Título: Arrabal e a Noiva do Capitão
Autor: Marisa Ferrari
Editora: Novas Páginas
Número de Páginas: 368
Ano de Publicação: 2014
Skoob: Adicione
Orelha de Livro: Adicione
Compare e Compre: Buscapé
Giordano e Giuseppe são idênticos na aparência, mas suas almas não poderiam ser mais diferentes. O bravo Giordano é o capitão-chefe da Guarda Real. Giuseppe é um ator de coração puro e alegria contagiante que viaja com sua trupe para se apresentar nas praças e castelos da região. De caráter inflexível, Giordano tem como sua maior missão proteger o Rei. Por sua vez, o sonhador Giuseppe deseja escrever uma peça de teatro com diálogos, o que seria uma inovação para a época. Embora não sejam propriamente amigos, os dois irmãos vivem uma espécie de acordo de cavalheiros, respeitando o espaço um do outro e lidando com o delicado estado de saúde de sua mãe. Até que a formosa Luigia acaba com a paz da família Romanelli. Arrabal e a Noiva do Capitão nos transporta para a incrível Nápoles do século 18, magistralmente reconstruída por Marisa Ferrari. Uma história que resgata a magia do teatro e nos convida a compreender a beleza que existe nas contradições.
O livro Arrabal e a Noiva do Capitão é de autoria da carioca Marisa Ferrari e narra a história de dois irmãos gêmeos: Giuseppe, conhecido como Arrabal, e Giordano. Cada um deles resolveu seguir um caminho diferente em suas vidas; enquanto o primeiro é o líder de um grupo de teatro itinerante, o outro ocupa uma das mais altas patentes do exército do reino, e é o grande orgulho de seu pai. Separados por interesses divergentes e opiniões contrárias, os gêmeos não mantinham nenhum contato, até que surge uma linda mulher que poderá mudar totalmente a vida desses dois irmãos. A história se passa em Nápoles no século XVIII e trás como plano de fundo todo o encanto da região italiana.
Apesar de demorar um pouco para me envolver com a história, devido ao fato de ainda estar me familiarizando com os personagens e com a escrita da autora, a partir do sexto capítulo em diante não conseguia mais me desprender da leitura. Isso porque a autora começa a desenvolver sabiamente diálogos riquíssimos em torno de todos os personagens presentes no enredo. Desse modo, a trama foi ficando cada vez mais interessante e arrebatadora. A narrativa em terceira pessoa mostra uma escrita bem trabalhada e madura. O livro é dividido em vinte e três capítulos muito bem desenvolvidos e alinhados. A linguagem é típica da época em que se passa o enredo e a autora mescla em determinados diálogos algumas frases em italiano, mas que não atrapalham o ritmo de leitura, mas sim, a meu ver, só a enriquece.
Apesar de o livro girar em torno desses dois irmãos e o amor em comum que sentem pela mesma mulher, ele levanta também uma série de questões, principalmente sobre as escolhas que fazemos em nossas vidas e as consequências que elas podem trazer. Fala um pouco sobre os mundos que os dois irmãos escolheram para seguir, então, vez por outra, há menções à arte, poesia e teatro, como também, à situação política do reino e do contexto histórico da época. Mas a história de amor também merece destaque: com diálogos de tirar o fôlego e personagens que nos envolvem por completo, o mais difícil é escolher um preferido ou torcer por apenas um deles.
E para terminar com chave de ouro, a autora elaborou um fechamento incrível para essa história, um final surpreendente, inteligente e incrivelmente satisfatório. Para quem gosta de um bom romance com bastante conteúdo e desencadeamentos, essa certamente é uma boa opção. A boa notícia é que, ao que tudo indica, a história vai virar minissérie! Produzida pela TV Globo, a ideia é adaptar o romance para o Brasil da virada do século XIX para o século XX, segundo as Notícias da Semana.
Oi, Clivia!
O livro parece ser muito bom, com diálogos riquíssimos (o que amo) e usando uma linguagem da época, eu acho até engraçado às vezes, rsrsrs. Que bom que nos faz refletir e traz um pouco do que esses dois irmãos trabalham, ótimo pra aprender. E quem não gosta de finais incríveis?
Ansiosa pra ver a adaptação e ler o livro!
Ótima resenha! Abraços!