[Resenha] O Que O Sol Faz Com As Flores — Rupi Kaur | Minha Vida Literária
12

mar
2019

[Resenha] O Que O Sol Faz Com As Flores — Rupi Kaur

Título: O Que O Sol Faz Com As Flores
Título original: The Sun and Her Flowers
Autor: Rupi Kaur
Tradução: Ana Guadalupe
Editora: Planeta
Número de Páginas:  256
Ano de Publicação: 2018
Skoob: Adicione
Compare e Compre: AmazonAmericanasSubmarino

Da mesma autora de “outros jeitos de usar a boca”, best-seller com mais de 100 mil exemplares vendidos no Brasil.
“o que o sol faz com as flores” é uma coletânea de poemas arrebatadores sobre crescimento e cura. ancestralidade e honrar as raízes. expatriação e o amadurecimento até encontrar um lar dentro de você.
organizado em cinco capítulos e ilustrado por Rupi Kaur, o livro percorre uma extraordinária jornada dividida em murchar, cair, enraizar, crescer, florescer. uma celebração do amor em todas as suas formas.

O Que O Sol Faz Com As Flores é mais uma coletânea de poemas de Rupi Kaur. A autora, que estourou com Outros Jeitos de Usar a Boca, mantém seu estilo rápido, fluido e intenso para tratar de temáticas diversas.

Como em seu outro livro, O Que O Sol Faz Com As Flores se divide em partes — Murchar, Cair, Enraizar, Crescer, Florescer — que exploram temas desde desilusões e perdas a crescimento, empoderamento, ancestralidade e outros. Ainda, não apenas as temáticas são variadas quanto os poemas em si. Alguns são compostos por apenas um verso, enquanto outros se estendem por páginas. Sendo assim, tudo aquilo que forma os poemas se torna essencial para interpretá-los, sobretudo nos menores: títulos e desenhos aparecem como partes de um todo.

Ainda que a versatilidade de Rupi Kaur permita com que ela aborde questões diversas, seu estilo próprio está presente em cada verso e faz da obra una. O que mais despertou minha atenção foi a sinceridade quase brutal com que a autora se derrama pelas páginas, o que é sentido na fluidez tão presente na leitura. É quase como se os versos fossem escritos de um só fôlego, em um momento de desabafo. Assim, é quase impossível não se identificar com ao menos alguns dos poemas e não sentir a intensidade presente neles.

Mesmo minha experiência emocional foi variada nessa leitura. Se em alguns momentos me senti motivada, abraçada ou confortada, em outros o impacto foi tão brutal quanto um soco. Há poemas que retratam abusos, outros que representam realidades cruéis; mesmo os que tratam de desilusões amorosas — e tão universais — funcionam como pancadas. Mais uma vez, é a sinceridade de Rupi que faz da leitura tão visceral.

Mais uma vez, me senti encantada pela poesia de Rupi Kaur, ainda que um ou outro poema não tenha me comovido como os demais. O Que O Sol Faz Com As Flores é, acima de tudo, uma jornada pela própria identidade e pela aceitação de que viver é uma jornada em si, que abarca as experiências mais diversas possíveis.





Deixe o seu comentário

6 Respostas para "[Resenha] O Que O Sol Faz Com As Flores — Rupi Kaur"

RUDYNALVA - 12, março 2019 às (21:09)

Aione!
Não li nenhum livro do autor, mas como gosto de poesias e esse livro parece bem escrito, já que faz analogia com a própria vida, fiquei bem curiosa em fazer a leitura.
cheirinhos
Rudy

Scheila - 13, março 2019 às (07:54)

Aione,

Acredito que poesia seja assim mesmo, algumas vão nos tocar profundamente e outras nem tanto.

Gostei que a Rupi tenha apostado em poemas que remetem ao nosso cotidiano, nossa vida em si. Quando você fala que ao longo da leitura você se sentiu motivada e outros um impacto brutal, percebo que os poemas sejam realmente fortes o bastante para trazer tantos sentimentos assim.. Que bom que a autora conseguiu isso!

Já conhecia o trabalho dela pelas redes sociais.. Acho ela incrível!

Beijos.

Angela cunha - 13, março 2019 às (07:56)

Como fã de poesia, não vejo a hora de poder conferir este novo trabalho!
Outros Jeitos de Usar a Boca causou um alvoroço, mesmo para quem nunca foi fã de poesia e o livro foi um dos mais lidos quando lançado. E por tudo que li acima, se manteve a doçura de muitos trechos,mas também houveram partes doloridas.
Talvez para comparar mesmo as flores, ao renascimento.
O livro já está na lista de mais desejados!!!
Beijo

Anna Mendes - 14, março 2019 às (14:28)

Oi Aione!
Amei a resenha!! <3
Não costumo ler poemas, mas estou ficando cada vez mais curiosa para conhecer o trabalho da Rupi Kaur. Os poemas dela parecem ser muito intensos e emocionantes!
Fiquei curiosa para ler tanto O Que O Sol Faz Com As Flores quanto Outros Jeitos de Usar a Boca! Acho que vai ser uma boa aposta para eu começar a ler mais livros desse gênero!
Bjos!

Larissa - 30, março 2019 às (13:18)

Ainda não li os livros da Rupi Kaur, mas sou dois pra le-los. São assuntos tão necessários de serem discutidos, e é ótimos ve-los em forma de poesia, suaves mas ao mesmo tempo impactantes. Outra que eu tenho muuita vontade de conhecer a escrita é a Amanda lovelace, se já os títulos dos livros me encantam… Autoras muito necessárias no momento que estamos vivendo hoje!

Ana I. J. Mercury - 31, março 2019 às (23:39)

Parece ser muito lindo e intenso.
Tenho muita vontade de ler os livros dessa autora, pois todos parecem trazer muitas reflexões e emoções.
bjs

Últimas Resenhas

Calendário de posts

março 2019
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Desafio Fuxicando Sobre Chick-Lits 2019

<div class="titulo desafio-fuxicando-sobre-chick-lits-2019"><h6>Desafio Fuxicando Sobre Chick-Lits 2019</h6></div>

Minha Vida Literária • todos os direitos reservados © 2019 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por