais depois da sua resenha amiga =D Sucesso para o Ma né srrs

Bjkss
Ká Guimaraes

Danzinha - 29, fevereiro 2012 às (15:36)

Oiie Mi,

Desde que li a sinopse deste livro fiquei extremamente curiosa. A história parece ser exatamente do tipo que eu gosto. Espero ter a oportunidade de ler este livro em breve.

Beijos

Amigas entre Livros

Lucas Martins - 29, fevereiro 2012 às (16:40)

É muito legal ver uma pessoa conhecida publicar um livro, né, Mi?
Eu estou louco para ler o livro do Mah, e ver como ficou a edição da Modo Editora. Acho que eles fizeram um trabalho de diagramação bacana (pelo menos a capa é linda).
Só não sei se gostaria de lê-lo desta forma, capítulo por capítulo… Não gosto de ficar com vontade de ler um capítulo e ter de aguardar, rsrs
Mas eu gostei da ideia, espero que, quando eu ler, goste, também!
Bjão, Mi!

Mariana Ribeiro - 29, fevereiro 2012 às (17:55)

Olá, Mi!!
Adorei a sua resenha, sempre tão bem construída e sucinta.
Eu fiquei muito feliz pelo Marcelo, acho que ele tem um enorme potencial e saber que conseguiu realizar esse grande sonho, realmente não tem preço. Torço muito pelo sucesso dele e que a Modo continue proporcionando a revelação de novos talentos nacionais.
Amei a capa, um luxo e exprime bem o pulsante mundo da moda, estou louca para ler!
Bjos.

Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Thais Bergmann - 01, março 2012 às (00:22)

Que capa linda, meu Deus!!!
Achei a sinopse interessante e sua resenha me deixou muito curiosa. Adoro autores que sabem dosar bem a escrita e os acontecimentos. Achei muito legal também o fato de ele ser homem, ter uma personagem feminina e ainda tratar de um assunto tão feminino. Se ele realmente soube tratar disso como você disse, deve ter ficado incrível.
Estou louca para ler o livro! E sua resenha ficou ótima, parabéns!

Beijoss
Thaís – Berchim e etc

Flávia Pachêco - 01, março 2012 às (16:29)

Aioone, que honra ein? Deve estar super orgulhosa por causa da publicação. Vi o Mah falando sobre a publicação no twitter, ele todo empolgado, fiquei feliz!
E nossa, olha essa capa, ficou linda demais!
Adoro tudo o que tem a ver com moda, e deve ser tão legal ler algo sobre mulheres, só que escritas por um homem? Parece super fofo *-*
Tomara que eu tenha a oportunidade de ler em breve!! Amei a resenha.

Beijão,
@flafsbp
{ http://17ezesseteinvernos.blogspot.com/ }

Marcelo Lima - 01, março 2012 às (22:38)

É um sentimento tão bom quanto você percebe que o seu sonho de ver as pessoas sonhando junto com você se torna realidade que é o mesmo que estar em um livro , o coração acelera e meu corpo fica todo arrepiado, cada linha que você descreve Mannequim é o mesmo que milhares de sorrisos. Muito obrigado por tudo mi e obrigado á todos os comentaristas !

Pah - 02, março 2012 às (20:05)

Mi, que linda a resenha! Realmente o Má arrasou, a capacidade dele de mergulhar nesse universo, de nos fazer sentir as confusões pelas quais a protagonista passa é intensa e cativante! Acho que ele tem tudo para fazer muito sucesso, e desejo a ele só coisas boas! *-*

Beijos

Pah, Livros & Fuxicos

Ni - 02, março 2012 às (20:41)

“O que mais chamou minha atenção, porém, foi a capacidade de Marcelo de construir, tão bem, a protagonista e narradora da história” sim, isso conta muitos, muitos pontinhos! A capa é linda e, apesar do tema não ter me interessado tanto, os outros aspectos positivos do livro me chamaram a atenção! Que legal que será publicado 😀

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício