[Vídeo] Tipos de Publicação feat. Paola Aleksandra e Lola Salgado - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
26

mar
2020

[Vídeo] Tipos de Publicação feat. Paola Aleksandra e Lola Salgado

Oi, gente! Ainda da série de vídeos que gravei em Maringá no começo do ano quando fui visitar a Pah Aleksandra, autora de Volte Para Mim e Livre Para Recomeçar, o bate-papo hoje conta também com a participação da Lola Salgado, que escreveu Sol Em Júpiter, Quando Tudo Ruir e uma série de outros títulos!

Conversamos sobre os diferentes tipos de publicação de livros, em uma forma de não só trazer essa informação para os leitores que desejam conhecer mais do mercado editorial, como — e principalmente — para os autores iniciantes em dúvida sobre por onde começar!


Tipos de Publicação

Publicação Digital

A publicação digital é aquela que ocorre em meio virtual. Pode ser feita através de plataformas como o Wattpad ou pela Amazon, através do KDP.

 

Publicação Física

A publicação física é aquela que resulta em um livro impresso, não apenas em formato de eBook.

 

Publicação Independente ou Autopublicação

Um eBook ou um livro físico podem ser publicados de maneira independente pelo autor. Nesse caso, ele pode:

  • Assumir todas as etapas da produção do livro, custeando revisão, capa, diagramação, impressão, marketing etc
  • Procurar uma editora pequena, que fará essas etapas pelo autor através de ou divisão dos custos ou custeada totalmente pelo autor.

 

Publicação Tradicional

A publicação tradicional por uma grande editora é o sonho de praticamente todo escritor. Ela pode acontecer por uma editora pequena, média ou grande e se dá quando a editora assume os custos de produção, publicação, divulgação e distribuição de um livro, repassando para o autor uma porcentagem dos lucros (que varia normalmente entre 8 e 12% sobre o preço de capa de um livro físico, e costuma ser de 25% sobre o preço de venda do eBook).

 

Financiamento coletivo

Uma alternativa tanto para autores independentes quanto para algumas editoras. Nesse projeto, é feito uma espécie de pré-venda de um livro, na qual os leitores contribuem com uma quantia determinada mediante o recebimento de recompensas (que podem variar do próprio livro em si até a inclusão de brindes extras). O intuito é angariar o valor para a produção do livro, então, quando a meta da campanha é atingida, o projeto é continuado, o livro é produzido e os colaboradores recebem, depois de um tempo, as recompensas pelas quais pagaram. Caso a meta não seja atingida, os colaboradores recebem seu dinheiro de volta, o livro não é produzido e ninguém sai no prejuízo.





Deixe o seu comentário

6 Respostas para "[Vídeo] Tipos de Publicação feat. Paola Aleksandra e Lola Salgado"

Angela Cunha - 27, março 2020 às (08:36)

Quando essas três se juntam, só pode sair coisa boa e engraçada. Eu gargalhei no vídeo e adorei essas dicas valiosas a quem sonha em um dia, publicar algo relacionado com literatura.
Como vocês estão nesse universo a bem tempo, toda dica é valiosa e mesmo que não seja meu universo isso de sonhar em publicar algo(escrevo meus poemas só pra mim), amei poder conferir tudo!!!
Beijo

Elizete Silva - 27, março 2020 às (18:45)

Olá! Muito bacana as dicas e para lá de importantes para quem está começando e sonha em ter seu trabalho publicado, independente de como! Inspirador conhecer um pouco mais da jornada de cada uma de vocês, mesmo para quem não pretende escrever, conhecer um pouco mais desse mundo, faz com que nós leitores valorizemos ainda mais cada nova história que chega!!!

Anna Mendes - 28, março 2020 às (18:42)

Oi Aione! Amei demais o vídeo!! <3 Que lindas e fofas vocês três!
Adorei todas as informações que vocês compartilharam. Eu também assisti o vídeo na canal da Pah, com as dicas sobre escrita. E posso dizer que esses dois vídeos vieram na hora certa para mim e me deixaram bem inspirada!
Estou trabalhando em um novo projeto esse ano. Estou recomeçando, na verdade, porque já faz alguns anos que venho tentando colocar as histórias que surgem na minha cabeça no papel, mas até agora não consegui avançar muito. Esse ano estou sentindo muito medo de me jogar de cabeça e não conseguir de novo. Mas todas essas dicas de escrita e de publicação me deixaram renovada para continuar tentando 🙂
Bjos!

Scheila - 30, março 2020 às (08:45)

Oii, Aione!

Que vídeo incrível!!!!
Amei saber sobre tudo isso, vai que um dia consigo concluir um livro, né? ehehe.
Eu tinha muita curiosidade em saber sobre a publicação independente e autopublicação, amei muito saber a diferença das duas.
Legal isso, de vocês passarem tantas dicas valiosas para nós.

Muito obrigada! Beijos.

Ana I. J. Mercury - 31, março 2020 às (20:15)

Oi, meninas
Que fofas juntas!
Ótimo vídeo, sempre bom pra gente saber como começar publicando e quais as melhores formas mesmo.
Muito interessante, eu achava que a porcentagem era pra sempre a mesma, não sabia que aumentava conforme as vendas.
Obrigada por postar e ajudar!
bjs

ANA PAULA SANTOS MOREIRA - 31, março 2020 às (22:52)

Achei esse post super informativo, muitas coisas que eu não sabia. Adoro o blog da Paola Aleksandra, sigo a algum tempo, so nao consegui ler os livros dela ainda, mas esta nos meus objetivos.

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício