Já se viu pela experiência de precisar fazer uma resenha crítica, mas sem saber por onde começar? Que tal, então, conferir algumas dicas que podem te ajudar?

Foto: Pixabay
Primeiramente: o que é uma resenha crítica?
Segundo o site Projeto Acadêmico, uma resenha:
“É um texto elaborado com o intuito de apresentar ou mesmo descrever um produto, uma obra literária ou científica, dando um parecer favorável ou não a ele.”
Dessa definição, pode-se perceber dois elementos principais: uma resenha deve apresentar um produto como um todo e deve trazer uma opinião sobre ele. A partir daí, seguem algumas dicas de como elaborar o texto.
Defina o objetivo da resenha
Nem toda resenha crítica tem o mesmo objetivo, justamente porque cada resenha se destina a um público diferente. Se você fará uma resenha para um trabalho acadêmico, ela deverá conter elementos que uma resenha para um blog de entretenimento, por exemplo, não necessariamente conterá. Portanto, saiba para quem você está falando para determinar o que é relevante incluir no seu texto.
Resenha não é resumo
A resenha, mais do que resumir uma obra, deve conter o que a estrutura. Se estamos falando de um livro, não basta contar sua história de forma condensada; é necessário abordar seus mais diversos elementos: narrativa, personagens, temáticas etc. Contar a sinopse não revela o que alguém encontrará na leitura, já que a experiência é muito mais ligada aos elementos estruturais do que à ideia geral da história em si. Entretanto, a forma e a profundidade com que cada resenhista abordará os tópicos dependerá do objetivo geral da resenha crítica, como dito acima.

Foto: Pixabay
Não se omita
Se, por definição, uma resenha transmite a impressão do resenhista, é necessário haver um espaço no texto para a exposição dessa opinião. O ideal é que a apresentação dos elementos do produto resenhado seja feita de forma imparcial; contudo, a relação do resenhista com eles é sempre pessoal e, portanto, é quando se torna necessária a manifestação de sua opinião.
Atenha-se ao mais relevante
Independentemente de seu público-alvo, uma resenha crítica é um texto objetivo. Assim, vá direto ao ponto tanto quanto possível para que seu texto seja claro e conciso.
Traga informações extras
Para que uma resenha crítica seja mais completa, é interessante realizar uma pesquisa sobre o produto resenhado. Muitas vezes, há informações externas a ele que podem complementar aspectos citados no texto.
Esta postagem é um publieditorial. O texto foi preparado pela blogueira e as imagens foram retiradas de um banco de imagens gratuito.
Oi Aione!
Amei as dicas!! <3
Eu gosto de escrever resenhas dos livros que leio, mais para registrar minhas experiências de leitura. Esse ano resolvi começar a publicá-las no Skoob, não só para compartilhar minha opinião, mas também para ganhar mais confiança na minha escrita. E essas dicas vieram na hora certa! Hehehe
Bjos!