[Resenha] Encontros no parque — Hilary Boyd - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
06

out
2022

[Resenha] Encontros no parque — Hilary Boyd

Em mais de trinta anos de casada, Jeanie sempre foi uma esposa amorosa e mãe dedicada. E agora é avó – com muito orgulho. Ela se considera feliz, apesar de George, o marido, ter passado a dormir em outro quarto há vários anos, sem lhe dar qualquer explicação.
Certo dia, enquanto leva a neta para passear no parque, Jeanie conhece Ray, que está ali também na companhia do neto. Ray parece ser tudo o que George não é: compreensivo, bom ouvinte, alguém com quem ela consegue se abrir e ser sexy. De repente, Jeanie se sente atraente de novo e, sem querer, apaixona-se perdidamente. Ela sabe muito bem que sua nova paixão ameaça tudo o que construiu ao longo dos anos, mas sente que vai ser difícil abrir mão dela. Será que Jeanie teria a coragem necessária para mergulhar no turbilhão de um novo romance e de uma paixão avassaladora a essa altura da vida?

 

Ficha Técnica

Título: Encontros no parque
Título original: Thursdays in the Park
Autor: Hilary Boyd
Tradução: Eliane Fraga
Editora: Record
Número de Páginas: 336
Ano de Publicação: 2014
Skoob: Adicione
Compare e compre: AmazonAmericanasSubmarino

 

Resenha: Encontros no parque

Encontros no Parque é o romance de estreia de Hilary Boyd, publicado originalmente em 2011. No Brasil, saiu pela editora Record em 2014, com tradução de Eliane Fraga. Através de uma escrita leve e fluida, o romance contemporâneo se destaca por trazer uma protagonista de 60 anos se apaixonando enquanto enfrenta problemas no casamento.

Jeanie sempre foi mãe e esposa amorosa e dedicada. Apesar de seu marido ter deixado de dormir no mesmo quarto que ela há dez anos, sem maiores explicações, ela se considera feliz. Então, quando conhece Ray e seu neto, que brinca no mesmo parque em que ela leva a neta, Jeanie se apaixona e se permite questionar aspectos da vida que, até então, deixava de lado.

Hilary Boyd tem uma escrita ágil, direta e objetiva. Dessa maneira, a leitura de Encontros no Parque é bastante fluida, daquelas que viramos inúmeras páginas quase sem dar conta. Aliado a isso, a autora constrói bem as personagens e os dilemas enfrentados sem perder o ritmo. Ainda que não traga uma história com extrema profundidade, as questões abordadas, bem como as dicotomias de seus protagonistas, pairam sobre a obra e ficam com o leitor, convertidas em interessantes reflexões.

O livro explora questões como identidade, etarismo e a cobrança de papéis sociais sobre as mulheres. Não é uma história cheia de reviravoltas externas, mas me deixou angustiada em diversos momentos pela luta de Jeanie em ser ouvida. O que principalmente observamos é como a protagonista é, a todo momento, diminuída ante os interesses alheios, de forma que seus próprios desejos e capacidades não são respeitados. Ela é vista pelos papéis que exerce, não pelo ser completo que é, e a nova paixão é uma maneira de não só romper com essas imposições, mas de Jeanie encontrar em si algo que é ela, que é dela.

A partir disso, Encontros no Parque traz as dificuldades das personagens secundárias que, com suas qualidades e defeitos, apresentam bagagens próprias, tornando toda a situação mais complexa. Definitivamente, esse não é um livro sobre certo ou errado, mas sobre como há nuances entre cada espectro. E, embora seja uma leitura que permita reflexões sobre diversas questões morais, é, também, um romance delicado e sensual, como as melhores histórias de amor devem ser.

No geral, me encantei com Encontros no Parque, sobretudo como a autora humanizou as personagens e trouxe reflexões importantes com leveza, sem deixar de entregar uma bonita história de amor — e que ganha mais força por demonstrar que não há idade para acontecer. Vale dizer que o eBook está disponível no Kindle Unlimited, e fica o aviso de possível gatilho para relato não gráfico de abuso infantil.





Deixe o seu comentário

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício