[Resenha] Áudios — Simone Lemos Póvoa - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
08

ago
2018

[Resenha] Áudios — Simone Lemos Póvoa

Título: Áudios
Autor: Simone Lemos Póvoa
Editora: Publicação Independente
Número de Páginas: 156
Data de Publicação: 2018
Skoob: Adicione
Compre: Amazon

Anitta foi para a balada e voltou com um segredo de estado para confessar e sua vida transformada para sempre. Vívian tem motivos para acreditar que seu marido está lhe escondendo algo terrível. Vanessa está chocada com a proposta mais recente de seu marido para apimentar a relação. Lisandra conheceu um rapaz e está vivendo, entre muitos tropeços, os estágios iniciais de um relacionamento. Tainara é um espírito livre e, mesmo apaixonada, opta por não ter um casamento nos moldes tradicionais. Marina mora nos Estados Unidos há anos mas está por dentro de tudo isso por conta da troca de áudios intensa que mantém com essas amigas de longa data, em conversas nas quais nenhum assunto é proibido.

Áudios é o sexto livro de Simone Lemos Póvoa. Publicada de maneira independente, a obra é um romance epistolar completamente modernizado: em vez de trocas de cartas, a narrativa se constitui pela transcrição de áudios no WhatsApp.

São várias as histórias narradas e, no centro delas, está a de Marina, brasileira que mora nos EUA com o marido e a filha e que vive trocando áudios com as amigas em meio à correria do dia-a-dia em uma maneira de manter-se tão próxima delas quanto possível. Assim, conhecemos um pouco tanto da rotina de Marina quanto das aventuras de Anitta, Vívan, Vanessa, Lisandra e Tainara.

O mais interessante da narrativa é que, por se tratar da representação de áudios, ela se constitui de um linguajar bastante quotidiano, de maneira a aproximar a escrita da língua falada. Assim, há uma fluidez muito significativa na leitura, facilitada tanto pela linguagem coloquial quanto por seu ritmo em si seguir o da fala. O ponto controverso dessa aproximação é que, da mesma maneira que nos utilizamos de diversos marcadores de linguagem quando nos expressamos e muitas vezes repetimos termos, isso também aparece na narrativa, o que em alguns momentos deixava a leitura um pouco cansativa.

Em termos de enredo, adorei o fato de podermos acompanhar diferentes personagens. Como cada uma delas vivencia uma situação diferente e apresenta sua própria personalidade, é nítido como o teor da conversa muda de amiga para amiga, seguindo as circunstâncias de cada uma. Às vezes, nos deparamos com situações divertidas, que nos arrancam risadas; em outros momentos, nos vemos curiosos pelo desenrolar de algum drama; em outros, acompanhamos reflexões que as personagens acabam realizando.

Em relação a isso, gostei bastante de como a autora colocou em pauta diversas questionamentos. A maternidade e a paternidade são bastante exploradas, especialmente no que se refere à diferença de papéis assumidos entre mulheres e homens nesse aspecto. Ainda, questões relacionadas ao matrimônio e aos relacionamentos diversos também estão presentes e, de uma maneira ou de outra, é possível perceber as questões machistas de nossa sociedade, seja através daquilo que as personagens relatam ou vivem, seja através daquilo que elas propõem como reflexão. De qualquer maneira, tudo é apresentado de maneira leve e ágil, mantendo, assim, o ritmo da narrativa.

De modo geral, a leitura de Áudios é leve, rápida e divertida. O foco do livro, a meu ver, não é se aprofundar nas histórias individuais — e por isso elas não são tão desenvolvidas —, mas em trazer essa forma de interação entre as amigas. Assim como as personagens, sabemos de cada uma tanto quanto é possível informar em um áudio em meio à correria de nossas rotinas, e adorei como Simone conseguiu transpor para as páginas esse aspecto tão presente hoje em nossas vidas.





Deixe o seu comentário

2 Respostas para "[Resenha] Áudios — Simone Lemos Póvoa"

Anna Mendes - 09, agosto 2018 às (09:02)

Oi Aione!
Adorei a resenha! <3
Que diferente a premissa desse livro! Acho que é a primeira vez que vejo uma história que é narrada por áudios no WhatsApp. Deve ser uma leitura realmente muito leve, rápida de fazer e divertida!
Achei a capa do livro bem fofinha!
Fiquei curiosa para fazer a leitura! 🙂
Bjos!

Daisy - 20, agosto 2018 às (13:02)

Oi Aione,
Gostei bastante da sua resenha, ainda mais porque não conhecia a autora nem o livro. A premissa parece bem interessante, e a ideia de adaptar algo tão rotineiro (como as conversas de whatsapp) para a literatura é muito bacana!
Só fiquei pensando se, pelo fato de existirem tantas personagens, não acaba ficando um pouco confuso ou difícil de acompanhar e ainda se manter motivado durante a leitura.

Beijinhos
Daisy – nuvemdeletras.com

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício