[Resenha] Poseidon - Anna Banks - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
10

abr
2014

[Resenha] Poseidon – Anna Banks

Título: Poseidon
Autor: Anna Banks
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 288
Ano de Publicação: 2014
Skoob: Adicione
Orelha de Livro: Adicione
Compare e Compre: Buscapé

Além da beleza fora do comum, com seu cabelo quase branco e seus olhos cor de violeta, Emma chama a atenção por ser um pouco desajeitada. Ela não se sente muito à vontade em lugar nenhum… e não sabe que sua misteriosa origem é a fonte dessa sensação. Galen, príncipe dos Syrenas, vasculha a terra procurando uma garota especial, capaz de se comunicar com os peixes — e que poderá salvar seu reino. Quando ele se encontra com Emma, a conexão é imediata: embora não saiba, Emma parece ter o dom que Galen procura. Mas, então, por que ela não conseguiu salvar sua melhor amiga do ataque do tubarão? Cabe ao príncipe convencer a teimosa Emma a enfrentar sua real natureza e aceitar o desafio. E nada pode impedi-lo de alcançar seu objetivo.


 

Embora Emma viva na terra como uma garota comum que estuda, tem amigos e todo o cotidiano de uma jovem da sua idade, ela não sabe, mas tem o Dom de Poseidon, um reino nas profundezas do mar.
Galen, o príncipe desse reino, descobre o dom de Emma e que ela é essencial para garantir e proteger as futuras gerações do seu povo. Além disso, ele se vê totalmente conectado à garota quando a encontra, e se aproxima dela de todas as formas possíveis, inclusive matriculando-se na mesma escola que Emma.
Enquanto Galen, além de lindo, é amigo, protetor e charmoso, Emma é durona, teimosa e tem uma personalidade um pouco mais difícil, principalmente quando começa a descobrir os seus dons através do convívio com Galen. Sua beleza incomum – com cabelos quase brancos e olhos cor de violeta – chama a atenção e transmite uma áurea de mistério em torno da moça.
A narrativa do livro é um pouco diferente, pois foi feita de duas formas: quando gira em torno de Emma, é em primeira pessoa; já em torno de Galen, é feita em terceira. No começo pode parecer um pouco confuso, mas não atrapalha na compreensão da história. É uma leitura fluida e rápida, que conseguiu prender minha atenção do começo ao fim.
Apesar de ser um bom livro, ele tem alguns pontos fracos e acredito que poderiam ter sido mais bem explorados. Como, por exemplo, o lado mitológico do enredo – o diferencial do livro – foi se perdendo nos clichês de um triângulo amoroso, de um romance complicado e cheio de impedimentos e de outros fatos comuns a qualquer história juvenil e que não necessariamente tinha haver com Syrenas, reinos encantados e príncipes. Além disso, Emma poderia ser bem menos chata do que é em quase toda a narrativa. Há, também, um acontecimento muito triste no inicio do livro e que, a meu ver, ficou sem resolução, não compreendi o real sentido e necessidade desse fato ter ocorrido.
Como esse livro é o primeiro de uma série, é compreensível que fiquem alguns pontos em aberto, acredito que os outros venham com as resoluções e fechamentos das problemáticas que ficaram pendentes.  Algumas lacunas, apesar de terem me incomodado um pouco, não me fizeram perder o interesse pela trama, mantive um ritmo de leitura rápido e envolvente.
 O fato de haver pitadas de humor, principalmente em relação aos costumes diferentes entre humanos e Syrenas, foram muito bem introduzidos pela autora e é um ponto positivo da trama. Os personagens também são bacanas e, além disso, ficou o gostinho de quero mais em relação à história dos Syrenas.
 Portanto, a história, apesar de seguir o roteiro de um Young Adult comum, ao mesmo tempo tem uma simpatia que deve se explicar tanto pelo carisma da maioria dos personagens como pelas expectativas que a autora vai criando no leitor em relação aos mistérios que permeiam o Reino de Poseidon. O leitor ficará, no mínimo, curioso pelo desenvolvimento da trama, principalmente depois que se deixar envolver pelo charme que a história traz. É uma leitura leve, agradável e que desperta nossa curiosidade e interesse pela continuação.




Deixe o seu comentário

3 Respostas para "[Resenha] Poseidon – Anna Banks"

Raquel Machado - 10, abril 2014 às (19:48)

Oi flor,
Estou com esse livro aqui em casa espero conseguir ler ele logo e espero ficar curiosa como você apesar dos pontos que você levantou.
Beijos
Raquel Machado
Leitura Kriativa

Alice Aguiar - 11, abril 2014 às (04:54)

eu gostei desse livro. não vejo a hora de ler o próximo!

Seguindo o Coelho Branco

Lindsay Leão - 11, abril 2014 às (14:36)

Oi Clívia,
Nossa, que legal esse livro! Já quero começar a ler essa série tipo, agora! kkkk
Gostei dos personagens, Emma parece mesmo ser uma moça muito forte e destemida, e Galen, bom, eu preciso ler o Galen! rsrsrs
Parabéns pela resenha!
Beijos

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício