[Diversos] Como Fazer Uma Resenha Crítica - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
23

jan
2019

[Diversos] Como Fazer Uma Resenha Crítica

Já se viu pela experiência de precisar fazer uma resenha crítica, mas sem saber por onde começar? Que tal, então, conferir algumas dicas que podem te ajudar?

Foto: Pixabay

Primeiramente: o que é uma resenha crítica?

Segundo o site Projeto Acadêmico, uma resenha:

“É um texto elaborado com o intuito de apresentar ou mesmo descrever um produto, uma obra literária ou científica, dando um parecer favorável ou não a ele.”

Dessa definição, pode-se perceber dois elementos principais: uma resenha deve apresentar um produto como um todo e deve trazer uma opinião sobre ele. A partir daí, seguem algumas dicas de como elaborar o texto.

 

Defina o objetivo da resenha

Nem toda resenha crítica tem o mesmo objetivo, justamente porque cada resenha se destina a um público diferente. Se você fará uma resenha para um trabalho acadêmico, ela deverá conter elementos que uma resenha para um blog de entretenimento, por exemplo, não necessariamente conterá. Portanto, saiba para quem você está falando para determinar o que é relevante incluir no seu texto.

 

Resenha não é resumo

A resenha, mais do que resumir uma obra, deve conter o que a estrutura. Se estamos falando de um livro, não basta contar sua história de forma condensada; é necessário abordar seus mais diversos elementos: narrativa, personagens, temáticas etc. Contar a sinopse não revela o que alguém encontrará na leitura, já que a experiência é muito mais ligada aos elementos estruturais do que à ideia geral da história em si. Entretanto, a forma e a profundidade com que cada resenhista abordará os tópicos dependerá do objetivo geral da resenha crítica, como dito acima.

Foto: Pixabay

Não se omita

Se, por definição, uma resenha transmite a impressão do resenhista, é necessário haver um espaço no texto para a exposição dessa opinião. O ideal é que a apresentação dos elementos do produto resenhado seja feita de forma imparcial; contudo, a relação do resenhista com eles é sempre pessoal e, portanto, é quando se torna necessária a manifestação de sua opinião.

 

Atenha-se ao mais relevante

Independentemente de seu público-alvo, uma resenha crítica é um texto objetivo. Assim, vá direto ao ponto tanto quanto possível para que seu texto seja claro e conciso.

 

Traga informações extras

Para que uma resenha crítica seja mais completa, é interessante realizar uma pesquisa sobre o produto resenhado. Muitas vezes, há informações externas a ele que podem complementar aspectos citados no texto.

 

Esta postagem é um publieditorial. O texto foi preparado pela blogueira e as imagens foram retiradas de um banco de imagens gratuito.





Deixe o seu comentário

7 Respostas para "[Diversos] Como Fazer Uma Resenha Crítica"

Anna Mendes - 23, janeiro 2019 às (18:02)

Oi Aione!
Amei as dicas!! <3
Eu gosto de escrever resenhas dos livros que leio, mais para registrar minhas experiências de leitura. Esse ano resolvi começar a publicá-las no Skoob, não só para compartilhar minha opinião, mas também para ganhar mais confiança na minha escrita. E essas dicas vieram na hora certa! Hehehe
Bjos!

Ycaro Santana - 24, janeiro 2019 às (00:45)

Já fui resenhista em 2 blogs literários e adorei que você compartilhou dicas para seus leitores, sendo todas elas muito condizentes. É um trabalho e tanto para os iniciantes conseguiram produzir uma boa resenha com uma crítica apurada e uma autenticidade, mas com o tempo pegamos o jeito e se torna incrível. Não se omitir é, para mim, um dos fatos mais preciosos para uma boa resenha.

Claudi - 24, janeiro 2019 às (10:42)

Gostei mesmo dessas dicas. Quero mesmo aprender a trabalhar com muitas espécies de textos e essas dicas eu vou pegar. Realmente pesquisar sobre aquilo que será resenhado, além de trazer mais conteúdo ao texto, também traz mais credibilidade ao que foi publicado.

Angela Cunha - 24, janeiro 2019 às (16:21)

Adoro dica assim! Apesar que sou um fiasco para resenhar algo.rs
Mas sempre fico lendo a respeito, não que tenha vontade um dia de resenhar, mas gosto de aprender.
E como livros já estão assim, nas mãos, fica mais gostoso ainda!
Adorei!!!

Beijo

Jéssica Ribeiro - 27, janeiro 2019 às (21:25)

Oi Aione!
Adorei as dicas. Acredito que sempre rola uma dificuldade e questionamentos na hora de se escrever uma resenha crítica, o que é bem normal. Lembro do tempo de ensino médio, em que um professor pedia: “faça uma resenha crítica”, e ele nem fazia questão de explicar do que se tratava, e lá ia a sala praticamente toda escrever um resumo achando que estava tudo certo.
Recentemente, tenho procurado sempre escrever resenhas dos livros que tenho lido, (mesmo que ninguém os leia) só para praticar um pouco a construção disso e em busca de aprendizados. Acredito que isso é primordial para o crescimento profissional e acadêmico.

RUDYNALVA - 30, janeiro 2019 às (22:05)

Aione!
Gosto muito de postagens no gênero, porque quem tem bolg como nós, acho sempre importante aprender, porque vemos muitas opiniões aleatórias, e saber como realmente é uma resenha crítica, que pode não ser apenas de livro, pode ser de filme também, é muito importante e para mim trouxe conhecimento.
Obrigada.
cheirinhos
Rudy

Lara Caroline - 31, janeiro 2019 às (18:26)

Olá Aione.
Nossa como sofri na faculdade por precisar fazer uma resenha e não saber o que escrever. Eu tenho muita dificuldade em descrever sobre o objeto resenhado e colocar a minha opinião.
Amei as dicas!
Beijos

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício