Como publicar um livro pelo KDP da Amazon e o que fazer antes disso | Minha Vida Literária
05

set
2019

Como publicar um livro pelo KDP da Amazon e o que fazer antes disso

Oi, gente linda! Em Agosto completei um ano como autora independente e resolvi contar, no vídeo de hoje, como é o processo de publicação pela Amazon, além de falar um pouco sobre o que é necessário fazer antes de enviar seu livro para o Kindle Direct Publishing, o KDP.


TERMINEI MEU LIVRO: E AGORA?

LEITURA CRÍTICA

É extremamente importante que seu livro, depois de finalizado, passe pelo processo de leitura crítica. Não existe um texto que não precise de edição, e um olhar diferente do seu, especialmente se acostumado a trabalhar com esse serviço, pode te ajudar a lapidar sua história tanto em termos de estrutura — como construção de enredo, personagens etc — quanto em termos narrativos — construção de frases, diálogos etc.

REVISÃO DE TEXTO

Depois de sua história ter passado pela leitura crítica, ela vai precisar, também, ser revisada. É o revisor quem pegará os erros de ortografia, digitação, pontuação, concordância etc. Resista à vontade de revisar seu livro sozinho: por melhor que você seja, os olhos acostumados ao texto deixam escapar errinhos.

CAPA E DIAGRAMAÇÃO

A capa e a diagramação dão a identidade visual do seu livro e, quanto mais bem feitas, mais chamam a atenção e causam uma melhor impressão. A diagramação, ainda, quando mal feita, causa incômodos durante a leitura e, por isso, exige um bom trabalho para melhorar a experiência do leitor.

REGISTRE SEU LIVRO NA BIBLIOTECA NACIONAL

Não publique ou divulgue seu livro antes de registrá-lo. O registro é o que atesta seus direitos sobre ele e o que te protege contra plágios.

Para registrar, você precisa o site da Biblioteca Nacional e seguir o passo a passo lá informado. Basicamente, você precisa emitir o boleto para pagar o registo (consulte os valores); imprimir seu manuscrito (pode ser frente e verso) com todas as páginas numeradas e posteriormente rubricadas, tendo, na capa, o título da obra, seu nome completo, RG, CPF e sua cidade; imprimir e preencher o formulário de Registro; reunir, além desses documentos, uma cópia do seu RG, do seu CPF e um comprovante de residência (se você for Pessoa Física). Você pode comparecer a uma unidade de atendimento do Escritório de Direitos Autorais ou fazer o envio pelos Correios.

COMO PUBLICAR PELO KDP

O Kindle Direct Publishing é a plataforma de publicação independente da Amazon que chegou ao Brasil em 2014. Desde então, ela revolucionou o conceito de publicação de livros, por permitir que os autores façam isso de uma maneira fácil, rápida e sem custos, sem precisar da aprovação de uma editora para que suas histórias cheguem aos leitores.

CADASTRO NO KDP

O cadastro no site é simples: você pode acessar o KDP com sua conta de cliente da Amazon ou criar uma nova. É importante preencher em seu cadastro seus dados bancários e as informações tributárias.

DETALHES DO EBOOK

Ao escolher a opção de Criar um eBook, essa é a primeira etapa a ser preenchida. Nela você incluirá as informações que ficarão disponíveis ao leitor, como título, sinopse, nome do autor etc. Os detalhes importantes a serem pensados nessa etapa:

  • Palavras-chave: elas ajudam os leitores a encontrar seus livros através da busca do site. Não utilize palavras-chave óbvias, nem que já estejam no cadastro do livro (ex: incluir seu nome, o título da obra etc).
  • Categorias: elas incluem seu livro dentro do gênero a que ele pertence, fazendo com que leitores que se interessem por um gênero específico encontrem seu livro dentro de categorias específicas no site da Amazon.
  • Pré-venda: ao incluir um livro em pré-venda, ele não será enviado diretamente aos clientes assim que eles efetuarem a compra, durante um período estipulado por você (máximo de 90 dias). Ela é opcional e vai depender do que for mais vantajoso, de acordo com seus interesses — mais detalhes no vídeo.

CONTEÚDOS DO EBOOK

É nessa etapa que você envia a capa e o arquivo do livro diagramado. Após o envio, é possível que você faça uma pré-visualização do eBook, para conferir como ele ficará quando disponível. Se estiver em pré-venda, você tem uma data limite para reenviar o arquivo, caso descubra algum problema nele que precisa ser corrigido.

PRECIFICAÇÃO

Aqui você vai definir o preço do seu eBook, sua porcentagem de lucro em cima deles — os chamados Royalties — e determinar se ele estará ou não incluso no KDP Select.

O KDP Select é a ferramenta que visa maximizar os ganhos dos autores. Para isso, seu eBook deve ser exclusivo da Amazon em versão digital. Ou seja, se seu livro também está disponível no Wattpad, por exemplo, ele não pode entrar no KDP Select. Se você tem a versão física, mas o eBook só existe na Amazon, ele entra. Assim, ficará disponível no Kindle Unlimited e você ganhará por páginas lidas, caso alguém leia seu livro por lá.

Em relação aos Royalties, você pode escolher receber 35% ou 70%. Para ganhar o valor máximo, seu eBook deve ser vendido por, no mínimo, R$5,99 na Amazon Brasil. A partir do momento que você escolhe a loja padrão e define o preço que quer receber nela, o KDP automaticamente calcula o valor do eBook nas demais lojas da Amazon ao redor do mundo.

AGORA É SÓ PUBLICAR NA AMAZON!

Seguidos todos esses passos, é só concluir o processo e, dentro de algumas horas, seu eBook estará disponível para compra ou pré-venda, de acordo com o que você escolheu. Minha experiência como autora independente no KDP está sendo muito positiva, tanto por poder ter a chance de ser lida por diversos leitores quanto por sentir que meu trabalho está sendo validado, já que recebo por ele. Vale a pena testar!

E DEPOIS DA PUBLICAÇÃO?

Como o autor independente assume todo o processo normalmente feito por uma editora, cabe a ele cuidar da divulgação — preocupação essa que também é de autores de grandes editoras. Em um mundo digital como o nosso, esse acaba sendo um dos principais meios, então é bom usar e abusar da criatividade: faça book trailers com o Adobe Video, invista na divulgação em plataformas especializadas como blogs e canais de livros, crie imagens que chamem a atenção do leitor.

Também, é muito importante ter um espaço seu online, onde os leitores podem encontrar informações a respeito do seu trabalho. Cuide de suas redes sociais, desenvolva um blog ou site e não se esqueça de agrupar todos os canais em um cartão de visitas — ele será útil quando você participar de feiras e eventos literários, mais um meio de divulgação importantíssimo para quem atua na área.

Obs: contém conteúdo patrocinado.





Deixe o seu comentário

8 Respostas para "Como publicar um livro pelo KDP da Amazon e o que fazer antes disso"

Rayane B. de Sá - 05, setembro 2019 às (18:31)

Oiii ❤ Seu vídeo ficou muito bom, deu para entender perfeitamente cada passo para publicar um livro no KDP.
Acho tão legal essa plataforma, já li muitos livros bons de autores publicados por ela. Além de que, com certeza, ajuda bastante escritores iniciantes.
Acho que uma boa revisão é um ponto chave para um e-book ter uma boa repercussão. Facilita muito a leitura quando a diagramação é bem feita também.
Realmente, publicar pelo KDP é uma ótima oportunidade.
Beijos ❤

Tereza Cristina Machado - 05, setembro 2019 às (19:54)

Super amei esse vídeo , quem nunca publicou nada com certeza tem essa curiosidade hahaha eu sempre me perguntei como seria essa auto publicação e aqui tirou todas as minhas dúvidas.
Arrasou no vídeo 👏🏻😍

Francine Cândido - 05, setembro 2019 às (20:40)

O processo de leitura crítica é o melhor, eu vejo hoje como mudou meu trabalho desde que a Guta começou a ler e apontar os problemas. É engraçado pq a gente aprende coisas e começa a colocar em prática às vezes sem nem perceber. Eu faço muita coisa já pensando nos comentários da Guta e quando releio com ela percebo como, muitos dos problemas de antigamente, agora nem existem mais. É tipo filtro né?
Eu adoooooro utilizar o Kindle Unlimited e não apenas como escritora, mas também como leitora. Consegui ler livros incríveis através do Kindle e comecei a ter uma melhor visualização do meu trabalho com isso. É fantástico. Dá oportunidade para ser conhecido. Capa, diagramação e revisão de texto é fundamental, né? Influência muito o leitor, tanto para pegar o livro quanto para ler de forma confortável. É a trindade obrigatória de um livro. Hehe.
Adorei a postagem, é bom ler sobre o seu trabalho. <3

RUDYNALVA - 05, setembro 2019 às (20:51)

Aione!
O assunto muito me interessa, quero todas as dicas possíveis.
Bacana você já estar com dois livros publicados pela Amazon, cada vez mais sucesso.
Mesmo com todo esse processo, acredito que ainda seja uma opção bem viável para quem não pode ‘bancar’ um lançamento por editora ou esperar que algma queira editar seu livro.
E quem não tem conta em banco????
Detalhes bem importantes os que passou, valeu!
cheirinhos
Rudy

Angela Cunha - 06, setembro 2019 às (13:58)

Cada vez este tipo de divulgação e ensinamento é importante e não digo isso somente a quem já escreve não,mas principalmente a quem é totalmente perdido neste universo tecnológico!!!
Há formas variadas sim de colocar seus escritos na internet, mas tá. E quem vai ler?? É preciso ajuda, é preciso estudo, é preciso de ajuda sim.
Por isso, achei de suma importância o vídeo com tantas dicas importantes e que seus livros sejam assim, sempre acessíveis a quem usa a internet.
E que mais autores se descubram também sabendo usar os meios certos!!!
Beijo

Anna Mendes - 07, setembro 2019 às (14:29)

Oi Aione! Que vídeo rico em informações! Amei!! <3
Eu já tinha ouvido falar do KDP, mas não sabia exatamente como funcionava! O seu vídeo foi muito esclarecedor e tirou todas as minhas dúvidas. Parece ser um serviço muito legal e vantajoso para quem deseja publicar um livro de forma independente!
Bjos!

Rayssa Bonai - 09, setembro 2019 às (00:03)

Olá! ♡ Adorei o vídeo, eu desconhecia muitaaa coisa sobre o processo de publicação pela Amazon, foi bem interessante saber como o mesmo funciona!
Você explicou muitooo bem cada etapa do processo, parabéns! Sempre tive curiosidade em saber como esse processo funcionava e com seu vídeo todas as minhas dúvidas foram sanadas! ♡
Beijos! ♡

Mirian Kely - 09, setembro 2019 às (14:20)

Esse é uma matéria muito útil, cheia de informações que iram ajudar muitos iniciantes escritores. Todo o processo parece ser longo e um pouco difícil, mas sei que deve valer a pena no final ter seu livro publicado. O seu livro mesmo é muito lindinho e eu ainda tenho vontade de lê-lo. A Amazon é uma plataforma boa para a publicação de livros.

Últimas Resenhas

Calendário de posts

setembro 2019
S T Q Q S S D
« ago    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Desafio Fuxicando Sobre Chick-Lits 2019

<div class="titulo desafio-fuxicando-sobre-chick-lits-2019"><h6>Desafio Fuxicando Sobre Chick-Lits 2019</h6></div>

Minha Vida Literária • todos os direitos reservados © 2019 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por