Agora é a vez da paraense Sthefany Gentil escrever sobre o livro que mudou a vida dela. Na coluna, nossa leitora fala do fofíssimo livro do Nicholas, Um amor para Recordar, descrevendo a sua história com o livro e explicando o motivo pelo qual ele é tão especial. E tem como uma história de amor não se tornar especial com Sparks? Vocês já sabem a resposta! Como disse a Aione Simões, “para escrever romances sinceros assim, não basta entender de escrever. É preciso entender de amar”.
Título: Um Amor Para Recordar
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 184
Ano de Publicação: 2011
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Buscapé
“Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.”
“Um livro que realmente muda as nossas vidas é aquele que modifica o jeito da gente olhar o outro e ouvir. Por isso, quero compartilhar com vocês a minha história relacionada ao livro que mudou a minha vida. A obra que vos falo é bem conhecida por todos como “Um Amor Para Recordar”, do meu preferido Nicholas Sparks, narrado pelo Landon, um dos personagens principais.
Nesse livro grandioso, mas que é bem pequeno, eu aprendi muita coisa legal. Dentre elas, o poder de uma amizade verdadeira, que depois pode virar amor; a importância do perdão como prova absoluta de amor verdadeiro. Porque só ama de verdade aquele que perdoa.
O livro fala de uma jovem chamada Jamie, muito amada pelo pai, que conhece aos poucos um garoto rebelde e muito popular, Landon. Eles se aproximam por meio de uma peça na escola e logo se apaixonam. Infelizmente, ela tem uma doença muita grave. Quando cheguei nessa parte foi muito triste. Chorei! Lembrei que havia uma pessoa na minha família que estava com uma doença terminal… Ela já morreu faz 10 meses, mas nunca conseguirei esquecer.
Esse livro mudou a minha vida porque me ensinou justamente a perdoar. Perdoei aqueles que me fizeram mal e dei uma segunda chance a alguém que é muito especial pra mim hoje.
Acontece que conheci meu, hoje noivo, na escola. Eu o ignorava de todo jeito, chamava-o de nerd e caolho. Às vezes até o constrangia na frente das pessoas. Sim, eu era ruim! Quando entrei na Faculdade e meus pais se separaram, tudo ficou mais difícil, pois tive que trabalhar para pagar a faculdade e ainda guardava mágoa de meu pai. Mas adivinha quem estava me recrutando? O menino que eu humilhava! A sorte era que a concorrência não era tanta e o nerd que eu humilhava era profissional. Ele me escolheu.
Com a convivência passei a admirá-lo, porque ele me ensinou tudo que sei de RH hoje. Ele deixou tudo pra lá, me perdoou. Mas eu não me perdoei. Quando me descobri apaixonada por ele tomei uma decisão. Tinha que pedir perdão por tudo que o fiz passar. E assim fiz. Começamos a namorar e ele com o coração bom deixou tudo pra lá.
Quando conheci esse livro percebi que a gente não pode desmerecer o outro ou humilhar quem quer que seja, pois o mundo é uma bola e quem está em cima hoje amanhã pode estar por baixo. É um livro lindo e tocante, me emocionou do começo ao fim. Graças a Deus no meu caso não teve a história da doença, mas isso deu um quê de adrenalina ao livro.”
Curiosidades
- Foi o 3º livro escrito por Nicholas Sparks e o 8º de ficção mais vendido no Brasil em 2011 (59 mil exemplares);
- A protagonista Jamie foi inspirada na irmã caçula do autor, Danielle Sparks, acometida pela leucemia e que veio a falecer um ano após a publicação do livro;
- Para quem não sabe, o livro virou filme quatro anos depois da publicação da obra. Com direção de Adam Shankman, a trilha sonora é lindíssima;
- Falando em filme, o livro foi o segundo do autor a ser adaptado para o cinema;
- Há muitos questionamentos sobre o final do livro. Uns acham que a mocinha, Jamie, realmente morreu. Já outros afirmam que aconteceu um milagre e ela foi curada. Opiniões a parte, postamos uma matéria no blog sobre isso, não deixem de acessar aqui.
Para participar da coluna, envie um email para contato@minhavidaliteraria.com.br ou acesse o formulário de Contato do blog, com o assunto Participação na coluna: “O Livro Que Mudou A Minha Vida”.
Sthefany você me emocionou com suas palavras e com a mudança que o livro trouxe para sua vida, pra falar a verdade nunca li um livro do Tio Nicholas, eu sei uma vergonha, já assisti o filme Um amor para recordar e chorei como todo mundo, mas nunca senti o impulso de ler o livro, como senti hoje. É lindo ver como um livro pode mudar a vida de uma pessoa, e graças a você vou ler Um amor para recordar, depois de tudo que eu li na coluna, fico me perguntando, porque ainda não li esse livro!
Obrigada por dividir sua história. 😉