[Resenha] Depois daquele verão — Carley Fortune - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
26

abr
2023

[Resenha] Depois daquele verão — Carley Fortune

Uma garota e um garoto passam as férias juntos e pensam um no outro quando estão separados: é assim que muitos amores da adolescência começam. Anos depois, essas lembranças só trazem dor para Percy. Ela nunca teve a chance ― ou a coragem ― de se abrir com Sam, seu melhor amigo e primeiro amor, sobre o motivo de ter magoado seu coração. Ao voltar a Barry’s Bay para o funeral da mãe de Sam, Percy tem a chance de se reencontrar com a inocência do passado, quando planos eram feitos e mergulhos no lago nunca eram temidos. Mas pode ser também a oportunidade para corrigir um erro que fez vidas antes conectadas tomarem direções opostas e refazer laços que pareciam desfeitos para sempre. Depois daquele verão é um romance sobre amor, amizade, e, acima de tudo, sobre amadurecer e ser capaz fazer as pazes com o destino. Uma história emocionante que fará você pensar nas escolhas que fez… e nas pessoas que deixou para trás.

 

Ficha Técnica: Depois daquele verão

Título: Depois daquele verão
Título original: Every summer after
Autor: Carley Fortune
Tradução: Erika Nogueira Vieira
Editora: Buzz
Número de Páginas: 288
Ano de Publicação: 2022
Skoob: Adicione
Compre: Amazon

 

Resenha escrita

Depois daquele verão é o romance de estreia de Carley Fortune, que trabalhou como editora em diversos veículos de imprensa de prestígio do Canadá. Traduzido por Erika Nogueira Vieira, foi publicado no Brasil pela editora Buzz.

Quando adolescente, Percy passava os verões na casa do lago de seus pais. Lá conheceu Sam, que se tornou seu melhor amigo e primeiro amor. Já adulta, ela recebe o telefonema do irmão de Sam, avisando que a mãe deles faleceu. É quando Percy é forçada a encarar o passado e relembrar o que originou as dores que carrega até o presente.

Narrado em primeira pessoa por Percy, Depois daquele verão alterna os capítulos entre sua vida adulta e sua juventude, reconstituindo os anos e os verões na casa do lago. Dessa maneira, embora o livro tenha um tom adulto, ele também apresenta uma atmosfera juvenil, sobretudo por abordar temáticas comuns à adolescência, como transformações corporais, despertar da sexualidade e as primeiras paixões. Nesse ponto, aliás, o livro é muito feliz, uma vez que não subestima nenhum desses aspectos, retratando muito bem uma fase na qual os sentimentos são intensificados pela falta de maturidade emocional, que está sendo aos poucos adquiridas, e pela efervescência dos hormônios, uma combinação que resulta, muitas vezes, em decisões precipitadas e em emoções à flor da pele.

Carley Fortune desenvolveu muito bem as personagens e as circunstâncias nas quais interagem, de maneira que não apenas nos sentimos próximos delas como vamos compreendendo as camadas do que está sendo contado, algo essencial para a reviravolta da história. Aliás, o grande segredo de Depois daquele verão pode ser polêmico. Na minha experiência, demonstrou sua maestria. Em primeiro lugar, eu esperava por algo no patamar de uma grande tragédia — e não é o caso. Ao encontrar um acontecimento comum, o romance ludibriou minhas expectativas. Mais do que isso, deu ares ainda mais humanos à história. Ao finalizá-la, minha sensação era a de que ela poderia ter acontecido com qualquer pessoa, e tal efeito só foi possível pela excelente construção prévia das personagens e da relação entre elas. Percy e Sam são o mundo um do outro, e quando esse mundo é destruído, as marcas que ficam em cada um são profundas e duradouras.

Além da história em si ter me cativado, Depois daquele verão me proporcionou uma leitura fluida e deliciosa. A atuação de Carley Fortune como editora foi essencial para a maneira de como ela estruturou o enredo, mas suas memórias de juventude também em uma casa do lago transmitiram ao livro a atmosfera perfeita de nostalgia e acolhimento. Também, o retrato das emoções é muito vívido, de maneira que senti cada frio na barriga que é parte da experiência de se apaixonar.

Para quem procura um romance gostoso de ler, com personagens tão bem construídas que parecem reais, e que mescla drama, sensualidade e um ar juvenil, Depois daquele verão é a recomendação perfeita.

Resenha em vídeo






Deixe o seu comentário

Uma resposta para "[Resenha] Depois daquele verão — Carley Fortune"

Monique larentis - 29, abril 2023 às (14:53)

Eu não sei porque quando olhei a capa achei que era suspense kkkk. A mistura do presente e passado as vezes me confunde nas leituras, mas fiquei curiosa com esse romance 🙂

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício