[Resenha] Simplesmente Ana - Marina Carvalho - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
23

jul
2013

[Resenha] Simplesmente Ana – Marina Carvalho

Título: Simplesmente Ana
Autor: Marina Carvalho
Editora: Novas Páginas
Número de Páginas: 304
Ano de Publicação: 2013
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Buscapé

Imagine que você descobre que seu pai é um rei. Isso mesmo, um rei de verdade em um país no sudeste da Europa. E o rei quer levá-la com ele para assumir seu verdadeiro lugar de herdeira e futura rainha… Foi o que aconteceu com Ana. Pega de surpresa pela informação de sua origem real, Ana agora vai ter que decidir entre ficar no Brasil ou mudar-se para Krósvia e viver em um país distante tendo como companhia somente o pai, os criados e o insuportável Alex. Mudar-se para Krósvia pode ser tentador — deve ser ótimo viver em um lugar como aquele e, quem sabe, vir a tornar-se rainha —, mas ela sabe que não pode contar com o pai o tempo todo, afinal ele é um rei bastante ocupado. E sabe também que Alex, o rapaz que é praticamente seu tutor em Krósvia, não fará nenhuma gentileza para que ela se sinta melhor naquele país estrangeiro. A não ser… A não ser que Alex não seja esta pessoa tão irascível e que príncipes encantados existam. Simplesmente Ana é assim: um livro divertido, capaz de nos fazer sonhar, mas que — ao mesmo tempo — nos lembra das provas que temos que passar para chegar à vida adulta.

Sabe aquele livro que você começa a ler despretensiosamente e, então, não quer mais largar? Foi essa a minha experiência com Simplesmente Ana.
Sendo sincera, nos primeiros capítulos, achei a história bastante semelhante a O Diário da Princesa, então acabei ficando curiosa para ver como se daria seu desenrolar. O que achei interessante é que a própria autora inseriu essa semelhança indiretamente na história ao colocar Ana, a protagonista, comparando tal momento de sua vida com o da personagem de um livro americano adolescente lido por ela. Passado esse início, ficou nítido o rumo próprio que a história tomou.
Não apenas com uma narrativa extremamente fluida e gostosa de acompanhar, típica dos chick-lits, Marina Carvalho também criou cenários e personagens encantadoras. Como não sentir vontade de conhecer a Krósvia e suas paisagens belíssimas? E como não se apegar ao rei Andrej, à Karenina e Irina e, principalmente, ao Alex? Todos esses fatores aliados à sensação de “conto de fada” que rodeia o enredo contribuíram para tornar o livro cativante, capaz de transportar o leitor para outro mundo do qual ele não desejará sair tão cedo.
Embora o que mais tenha me agradado no livro tenham sido o divertimento e o prazer por ele proporcionados durante a leitura, Marina também inseriu, no enredo, a temática da autodescoberta e, consequentemente, do autoconhecimento, uma vez que Ana, ao entrar em contato pela primeira vez com um lado seu jamais imaginado, acaba por iniciar uma jornada para entender quem ela é por completo. Ainda assim, o livro não se torna profundo por isso – inclusive por não ser essa sua proposta – e sua leveza continua sendo uma de suas características mais marcantes.
Também, as diversas referências presentes ao longo da narrativa foram um adicional muito bem vindo. Me deliciei ao ver Sophie Kinsella e Meg Cabot serem citadas dentre os tantos autores, bem como Pedro Bandeira e a queridinha série Os Karas que tanto me alegrou em minha pré-adolescência, além das citações musicais. Foi impossível não sentir vontade de ouvir Bom Jovi no momento em que finalizei a leitura, e, para falar a verdade, durante a leitura, já que não tardei a colocar In These Arms como trilha sonora para ler uma importante cena da história.
Foram poucos os pontos que, para mim, poderiam ser ressalvados. Talvez, por estar desnecessariamente condicionada a O Diário da Princesa no início, custei a aceitar que Ana já havia passado da adolescência e ficava imaginando que ela fosse mais nova do que realmente é, o que foi um deslize meu e não do livro. Outra questão foi referente à aceitação de Ana sobre a omissão de sua mãe a respeito de sua paternidade. Para algo que havia sido tão importante em sua infância, achei que sua aceitação foi rápida demais, ainda que tenha sido explicado o porquê disso. Contudo, entendo também que provavelmente não era a intenção e o foco da autora se estender demais nessa temática, de forma que seria desnecessário se aprofundar nela.
De um modo geral, Simplesmente Ana é o típico livro capaz de proporcionar uma leitura gostosa, agradável e rápida, ainda que você possa querer diminuir o ritmo da leitura para aproveitá-la por mais tempo, e que dificilmente não arrancará suspiros quando for finalizada. Um conto de fadas moderno, daqueles que te faz sonhar acordado durante e após a leitura.

 





Deixe o seu comentário

45 Respostas para "[Resenha] Simplesmente Ana – Marina Carvalho"

Luana Machado - 23, julho 2013 às (13:12)

Me apaixonei por esse livro e se tornou facilmente um dos meus preferidos. Muito amor <3
bjs

Mileidi - 23, julho 2013 às (13:16)

Eu acho que a modelo da capa parece demais com a Kristen Stewart! ^^

Marcelo Lima - 23, julho 2013 às (13:18)

Esse é um livro que eu quero ler , mas sabe quando tem uma avalanche de livros que eu quero ler ainda mais ? Pois é , tomare que eu me envolva quanto vc se envolveu 🙂

Lucas Kammer Orsi - 23, julho 2013 às (13:19)

Mi, não li ainda, mas tenho certa curiosidade. Li uma resenha que tinha gostado do livro mais ou menos, mas confesso que depois da sua, quero muito ler. As semelhanças com o Diário da Princesa são óbvias, mas como você mesmo destacou, depois a história toma outro rumo, totalmente original. Com certeza na lista dos desejados! o/

Beijos
Lucas
ondeviveafantasia.blogspot.com.br

✿Nessa✿ - 23, julho 2013 às (13:21)

Oi Mi*
Acabei de ler uma resenha deste livro e me deparo com a sua. Preciso já deste livro.
Adoro livros do gênero, contos de fadas, e ao saber que o livro é bom só aumento minha curiosidade.
De início este livro não chamou minha atenção, mas agora preciso já dele.

Beijinhos*

Lucas Goulart Duarte - 23, julho 2013 às (14:10)

Não foi a primeira vez que li uma resenha desse livro, mas dessa vez foi quando eu fiquei mais curioso pela leitura.
A capa é muito bonita e a modelo até parece as Kristen Stewart hahah

Marina Carvalho - 23, julho 2013 às (16:44)

Aione, amei, amei, amei. S2
Muito obrigada pelo carinho.
Beijos,
Marina Carvalho

Pah - 23, julho 2013 às (17:29)

Oi super gêmea, você e a Ká estão me deixando doida por esse livro. Acho as comparações com o livro da Meg válidas, mas é bacana ver que a história é mais que isso.
Eu adoro livros com ligações musicais, já vou pegar essa do Bon Jovi pra me preparar para a leitura, rsrs

Beijos

Pah, Livros & Fuxicos

Ariádne Tamires - 23, julho 2013 às (18:58)

Faz tempo que eu estou apaixonada por esse livro! *-*

Tem post novinho lá no blog, passa lá depois !
Beijos
http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

Luiza V. - 23, julho 2013 às (19:06)

Todo mundo fala tãaao bem desse livro(todo mundo mesmo,tooodos os blog que eu acompanho ka fizeram resenhas,e positivas)e isso é bom né?Uma autora nacional,to curiosíssima para ler,mas ainda náo tive a oportunidade e acho que ainda vai demoraaar…a grana que é boa ta faltando!kkkk beijos linda!!

Gabriela - 23, julho 2013 às (21:07)

Muito bacana a atitude da autora! Acho que quando lemos a sinopse o q pensamos é que justamente é um plágio descarado da Marina, mais uma prova de que não podemos falar de um livro sem ler… Mas o fato é que eu realmente estou precisando dessa leitura agradável, sério *—–*

Pamela Liu - 23, julho 2013 às (22:28)

Ainda não li o livro, mas tenho muito curiosidade para lê-lo. Achei a história bem leve e agradável (realmente lenbra O diário de uma princesa) e acho que leria Simplesmente Ana depois de ler um distopia ou alguma leitura mais pesada.
Adorei a capa!

Naty - 23, julho 2013 às (23:49)

Eu li e adorei. Claro, o livro tem alguns furos e passagens muito rápidas, mas é leve e divertido. Gostei muito da leitura e estou esperando mais livros da autora.

Lindsay Leão - 24, julho 2013 às (00:42)

Oi Mi,

Adorei o enredo desse livro, parece um pouco com aquele filme “O diário da princesa”. Realmente, deve ser o tipo de livro que nos faz sonhar com príncipes e princesas. Que o diga Kate Midleton kkkkk
Beijos

Raquel Machado - 24, julho 2013 às (00:48)

Oi flor,
Estou voltando aos pouquinhos a ativa na internet tem novis no blog e to visitando os amigos novamente…Sabe que estou maluca para ler esse livrooo porque ele me pareceu desde o iinicio parecido com o diario da princesa e bem adorooo essa historia e pelos personagens, enredo e lugares acho que vou adorar…
Bjss
Raquel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com.br

Nessa - 24, julho 2013 às (13:06)

Oi Mi! Adorei a resenha!
Eu não li o diário da princesa, então não saberia comparar, mas que bom que a história tomou seu próprio rumo!
Achei a história fofa, e também diferente de tudo o que eu já li, a protagonista está vivendo literalmente num conto de fadas, quero muito ler pra saber o que vai acontecer com ela nesse “mundo novo”.
Beijos 😉

CMachado - 24, julho 2013 às (13:17)

Olá lindaaa!!
Estou querendo uma leitura assim…
Não tinha ideia, vc me deu mais detalhe já estava muito afim agora então… Descreve a um lugar (Kosvia)como vc tb gosto disso!
Ficar com vontade de conhecer o lugar, as músicas tb…
Bjk e
obrigada pela dica desse livro!!

Michelle Ladislau - 24, julho 2013 às (14:34)

Eu adorei saber que Ana descobre que o pai é rei e ela terá que aprender as coisas do seu povo, parece ser um livro bem divertido.

bEIJINHOS

Ruti - 24, julho 2013 às (14:43)

Esse é um dos livros nacionais que eu estou mais ansiosa pra ler. Nunca li o Diário da Princesa, então para mim não fara tanta diferença. E me parece ser muito bom pelo que li em sua resenha. Adoro esses “contos de fadas” moderno. 🙂

beth - 25, julho 2013 às (00:06)

Sou apaixonada por esse livro. Já perdi as contas de quantas resenhas que li sobre ela. Mais cada vez que leio, fico mais encantada e cheia de vontade de ler. Ainda estou na expectativa de ler. Amei.

suzy pat - 25, julho 2013 às (00:08)

Quando li a sinopse achei sinceramente que era quase uma cópia do livro O diário da princesa, depois de ler sua resenha me interessei mais pela leitura, percebi que o livro tem sua própria história apesar da semelhança.. Adorei a resenha!!

Thami Medeiros - 25, julho 2013 às (01:54)

Estou ansiosa pra ler esse livro, e a resenha só fez aumentar essa ansiedade, acho que a semelhança com O Diário da Princesa é um toque a mais, afinal a serie foi/é um sucesso e a Meg é maravilhosa.
E eu costume ler ouvindo música ou com a tv ligada em friends, rs. Na verdade não tem nada como uma playlist com as suas músicas queridinhas, e com uma trilha sonora dessa fica ainda mais encantador. Quando o livro te dá essas possibilidades de conhecer novas músicas ou novas obras é sensacional.
Sem falar que ADORO chick-lits !

Tâmara Moya - 25, julho 2013 às (02:17)

Oi flor
Simplesmente Ana parece ser um livro leve e encantador, que te faz rir, suspirar…FANTASIA doce sem ser enjoativa.
Acredito que Simplismente Ana é um conto de fadas muito divertido, com personagens bem elaborados que nos encanta do começo ao fim!
Tem romance cheio de clichês e humor, divertido e sem grandes dramas.
Quero muito ler
Bjus

Danyelle Willane - 25, julho 2013 às (02:50)

Eu ainda não conhecia essa autora, mas ela parece ser incrível e sua resenha só me deixou com vontade de ler esse livro.

Aline Gonçalves - 25, julho 2013 às (21:25)

Quando li a sinopse do livro também tive a sensação de ler O Diário da Princesa, mas fico muito feliz que o livro seja bom e autêntico. Sem contar que é uma obra nacional e que me deixa muitooo curiosa para ler e saber mais sobre ele.

Beijos!

Naah doida - 25, julho 2013 às (22:43)

Gente eu tbm achei a modelo parecida com a Kristen Stewart kkkkk
Em pensar q eu quase comprei esse livro =@
tomara q ainda esteja em promoção aqui na livraria na minha cidade..kkk
Parece bem legal e como eu ainda não li o Diário da Princesa vai ser novidade a história =D
Bjoos!

Tarcila Lima - 26, julho 2013 às (05:39)

Aione acabei de fazer resenha deste livro e como disse nela: ele é bom, despretensioso e divertido, mas piegas.
Mas é uma boa leitura de certa forma.
Beijo

Baiana Literal
http://tharcilalima.blogspot.com/

Thaynara ribeiro - 26, julho 2013 às (12:24)

Eu ganhei esse livro e estou bem ansiosa para ler!!!
Gostei muito dá resenha e espero gostar do livro também!!!

Eva Munhoz - 27, julho 2013 às (12:19)

Amei sua resenha!!!Já tinha lido sobre esse livro e sempre comentários positivos.Fiquei encantada pela capa,é simplesmente linda.Estou muito curiosa para lê-lo,e se eu fosse a Ana não pensaria duas vezes em ir embora com “papai”.bj.

Joiciane - 27, julho 2013 às (22:30)

Essa capa é mesmo linda… e ao ler sua otima resenha, a vontade de lê-lo aumenta…
Mais um motivo pra me aprofundar nas leituras de livros nacionais…

bjss

aline cristina - 28, julho 2013 às (22:13)

Parece ser um ótimo livro, a trama é bem interessante..
Quem nunca quis ser filha de um rei e herdeira do trono?
Um conto de fadas moderno.. adorei..
A capa é linda, ja adicionei a minha lista de leitura..

Aline Dias - 29, julho 2013 às (10:47)

Oie Mi esse livro esta em primeiro lugar na minha lista de desejados, todas as resenhas que li sao positivas, e ja escutei duas opinioes comparandi ele com o diario da primcesa mais depois ele acaba tomando seu proprio rumo! Como sempre bela resenha Mi!Bjs

Lili - 31, julho 2013 às (00:37)

Eu fiquei simplesmente apaixonada pelo livro através tua resenha. Ele parece ter muita coisa para me encantar, principalmente por essa viagem literária. E eu achava que era uma história ‘romance histórico’ normal pela capa e pelo título.

Definitivamente eu estou ficando agoniada com esse meu atraso de leitura dos blogs, ando perdendo algumas coisas boas.. Mas eu vou por em dia minha leitura do ‘minha vida’ ao menos, até o fim de semana.

Beijos
liliescreve.blogspot.com

Cibele Santos - 31, julho 2013 às (20:08)

Otimo livro,quando li a resenha achei interessante.

Ademar Júnior - 02, agosto 2013 às (04:21)

Oi Mi,
Confesso que esse não foi um dos que mais me chamou a atenção quando a Novo Conceito lançou, mas como todo mundo vem falando muito bem da escrita da Marina, acho que vou dá uma conferida, logo depois de adiantar alguns mais urgentes da minha lista.
A premissa parece interessante, embora eu ache que o romancezinho não venha a ser um atrativo para mim! rsrs
Beijão

Manu Hitz - 03, agosto 2013 às (16:39)

Amei sua resenha. Apesar do enredo sem maiores pretensões além da diversão, sua observação sobre o encontro de Ana consigo mesma, através da descoberta de sua origem, é um ponto forte da leitura. Mesmo que esteja nas entrelinhas.
Já pensou que loucura essa reviravolta que a vida dá? Acordar princesa um belo dia? Imagino que não serão só boas surpresas nesse novo caminho, tudo tem um ônus nessa vida!

Vanilda - 04, agosto 2013 às (14:22)

Eu não li Diário da Princesa, então não consegui fazer essa ligação entre as histórias. Também comecei a ler sem grandes pretensões e gostei muito do enredo. Gostei das referências musicais e literárias com as quais eu me identifiquei e me senti bem próxima dos personagens. Foi uma boa experiência essa leitura!

Gabriella Alvim - 06, agosto 2013 às (03:10)

Também não li Diário da Princesa, então não tenho como comparar. Esse livro me conquistou totalmente, estou bastante curiosa com ele, parece ser uma história bem legal, com um enredo fascinante

Shadai Vieira - 06, agosto 2013 às (23:37)

a capa é linda, apesar de a Ana parecer muito a Kristen Stewart hehehe já a história parece ser bem romântica, gostosa para o público feminino se apaixonar e entrar na pele da protagonista. já eu leria com certo distanciamento, ou posso me surpreender e realmente gostar.

Kaoanne Tiburcio - 07, agosto 2013 às (03:01)

A capa é muito perfeita *-*
Estou muito curiosa pra ler (;

sara - 09, agosto 2013 às (01:45)

quero mt ler

Brunno Cesar - 09, agosto 2013 às (19:07)

Depois da sua resenha o Livro entro pra minha lista de livros, e olha que minha temática é mais aventura… Não sou muito de ler livro brasileiros, mas irei dar uma chance para esta autora, pois pelo visto o livro tem um ótimo padrão de leitura, e se for como você descreveu, uma leitura fluida, mas muito emocionante!

PS: Parabéns pelo blog! Você poderia postar uns contos seus no Blog aposto que faria sucesso, observando a maneira de como você faz a suas resenhas, pois escreve tudo de um jeito interessante e empolgante!

Minha Velha Estante Adriana Roque - 18, agosto 2013 às (21:37)

Livro realmente delicioso de ser ler, daqueles de vc não conseguir largar enquanto não termina. E essa tal de Krósvia, hein? Que vontade de ir lá e assistir o show do Bon Jovi junto com a Ana. Romance leve, gostoso, que dá vontade de estar no lugar da protagonista.

Parabéns pela resenha e pelo blog!

adriana medeiros

minhavelhaestante1.blogspot.com

Alessa - 13, setembro 2016 às (11:38)

Este livro pareca ser realmente interessante. Seu blog é ótimo.
abibliotecadesonhos.wordpress.com

Jhenifer - 31, janeiro 2019 às (10:15)

Me apaixonei pela leitura mas por mim eu teria mudado um pouco o final eu amo um draminha mas ela sair as pressas da Krósvia e não tenta nem ver o lado do Alex me desapontou bastante mas mesmo assim é um livro incrível e que merece muitos prestígios

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício