[Resenha] Amor Verdadeiro na Livraria dos Corações Solitários - Annie Darling | Minha Vida Literária
25

abr
2018

[Resenha] Amor Verdadeiro na Livraria dos Corações Solitários – Annie Darling

Título: Amor Verdadeiro na Livraria dos Corações Solitários
Título original: True Love at the Lonely Hearts Bookshop
Autor: Annie Darling
Tradutor: Cecília Camargo Bartalotti
Editora: Verus
Número de Páginas: 336
Ano de Publicação: 2018
Skoob: Adicione
Compare e compre: AmazonAmericanasSaraivaSubmarino

Este é mais um romance delicioso da série A Livraria dos Corações Solitários, sobre a vida dos funcionários da livraria, um “alegre bando de desajustados”, que por uma razão ou outra desistiram do amor e, ainda assim, o encontram quando menos esperam. É uma verdade universalmente conhecida que uma mulher solteira, em posse de um bom emprego, quatro irmãs mandonas e um gato carente, deve estar em busca do seu verdadeiro amor. Será? Verity Love — fã de carteirinha de Jane Austen e uma introvertida em um mundo de extrovertidos — está perfeitamente feliz sozinha, muito obrigada. E seu namorado fictício, Peter Hardy, é muito útil para ajudá-la a escapar de eventos sociais indesejados. Mas, quando um mal-entendido a obriga a apresentar um total estranho como namorado para suas amigas, a vida de Verity de repente se torna muito mais complicada. Uma namorada fictícia também pode ser bem útil para Johnny. Indo contra todos os instintos de Verity, ela se deixa convencer a fazer uma parceria com ele para um único verão recheado de casamentos, aniversários e festas no jardim, com apenas uma promessa: não se apaixonarem um pelo outro. Mas isso não tem nem chance de acontecer, pois Verity jurou nunca mais ter um namorado, e o coração de Johnny já tem dona…


No segundo livro da série A Livraria dos Corações Solitários, Annie Darling se supera: Amor Verdadeiro na Livraria dos Corações Solitários, publicado no último mês pela Editora Verus, é ainda mais cativante e prazeroso do que seu antecessor.

Verity Love já teve sua cota de relacionamentos. Após seu único (e desastroso) namoro, ela chegou a conclusão de que está melhor sozinha e não pretende repetir a experiência. Para evitar que seus amigos continuem tentando encontrar um par para ela, Verity inventou Peter Hardy, um oceanógrafo com quem, supostamente, ela vem saindo há seis meses. Porém, em uma situação inesperada, ela conhece Johnny, que acaba a convencendo de que um relacionamento de mentira entre eles pode ser bastante conveniente para ambos. Mesmo reticente, Verity embarca na farsa. Afinal, nada de ruim poderia acontecer em apenas um verão… ou não?

Assim como no primeiro volume, a narrativa de Amor Verdadeiro na Livraria dos Corações Solitários se dá em terceira pessoa. De maneira leve e divertida, especialmente pelas várias passagens de humor sutil inseridas nos momentos exatos, somos conduzidos aos desejos e medos da protagonista de maneira a rapidamente nos sentirmos próximos dela. Há ironia em suas observações e esse tom tanto faz da leitura cativante quanto remete à própria narrativa da obra frequentemente citada na trama: Orgulho e Preconceito, de Jane Austen.

O clássico, inclusive, é quase uma personagem secundária na história, sendo fundamental na maneira de como Verity lida com as situações que a cercam e também importante no desenrolar de algumas passagens do enredo. Se em A Pequena Livraria dos Corações Solitários acompanhamos uma grande variedade de títulos de ficção romântica sendo citados pela protagonista — o que encanta leitores do gênero —, no segundo volume da série o foco fica basicamente em Orgulho e Preconceito, com passagens do romance presentes em cada abertura de capítulo e também ao longo da narrativa como um todo. Aos fãs de Austen, como no meu caso, desbravar seu livro talvez mais conhecido por meio da visão de Verity é, sem dúvidas, uma experiência deliciosa. Afinal, podemos nos encantar pela história em si da protagonista e também por sua paixão pela de Lizzie e Darcy, além de termos a chance de mergulhar um pouco mais na obra de Austen.

Além desses elementos, o próprio enredo de Amor Verdadeiro na Livraria dos Corações Solitários me conquistou ainda mais do que com o livro anterior, talvez pelo fato de eu ter gostado mais desse casal. Se no primeiro tive sérias ressalvas com o mocinho especialmente por sua arrogância e atitudes machistas, a relação desenvolvida entre Verity e Johnny me ganhou. Acima de tudo, há um laço de companheirismo entre eles, o que muito me agrada, além de que cada um carrega sua própria bagagem emocional. Annie Darling foi feliz na maneira de apresentar as motivações de Verity e Johnny para evitarem se envolver um com o outro, tanto por nos fazer sentir empatia pelos personagens quanto pela criação em si do romance. A história entre eles é daquela que nasce aos poucos e nos faz torcer especialmente para que enxerguem o que já está completamente óbvio para nós.

No resumo, Amor Verdadeiro na Livraria dos Corações Solitários superou minha experiência, que já havia sido positiva, com A Pequena Livraria dos Corações Solitários pela maneira de como me envolveu e me proporcionou uma leitura gostosa e cativante. O livro é sem dúvidas recomendando aos fãs da série e também aos que gostam do gênero, mas acabaram se decepcionando com o primeiro. Se você ainda não leu nenhum dos dois, é possível ler as histórias separadamente, já que focam em personagens distintas. Contudo, se você pretende ler ambos, o ideal é seguir a ordem para evitar spoilers do primeiro, já que as personagens dele aparecem novamente aqui. De qualquer maneira, é uma leitura recomendadíssima para quem procura uma história prazerosa, leve e despretensiosa, que também é um manifesto de defesa à ficção romântica: em ambos volumes, Annie Darling nos lembra que não há inferioridade nesse gênero simplesmente pela matéria que ele aborda. Nada como nos entretermos e nos lembrarmos de que não há problema algum em fazermos as leituras que nos agradam, não é?

AS CAPAS DA SÉRIE LONELY HEARTS BOOKSHOP





Deixe o seu comentário

9 Respostas para "[Resenha] Amor Verdadeiro na Livraria dos Corações Solitários – Annie Darling"

Evandro - 25, Abril 2018 às (21:37)

Eu ainda não conhecia a série, mas acho que já fui conquistado pelo cenário, ambiente e narração. Parece um livro divertido e muito gostoso de ler. Gostei e fiquei curioso com essa ironia inserida no tom da autora contar a estória, afinal alguns enredos em 3ª pessoa às vezes se coloca tão distante da trama que parece fria e desconectada. A capa é muito charmosa. Outro ponto interessante é a citação de obras famosas. Dica anotada!

Responder

Daiane Araújo - 26, Abril 2018 às (05:29)

Oi, Aione.

Bom, acho que esse tipo de mentira/acordo selado, costuma não dá certo, e já vi que tudo isso vai desenvolver em ambos, sentimentos verdadeiros com o passar do tempo.

Responder

Rayme - 26, Abril 2018 às (13:07)

Aaah, no primeiro livro eu tbm não gostei muito do mocinho no começo, mas depois ele ganhou meu coração ♥ hahaha
Sabia da importancia que Orgulho e Preconceito ia ter neste livro, mas não sabia que seria tanta assim :O
Estou mega curiosa para ler este segundo livro. Eu amei o primeiro, gostei muito da escrita da autora. Só o fato de ser em terceira pessoa me desagradou um pouquinho, mas ainda assim achei incrível!

Responder

Anna Mendes - 26, Abril 2018 às (16:44)

Oi Aione!
Amei sua resenha!
Estou simplesmente apaixonada pelas capas dos livros desta série!
Gostei muito da premissa deste segundo volume! Parece ser uma história muito envolvente, leve, gostosa e divertida.
Li Orgulho e Preconceito no ano passado e acho que isso tornaria a leitura de Amor Verdadeira ainda mais prazerosa, como você comentou. E é claro que uma história que tem como pano de fundo uma livraria tem poucas chances de dar errado, não é mesmo? Hehehe
Enfim, fiquei muito curiosa para começar a ler essa série e pretendo fazer isso nos próximos meses 🙂
Bjos!

Responder

Micheli Pegoraro - 28, Abril 2018 às (16:29)

Oi, Aione,
Sou apaixonada pelas capas dos livros dessa série, sem falar nas premissas né? Quem é que não ia ficar encantada em ler um livro que traz uma história que se passa em uma livraria? Ainda mais com um enredo repleto de referências literárias ♥
Li o primeiro volume e adorei, apesar de também ter tido um probleminha com o mocinho no inicio da história. Mas ainda bem que ele se redimiu haha.
Estou super animada em saber que nesse segundo livro a história é ainda mais cativante e gostosa de acompanhar, com um casal que conquista o leitor logo do inicio. Adoro quando o romance vai sendo construído aos poucos, e me encanta saber que a história da Verity e Johnny começa com um laço de companheirismo, um relacionamento de conveniência que já sabemos como termina.
Amo Orgulho e Preconceito, então estou ansiosa para ler as passagens do clássico em cada inicio de capítulo e também as citações no decorrer da narrativa.
Beijos

Responder

Catarina Pinheiro - 29, Abril 2018 às (21:38)

Oi Aione!
Ai se citou Jane Austen e lembra não tem como não ser boooom.
Parece um livro bem leve e divertido para ler, vou procurar o primeiro pra ler e acompanhar a série.
Bjs

Responder

Ana I. J. Mercury - 30, Abril 2018 às (14:32)

Aiii adoro as capas dessa série!
E a Verity parece ser muito fofa e engraçada!
Achei interessante ela inventar que tem um namo kkkkkkk
E falarem bastante sobre Orgulho e Preconceito também, já que é um dos meus livros preferidos da vida!!
Já quero!
bjsss

Responder

suzana cariri - 30, Abril 2018 às (14:33)

Oi!
Quero muito ler esse livro assim como toda a serie, gostei muito da ideia da serie e a historia da Verity me conquistou, gostei muito desse cuidado da autora em temos um romance gradativo, já na resenha estava torcendo muito para esse casal e esse parece um daqueles livros leves e gostosos de ler, ele já esta na minha lista de leitura !!

Responder

Dandara Machado - 04, Maio 2018 às (22:45)

Com esse romance tão leve, divertido e agradável estou conseguindo, pela primeira vez em muito tempo, me desligar do mundo exterior e de meus problemas … Estou amando!

Responder

Últimas Resenhas

Minha Vida Literária • todos os direitos reservados © 2018 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por