[Resenha] Jogos Vorazes - Suzanne Collins - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
11

out
2011

[Resenha] Jogos Vorazes – Suzanne Collins

Título: Jogos Vorazes
Autor: Suzanne Collins
Editora: Record
Número de Páginas: 397
Ano de Publicação: 2010
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Buscapé

Quando a América do Norte é destruída e devastada por catástrofes naturais, o que resta é Panem, uma nova nação subdividida em 13 distritos comandados pela Capital. A paz predominava até que a união dos distritos resulta em rebelião contra seus comandantes e o 13º distrito é eliminado, confirmando o domínio da Capital e trazendo a criação dos Jogos Vorazes, um lembrete do que pode acontecer caso uma nova revolta seja criada. E o que seriam os Jogos Vorazes? Um reality show formado por 24 tributos – 1 casal entre 12 e 16 anos de cada distrito -, abandonados em uma arena para eliminarem, literalmente, uns aos outros, até que o único sobrevivente seja o vencedor.

Apesar de praticamente todo mundo já ter lido o livro, prefiro não contar nenhum detalhe dele para os que ainda não leram terem as mesmas surpresas e reações que tive desde o início da leitura. Embora já tivesse lido muitas resenhas sobre a história, não sabia tão bem qual seria o enredo, uma vez que optei por pular as sinopses e me ater às opiniões dos resenhistas, a fim de não começar a leitura já sabendo o que aconteceria a seguir.
“Jogos Vorazes”, publicado no Brasil pela Editora Rocco, faz jus a todas as críticas positivas lidas sobre ele. O livro é emocionante, cativante e com uma forte crítica social embutida na caracterização dessa distopia: a diversão da classe dominante à custa do sacrifício dos menos favorecidos, além da grande desigualdade social entre os distritos, que resulta em vantagens aos mais ricos sobre os mais pobres, lembra em muitos aspectos o próprio capitalismo.
A injustiça e o absurdo foram totalmente bem expostos através da narração em primeira pessoa dos sentimentos, pensamentos e visão de Katniss, a protagonista da história. É possível sentir junto com ela sua indignação e repulsa pela Capital, além de todos os outros sentimentos despertados pelos Jogos Vorazes. É impossível não simpatizar com a garota: Katniss é a menina que foi obrigada a ser adulta aos 11 anos e que carrega nos ombros a responsabilidade de alimentar e cuidar de sua família, uma vez que, após a morte de seu pai, sua mãe entrou em uma depressão profunda que a impossibilitou de assumir o papel que seria seu por dever. A protagonista é forte, independente, racional e prática, sendo capaz de colocar seus sentimentos de lado, se preciso, para sobreviver.
Peeta é outro personagem pra lá de cativante: seria o perfeito cavalheiro montado em seu cavalo branco se a história fosse um conto de fadas. Entretanto, mesmo sendo um distópico, Peeta é gentil, generoso, protetor e completamente carismático. Nada contra Gale, mas o desenvolvimento da história favorece Peeta, já que seu rival mal se faz presente. E talvez tenha sido essa a intenção de Suzanne Collins.
O livro, logo de início, me emocionou. As cenas e acontecimentos são tão bem descritos que é impossível não imaginá-los durante a leitura. Lia durante o trem e senti meus olhos encherem de lágrimas logo nas primeiras páginas. Aqui, devo esclarecer duas coisas: 1 – manifestações de uma multidão unida me comovem; 2 – a TPM provavelmente ajudou. De qualquer forma, Suzanne descreve tudo tão bem que você sente e vê cada cena do livro, principalmente as mais angustiantes e desesperadoras.
“Jogos Vorazes” conta com cenas fortes e marcantes, o que só contribui com a indignação ao pensar se a situação da história fosse real. O absurdo em que se chega para exercer e manter o poder é revoltante e não tão distante da realidade, embora em condições e termos diferentes (ainda bem) do que vivemos.
A obra de Suzanne Collins foi uma das melhores leituras que fiz no ano, por prender tanto a atenção com uma história diferente, revoltante e completamente cativante. Se você ainda não leu, não deixe de incluir a trilogia em sua wishlist. Certamente vale à pena.




Deixe o seu comentário

41 Respostas para "[Resenha] Jogos Vorazes – Suzanne Collins"

Samuely B B L - 11, outubro 2011 às (21:10)

ótima resenha, aione! disse muito sem soltar spoilers, adorei.
ia comprando os três livros da serie ontem, mas minha mãe barrou o dinheiro :/
fiquei muito triste, queria conhecer a história também.
um beijo,
samuely

Rafael Fernandes Henrique dos Santos - 11, outubro 2011 às (21:28)

Que resenha ótima, me animou muito a ler sabia? Essa da autora de privilegiar um personagem eu acho certo, até porque no filme vai ter team 1 e 2 com certeza. Se você gostou tanto assim, então eu devo me apaixonar pela série… Espero que eu goste porque vou começar a ler amanhã… Uhu!

Igor Gouveia - 11, outubro 2011 às (21:32)

Aione (:

Adorei a sua resenha! Esse livro é diferente de todos que eu já li. Ele é envolvente, tem um enredo ótimo e personagens cativantes. Amei demais ele. Eu fico imaginando as cenas no cinema, sério. Será demais.

Lucas Martins - 11, outubro 2011 às (21:57)

Miiiiiii, que resenha maravilhosa! Tu deve saber o quanto eu estou ansioso para ler, e tem noção do que eu tô passando para conseguir meus livros que o Submarino fez o favor de “roubar”.
Quero o filme também! Apesar de ainda não ter lido, imagino Jogos Vorazes como uma das melhores leituras também. Li tantas resenhas com “uma das melhores leituras do ano”. Quem sou eu para contradizer?
Haha, Bjão, Mi! Ótima resenha!

Pabline - 11, outubro 2011 às (22:24)

Amei esse livro, com certeza foi um dos melhores que li esse ano, tanto que já li o Em Chamas, e estou desesperada pelo Esperança.
A Katniss foi um personagem que muito me surpreendeu, acredito que tenha sido um dos personagens mais humanos que já vi num livro.
Dou meus parabéns para a autora, esse livro é fantástico.
(Eu sou team Peeta XD)

BJ!

http://amigasentrelivros.blogspot.com

Jovens Leitoras - 11, outubro 2011 às (23:07)

Ai Aione… Sua resenha só me deixou com mais vontade ainda do que já estou. Tenho vontade de bater em mim mesma quando me lembro que perdi uma promoção ótima desse livro, arg. HAUHAUH
Adorei a resenha!

Beijos.

Cynthia H. - 11, outubro 2011 às (23:11)

Eu terminei de ler esse livro esses dias!
Meu Deus ele já é o meu preferido! *–*
Um dos melhores que li no ano! A proposito amei sua resenha, realmente ótima!

beijos

Bruno Herbert. - 12, outubro 2011 às (00:11)

Só eu ainda não li este livro?

Bruno Herbert.’
http://www.vivendolivros.com.br
Aguardo sua visita 😀

Jonathan Henrique - 12, outubro 2011 às (00:18)

Oi, Aione! Nossa, você falou tudoo! Toca aqui? Hihihihi
De tanto que ouvir falar bem desse livro, aproveitei uma promoção do Submarino e comprei logo os dois primeiros volumes.
A história é instigante do começo ao fim, a narrativa de Suzanne prende o leitor linha após linha; os personagens têm suas personalidades muito bem retratadas (sobre Peeta, ele me surpreendeu; eu não esperava tudo o que aconteceu com ele. Também acho que ele ganhou uns pontinhos a mais que Gale.)
Estou torcendo para que o filme consiga captar a essência do livro, sem deixar a desejar!
Parabéns pela ótima crítica: foi uma das melhores que li!

Mil beijos!
Jonathan Henrique
@Jonathan_HGF

Naty - 12, outubro 2011 às (00:48)

Aiin, eu comprei os três livros ontem numa promoção da submarino, não vejo a hora de chegar para que eu possa ler *-*

Todo mundo, todo mundo mesmo elogiando esse livro, falando super bem dele, o quanto ele é perfeito e tudo isso me deixa ainda mais ansiosa para ler o/

Adorei a resenha, Aione ;D

Bj;*
Naty – Just Books !

Vanessa - 12, outubro 2011 às (00:50)

Pela sua resenha deu pra perceber que você gostou mesmo do livro, eu comprei ele juntamente com Em Camas, mas ainda não sei quando vou conseguir ler, espero que em breve.

Balaio de Livros.

Nessa - 12, outubro 2011 às (01:40)

Olá!!
Eu acho a capa desse livro linda!!
Eu tenhho muita curiosidade em ler, pois ja vi varios comentários sobre ele e parece muito bom!!
bjinhos
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

Gláu - 12, outubro 2011 às (02:00)

sempre ouvi falar muito bem deste livro e de em chamas também…
pensei em comprar em uma promoção onde os dois saiam por 29,90 e acabei deixando passar…se aparecer novamente uma promo assim eu compro…
adoro livros que emocionam…

bjs

Priscilla Duhau - 12, outubro 2011 às (03:46)

Realmente sua resenha conseguiu passar tudo o que o livro é e representa. É extremamente revoltante a situação que não só Katniss, mas todos os menos favorecidos têm que se submeter aos caprichos da Capital.
Acho que a narração no tempo verbal presente foi uma sacada da Suzanne, já que isso me deu a impressão que os acontecimentos eram bem mais intensos, a ponto de perder o fôlego antes de começar a ler a próxima linha. As coisas acontecendo em tempo real dão a impressão de que tudo tá acontecendo ali, na sua frente. Pelo menos, deu essa impressão a mim.
Adorei a resenha.

Beijão ♥
Priscilla Duhau
Livrificando

Mandinha - 12, outubro 2011 às (03:56)

Oi flor!

Nossa eu fico muito feliz quando vejo que mais alguém embarcou nesse mundo maravilhoso que a Suzanne Collins criou! Jogos Vorazes é uma das minhas séries favoritas! E é sempre bom ver que um livro que AMAMOS fez sucesso com as outras pessoas também! 🙂
Realmente o Gale é bem apagadinho. E eu prefiro o Peeta mil vezes mais! o/ Como você bem disse, ele é um perfeito cavalheiro! Meu Peetinha, lindo! *__* ihihih.

Beijão flor!
E leia “Em Chamas” o quanto antes! Porque ele também é MARAVILHOSO!
😉
Amanda – Lendo&Comentando

Sofia - 12, outubro 2011 às (11:55)

Kkkkkk

Ótima resenha. Já ouvi falar muito desse livro, e espero que leia logo. Sua resenha me deixou animada.
Poxa… A protagonista ter que virar adulta aos 11 anos? hauhauah

Beijos

Milena - 12, outubro 2011 às (12:07)

Oi, Mi!! Todo mundo fala superbem desse livro. Tenho uma amiga que não sai do meu pé, dizendo que eu preciso colocá-lo em primeiro na minha lista de leituras… Já comprei o livro e ele já está na lista das minhas próximas leituras. Estou super ansiosa para lê-lo! Sei que terá um filme e mesmo sem ler o livro ainda, estou com um pé atrás. Por ser um livro tão bom, imagino se a adaptação será tão boa quanto o livro.

Beijos!!

Ana L. S. Castro - 12, outubro 2011 às (14:15)

Amiga,

adorei sua resenha!!! Fiquei com muita vontade de ler o livro!

beijos!

Alinne - 12, outubro 2011 às (16:46)

Nossa Mi.
Adorei a sua resenha.Por essa livro ser considerado um dos melhores que você leu este ano desse ser porque o livro é ótimo mesmo e como já vi várias resenhas positivas sobre ele, pretendo ler em breve.
Beijos.

Books e Desenhos

Andressa Tomaz - 12, outubro 2011 às (17:37)

Olá, Aione!
Devo dizer que sou igual a você: sempre que vou ler uma resenha, pulo a parte da sinopse e tento ler apenas a opinião da pessoa. Gosto de começar o lviro sem saber nada sobre ele.
E eu sou uma das pessoas que ainda não o leu, então agradeço pela falta de spoilers na resenha.
Eu, pra falar a verdade também sempre choro mais quando estu na TPM, é terrível hauauah
Certamente a série já está na minha wishlist faz tempo! E agora ainda fiquei com mais vontade ainda de ler.

Beijos!!

Vício de Cultura - 12, outubro 2011 às (17:50)

Impossível não tomar muito amor ela trilogia Jogos Vorazes. Jogos Vorazes foi o melhor livro que li ano passado, e um dos melhores que já li na minha vida.

Adorei a resenha querida,

Beijo
Will
Vício de Cultura

Yago Dalben - 12, outubro 2011 às (17:55)

Hey,

Ótima resenha 😀
Eu já li, e amei! É uma das melhores distopias que eu li. Só não digo que é a melhor, porque ela empata com A Passagem. (Já leu? É um tijolo de quase 900 páginas, mas é muito bom!). Katniss é uma personagem realmente muito forte.
Espero ansioso pela adaptação. Quero só ver como eles vão fazer toda a tecnologia mostrada no livro, e também, claro, o vestido que ela usa na apresentação dos tributos! *-*
Agora quero ler Em Chamas e A Esperança (:

Abraços,
Yago.

Tathy - 12, outubro 2011 às (18:41)

Ual!!! Vc escreve muito bem 🙂

JV é meu queridinho <3 e eu sou #TeamPeeta! Tô surtando por ainda não ter o A Esperança :/

May L. - 12, outubro 2011 às (19:05)

Oi Aione!!!
Ah comprei os primeiros 2 livros mas ainda não li.
Fiquei com mais vontade ainda de ler. Acho que vou ser o próximo.
Adorei a resenha!
Beijos -glowofthemoonlight-

Amanda - 12, outubro 2011 às (19:15)

Eu morro de vontade de ler esse livro, vejo tanta coisa boa sobre ele. Não vejo a hora de poder ler.

Beijos,
Mandi
Book and Cupcake

Esmalte de Morango - 12, outubro 2011 às (20:11)

Que resenha maravilhosa Mi!
Vontade descontrolada de ler esse livro! haha

Beijão
http://manialiteraria.blogspot.com/

Marcelo Lima - 13, outubro 2011 às (00:45)

Adorei a sua resenha , mas temos apenas uma coisa que não bate que ao ler a minha resenha vc vai perceber asuhausha “) Amei esse livro tbm e to com vc TEAM PEETA !

Danzinha - 13, outubro 2011 às (01:27)

Eu também ouvi diversas críticas maravilhosas sobre o livro e fui impelida a ler, no começo estava bem empolgada, mas, confesso que o livro me decepcionou um pouco, não digo que é um livro ruim ou que não deve ser lido de forma alguma, mas, eu detesto a Katniss e acho que isso influi um pouco no meu julgamento do livro embora eu ame o Peeta.

Beijos

Amigas entre livros

Julia G - 13, outubro 2011 às (18:16)

Mi, que resenha maravilhosa! Sabe que eu comprei esse livro também, mas ainda não consegui ler. E junto comprei outro para dar de presente para um amigo, que nem lê tanto, mas ele conseguiu terminar em uma semana, acredita? Isso só me comprovou o quanto o livro deve ser bom!

Beijinhos

Ni - 13, outubro 2011 às (21:10)

Também sempre faço isso: vou direto para a opinião de quem escreveu a resenha! Muitas vezes as pessoas contam o que vai acontecer, e aí fica menos empolgante na hora de ler, né? Enfim, quando fui ler Jogos Vorazes, não fiz isso – logo, estraguei um pouco da surpresa além de ter criado muitas expectativas. Adorei o livro, mas ainda assim… Não sei, não me deixou louca para ler o próximo, sabe? Mas que bom que gostou, Aione!

Um beijo!

Eduarda Menezes - 13, outubro 2011 às (22:19)

Mi, acho que sou uma das únicas pessoas que ainda não li esse livro!!
Tou LOUCA pra ler, aliás nem sei porque ainda não comecei rs, acho que estou tentando postergar a leitura o máximo possível pois uma vez terminada irei sentir falta. Nunca tive tanta certeza de que irei adorar um livro mesmo antes de lê-lo! ^^

Muito legal toda essa crítica social feita por trás da história, imagino que seja daqueles livros que te deixam incomodada, angustiada e totalmente pregada nas páginas até terminar!
Ótimo saber que as cenas são bem descritas, e eu já não esperava nada diferente disso =)

Beijão!!

Ana Ferreira - 14, outubro 2011 às (00:02)

Mi,
Não li até hoje UMA, uma resenha que reclamasse de alguma coisa desse livro. A sua, muito boa por sinal, veio apenas para confirmar e fortalecer esses imbatíveis Jogos Vorazes que estão arrebatando todos os bons leitores.
O que mais me chama atenção no livro é a crítica social embutida e a personalidade de Katniss que, imagino eu, é a autêntica protagonista independente, forte, diferente de muitas às quais são atribuídas as mesmas qualidades.

Beijinhos,
Ana – Na Parede do Quarto

Luana Farias - 15, outubro 2011 às (00:04)

Nossa esse é um dos livro que eu estou desesperada pra ler antes de que lancem o filme sabe? Pra depois comparar, e um monte de gente diz que gosta.

Bjs

Renata G. de Souza - 16, outubro 2011 às (08:17)

Adorei a resenha! Conseguiu transmitir tudo o que senti durante a leitura *-*
O meu Em Chamas, está paradinho ali na estante, esperando para que minha ressaca literária passe ^^”
Jogos Vorazes é um dos melhores livros que já li, com certeza! Senti repulsa pelos organizadores desse evento durante todo o livro. Aquilo era bárbaro! Tudo bem que nos livros, é até aceitável, ficção. Mas não é tão longe da realidade…
Katniss é uma das protagonistas mais fortes que eu conheço. Espero ver mais do Gale no próximo livro ^^
Esperando ansiosa para o filme *-*
Bjus =*

Clícia Godoy - 16, outubro 2011 às (22:44)

Mais uma apaixonada por Jogos Vorazes?
Desse jeito vou acabar cedendo e comprando o livro. Huahusa

Tenho um pé atrás com esse livro, mas vou acabar comprando!
=)

Adorei sua resenha!

BJinhos
Psiu!
Silêncio Que Eu To Lendo

Entre Fatos & Livros - 17, outubro 2011 às (00:14)

Eu tenho mta vontade de ler esse livro. A história parece ser mto original e eu só leio elogios sobre o livro. Tenho a sensação q para eu ser feliz, preciso lê-lo. rsrs

BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros

Emmy - 17, outubro 2011 às (00:46)

Sou apaixonada por esse livro! É um dos meus favoritos! Realmente como vc disse é impossível não ficar com raiva da Capital, a estória realmente nos envolve!
Amei a sua resenha 😉
Bjs, Emmy
Literary World

Raquel Machado - 17, outubro 2011 às (01:16)

Oi flor,
Adorei a resenhaaa e exatamente isso que eu pretendo encontrar neste livro, uma história para lembrar. Estou louca para lê-lo e fiquei feliz ao saber que a protagonista e forte e decidida já e um ponto ha mais para o livro com certeza. Preciso ler ele antes do filme certo…ave maria…aonde vou encontrar tempo???sera que eles vendem no mercado???rssr…
Bjksss
Raquel Machado
Leitura Kriativa

This - 26, abril 2012 às (22:39)

Oi, amiga!
Estou passando por aqui, encontrei uma fenda no espaço tempo. Estou feliz porque terminei de ler sua resenha e estou satisfeita com meu feito de ler as resenhas de JV dos melhores resenhistas que conheço. Ao contrário de você, eu me interessei pela sinopse e não li nenhuma resenha antes do livro. Dificilmente faço isso.

Enfim, acabei de ler o livro – hoje. Estou com depressão pós-JV e sinto-me um pouco vazia. Não penso em escrever a resenha pelo menos antes de amanhã, vou ler e ater-me a tudo que li, penei, sofri e chorei ali. Até fiz uma pequena pesquisa sobre Distopia hoje e isso incentivou o sentimento de revolta e a possibilidade disso ocorrer.

De fato, sem um pingo do sobrenatural, ressaltando só a tecnologia de ponta e pessoas de carne e osso como nós, Suzanne conseguiu criar uma obra invejável. Daquelas de que você diz “Queria ter escrito esse” XD

Aiai. Que oco no coração :3
Beijão, amiga! Depois vê a resenha, vou adorar saber tua opinião (eu devo ser a 1235468ª pessoa a escrever uma resenha de JV, mas tudo bem…) 😉

This

caroline - 03, fevereiro 2013 às (01:22)

ADOREI Jogos Vorazes!
Eu não gosto de triangulo amoroso mas adorei esse.
Sinceramente estou dividida entre o Peeta e o Gale e não sei qual escolho.
O Filme tb é legal!
Quero muito ler Em chamas e Esperança!!!!!

Fe Fernanda - 29, janeiro 2016 às (14:34)

Série nota 1000

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício