Título: O Que O Sol Faz Com As Flores
Título original: The Sun and Her Flowers
Autor: Rupi Kaur
Tradução: Ana Guadalupe
Editora: Planeta
Número de Páginas: 256
Ano de Publicação: 2018
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Amazon ♥ Americanas ♥ Submarino
Da mesma autora de “outros jeitos de usar a boca”, best-seller com mais de 100 mil exemplares vendidos no Brasil.
“o que o sol faz com as flores” é uma coletânea de poemas arrebatadores sobre crescimento e cura. ancestralidade e honrar as raízes. expatriação e o amadurecimento até encontrar um lar dentro de você.
organizado em cinco capítulos e ilustrado por Rupi Kaur, o livro percorre uma extraordinária jornada dividida em murchar, cair, enraizar, crescer, florescer. uma celebração do amor em todas as suas formas.
O Que O Sol Faz Com As Flores é mais uma coletânea de poemas de Rupi Kaur. A autora, que estourou com Outros Jeitos de Usar a Boca, mantém seu estilo rápido, fluido e intenso para tratar de temáticas diversas.
Como em seu outro livro, O Que O Sol Faz Com As Flores se divide em partes — Murchar, Cair, Enraizar, Crescer, Florescer — que exploram temas desde desilusões e perdas a crescimento, empoderamento, ancestralidade e outros. Ainda, não apenas as temáticas são variadas quanto os poemas em si. Alguns são compostos por apenas um verso, enquanto outros se estendem por páginas. Sendo assim, tudo aquilo que forma os poemas se torna essencial para interpretá-los, sobretudo nos menores: títulos e desenhos aparecem como partes de um todo.
Ainda que a versatilidade de Rupi Kaur permita com que ela aborde questões diversas, seu estilo próprio está presente em cada verso e faz da obra una. O que mais despertou minha atenção foi a sinceridade quase brutal com que a autora se derrama pelas páginas, o que é sentido na fluidez tão presente na leitura. É quase como se os versos fossem escritos de um só fôlego, em um momento de desabafo. Assim, é quase impossível não se identificar com ao menos alguns dos poemas e não sentir a intensidade presente neles.
Mesmo minha experiência emocional foi variada nessa leitura. Se em alguns momentos me senti motivada, abraçada ou confortada, em outros o impacto foi tão brutal quanto um soco. Há poemas que retratam abusos, outros que representam realidades cruéis; mesmo os que tratam de desilusões amorosas — e tão universais — funcionam como pancadas. Mais uma vez, é a sinceridade de Rupi que faz da leitura tão visceral.
Mais uma vez, me senti encantada pela poesia de Rupi Kaur, ainda que um ou outro poema não tenha me comovido como os demais. O Que O Sol Faz Com As Flores é, acima de tudo, uma jornada pela própria identidade e pela aceitação de que viver é uma jornada em si, que abarca as experiências mais diversas possíveis.
Aione!
Não li nenhum livro do autor, mas como gosto de poesias e esse livro parece bem escrito, já que faz analogia com a própria vida, fiquei bem curiosa em fazer a leitura.
cheirinhos
Rudy