[Resenha] O Projeto Rosie - Graeme Simsion - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
16

jul
2013

[Resenha] O Projeto Rosie – Graeme Simsion

Título: O Projeto Rosie
Autor: Graeme Simsion
Editora: Record
Número de Páginas: 320
Ano de Publicação: 2013
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Buscapé

Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso (inclusive para a prática de exercícios físicos antes de dormir) e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontra-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o projeto Esposa Perfeita, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida. Mas quando Don conhece a jovem Rosie ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado… e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro.

O Projeto Rosie, do australiano Graeme Simsion, poderia facilmente se enquadrar como Lad Lit, subgênero dos chick-lits nos quais os protagonistas são homens. O divertidíssimo enredo conta não apenas com humor, mas também com romance e questionamentos de uma mente masculina nada convencional.
O livro, em minha opinião, pode ser resumido em uma palavra: Don. Ele não é simplesmente o protagonista responsável pelo desenvolvimento do enredo, ele é a essência de toda história. A narrativa, em primeira pessoa, possibilita que enxerguemos os fatos como Don e, assim, fica possível compreender sua falta de tato não como grosseria, como poderia ser erroneamente interpretada em uma narrativa em terceira pessoa, mas como resultado de sua inabilidade social. Foram muitos os momentos em que me diverti com sua ingenuidade em não perceber comentários ricos em sarcasmo, por exemplo, ou com sua interpretação literal de diversas expressões.
De fato, a história não seria possível ser como é caso Don não tivesse as características que Simsion atribuiu a ele. Assim, achei o desenvolvimento do enredo bastante original, ainda que possa ser visto como a famosa fórmula do “Cavaleiro” salvando uma “Donzela” – considerando-se, obviamente, que tanto o “Cavaleiro” quanto a “Donzela” estão bem longe de seguirem os padrões tradicionais de personagens idealizados, da mesma maneira que nenhum dos dois, em um primeiro momento, seria considerado perfeito para o outro. Rosie está longe de ser ideal para Don, conforme o questionário por ele criado para encontrar a “Esposa Ideal” e, se não fossem os seus traumas, não haveria um motivo para Don se interessar em ajudá-la e, dessa maneira, dar prosseguimento à história. E apenas alguém como Don para tornar possível as situações em que os dois acabam por viver.
Ao mesmo tempo em que achei a trama previsível em alguns pontos – o romance, por exemplo, e uma importante questão sobre Don, revelada apenas no final, mas que já compreendi no início da história -, fui bastante surpreendida em outros. Em certo momento, a história tomou um rumo completamente inesperado por mim e conseguiu me surpreender ainda mais com o desfecho.
Acredito que parte da surpresa foi possível por uma pequena artimanha por parte do autor: ao não revelar algumas informações específicas sobre determinados personagens, permitiu que o leitor deduzisse, por si só, alguns dados sobre eles. Assim, quando Simsion finalmente descreveu algo não dito anteriormente, foi que compreendi ter sido induzida ao erro. Há a possibilidade de eu ter perdido tal informação durante a leitura por não tê-la julgado relevante, mas não acredito que tenha sido o caso, até porque retornei ao início do livro para ter certeza de que ela não havia sido dada – o que me faz crer se tratar, de fato, de ter sido essa a intenção do autor.
De um modo geral, a leitura não foi apenas engraçada como também gostosa de ser feita. Achei a escrita do autor bastante fluida e isso, também, foi um importante fator para o envolvimento com o livro. Aos que gostam de histórias bem humoradas, fofas e com personagens memoráveis, O Projeto Rosie é uma ótima opção. Don Tillman e seus hábitos um tanto quanto peculiares merecem ser conhecidos!




Deixe o seu comentário

24 Respostas para "[Resenha] O Projeto Rosie – Graeme Simsion"

Rodrigo Lessa ® - 16, julho 2013 às (15:31)

Nossa! Gostei desse livro, mais um desejado por mim! Espero lê-lo logo! Gostei do que o professor faz, da ideia dele hehe. Lembrei até um pouco de Teorema Katherine, mas só um pouco rs. Assimilei projeto – anagrama, só msm. Parece ser bem interessante, pois ele cria esse projeto procurando uma mulher, que bacana isso! E ainda esse teste aqui ahahahaa Capa super fofa tbm!

✿Nessa✿ - 16, julho 2013 às (15:34)

Oi Mi*
Esta é a segunda resenha que leio deste livro e você aumentou mais minha curiosidade.
Ainda não li chick-lit por homens, aliás eu pouco leio livros com o protagonista homem, acho que já está na hora.
Gostei muito de sua resenha, o livro parece ser gostoso de ler.

Beijos*

Geovanna Ferreira - 16, julho 2013 às (15:40)

Nossa, que legal Mi, me chamou a atenção, parece tão diferente dos chick lits que a gente tá acostumada Me lembrou um filme super querido por mim, O espelho tem duas faces, onde um prof de matemática põe um anúncio no jornal procurando uma companheira que tem que ser pHd em alguma coisa, e detalhe, ele não quer nenhum contato físico, nem beijo! Isso não dá certo né, nem precisa dizer, eu adoro o filme! Me surpreendeu!
Já ouviu falar??

Garota das Letras – http://garotadasletras.blogspot.com.br

Lucas Kammer Orsi - 16, julho 2013 às (17:44)

Mi, é a segunda resenha desse livro que leio essa semana. Estou ficando bem curioso pela leitura! o/ Não conhecia o gênero Hen Lit, e estou disposto a conhecer. Só acho que, já que é um livro protagonizado por um homem, a capa poderia ser menos feminina. Mas no mais, com certeza está na lista de desejados!

Beijos
Lucas
ondeviveafantasia.blogspot.com.br
P.S: ouvi boatos de que esse livro viraria filme, mas não tenho certeza…

Lucas Goulart Duarte - 16, julho 2013 às (21:26)

Gostei muito dele 🙂 achei que ele é um romance bem diferente dos que eu costumo ver por ai. Espero lê-lo logo.

Gabriela - 16, julho 2013 às (22:43)

Não faz meu tipo de livro, pode parecer bobagem, mas só de olhar eu não gostei. Vi a capa, li a sinopse, mas não gostei. Talvez seja bacana para outras pessoas, eu mesma não quero ler *–*

Luiza V. - 16, julho 2013 às (23:57)

Gosto de romance e tal…mas não simpatizei!Apesar de ter lido boas criticas até agora não estou com o MINIMO interesse de conferir a trama,me parece chatinha e parada,talvez seja apenas impressão minha,mas fazer oq? :/ E também tem isso de o protagonista ser homem,li apenas 2 livros assim e não curti,os pensamentos femininos são mais bem desenvolvidos nos livros kkkkk e também mais românticos, mais sonhadores,mais fantasiosos…curto mais u.u
Beijocaass

May {Maccky} - 17, julho 2013 às (00:31)

Nossa não sabia que este livro era um chick-lit e confesso que não me interessava porque tinha uma ideia de livro chatinho, sério demais sabe….
MAS eu vi tanta gente falando dele do twitter e agora sua resenha Aione… Fiquei bem curiosa e com certeza vou anotar o nome para uma compra futura. ^^
Gosto muito de chick-lit e não vou perder este livro. =D

Beijocas e parabéns pela resenha, ficou linda e bem sincera. *-*

Maay

Mari ♥ - 17, julho 2013 às (00:52)

Oi Mi,
Ah esse livro tem uma capa linda demais, só pela capa já fiquei doida pela leitura, recebi o livro na semana passada e vou começa-lo a ler, pelo jeito vou ama-lo, adoro livros bem humorados, sou fã de chick-lit, como sempre uma resenha ótima.
Beijos

Mari – Stories And Advice

Pamela Liu - 17, julho 2013 às (01:00)

É a primeira que leio sobre esse livro e me interessei muito por ele. Parece ter uma narrativa leve e engraçada e gostaria de ver a visão dos homens de como um relacionamento é desenvolvido.
Achei a capa bonitinha, gostei da letra utilizada no título.

Naty - 17, julho 2013 às (04:03)

Eu quero muito ler esse livro. Adorei essa indução ao erro que o autor criou, tem que ter muita habilidade para fazer algo assim.
Gostei também pq a estória parece muito original, o que me deixa muito curiosa para ler.

Alice Aguiar - 17, julho 2013 às (07:56)

cra definitivamente esse livro está na minha lista de futuras aquisições <3

Joiciane - 17, julho 2013 às (22:14)

Oi Mi, ótima a sua resenha, fiquei muito curiosa pra ler o livro pela maneira como vc descreveu a escrita do autor… e o tema tem td pra ser engraçado mesmo, espero conseguir conferir em breve.

beijooos.

Naah doida - 18, julho 2013 às (18:30)

Oi Mi, adorei sua resenha, estava lendo e acho q até me identifico com o personagem (não muito social, faz td planejado…) e quando isso acontece me da vontade de ler, mas aí eu lembrei q tinha feito o teste pra saber se eu seria uma boa ‘companheira’ (esta lá no face da editora) e pelas perguntas eu não tinha gostado nada nada desse cara (nós não seriamos um belo casal..kkkk), agora só lendo pra saber…

Ahhh e Hen Lit não é uns dos meus gêneros favoritos (aff um diário masculino?¬¬) kkkk.
Bjooos!

Aline Gonçalves - 18, julho 2013 às (23:45)

Como você citou acima o livro parece bem peculiar e diferente de algo que eu tenha lido. O Marketing da editora foi muito bom e acredito que todo mundo ficou ansioso.
Sem contar que a diagramação é maravilhosa, pois estava namorando ele hoje na livraria.
Beijos!

Luna A.H. - 18, julho 2013 às (23:59)

Oi Oi Aione!
Não conhecia o livro, mas achei bem interessante.
Li poucos livros do genero Hen-Lit e pela tua resenha acredito que esse deve realmente ser um livro bem interessante.
Gostei bastante dos comentários, e a tua resenha como sempre esta impecavel.
Tem promoção no meu blog, se puder aparecer por lá agradeço a visita e se gostar participa, será ótimo!

Beijos da Lua =*
http://www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

Hannah Monise - 20, julho 2013 às (04:14)

Estava querendo este livro desde que soube do lançamento dele, e com essa resenha ainda mais.
Amei a sua resenha, Mi! E quero muuuuito ler este livro. Primeiro, porque seria legal ler um chick-lit – amo livros com humor -, e segundo, porque amo romance, né?
Espero que em breve eu já o leia!

Beijos,
Hannah – Secrets of Book.

Lindsay Leão - 24, julho 2013 às (00:49)

Oi Mi,

Que máximo esse livro! Confesso que não conhecia o gênero Hen lit e achei super interessante!
Fiquei louca para conhecer o Don Tillman e conferir o humor do autor Graeme Simsion nesse livro que parece ser mesmo hilário!
Beijos

Ruti - 24, julho 2013 às (14:59)

Adorei a resenha, e também adoro livros de romance. Já escutei vários comentários sobre esse livro, e estou louca para poder lê-lo. 🙂

Thaynara ribeiro - 26, julho 2013 às (12:02)

Eu estou muito curiosa com esse livro!! Parece ser super fofo e divertido!!
Confesso q amo quando o livro é narrado pelo homem, me interesse por esse subgenero!!
Espero ler o livro em breve!!

Ademar Júnior - 02, agosto 2013 às (03:25)

Oi Mi,
Recebi esse livro também, a princípio me pareceu alguma coisa relacionada com o chick-lit mesmo, mas como não sou por dentro do gênero não consegui identificá-lo como o tal hen lit.
Bom, ainda não o li, mas eu fiquei curioso pela leitura, não pela capa, nem pela sinopse, mas porque me atrevi a ler as 03 primeiras páginas. Achei a escrita bem fluida e divertida. O Don me pareceu um pouco o Sheldon Cooper, pelo seu sistematismo tão metódico, rsrsrs… Super me identifico.
Vou ler em breve!
Ademar Júnior
http://coolturalblog.wordpress.com/

Planet Pink - 12, agosto 2013 às (00:37)

Este comentário foi removido pelo autor.

Planet Pink - 12, agosto 2013 às (00:39)

Desejando muito esse livro, Mi! <3
Ele parece ótimo e super divertido, fora que a ideia é bem original.
E ainda mais por ser um homem como personagem principal de um chick-lit e acho que nunca li um assim.

Bejinhos

Aline - 29, julho 2014 às (15:49)

Olá!
Achei seu livro em busca de umas resenhas para complementar meu blog, e estou colocando o link das postagens lá como devido crédito, ok?
A partir de agora irei segui-las e sim, é um excelente trabalho 😉
Beijos

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício