[Resenha] A Destinada - Paula Ottoni - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
04

set
2012

[Resenha] A Destinada – Paula Ottoni

 

Título: A Destinada
Autor: Paula Ottoni
Editora: Publicação Independente
Número de Páginas: 400
Ano de Publicação: 2012
Skoob: Adicione
Compre: Site da Autora

Eliza Stewart tem um dom incomum. Ela é vidente. Sempre fez parte de sua vida salvar as pessoas com quem se preocupa, prevenindo acidentes e inconveniências que pré-visualizou em sua mente. Mas nada nunca se comparou ao tipo de visões que começa a ter aos dezoito anos, numa noite em que “vê” um rapaz sendo sequestrado de um trem. Os dois passam a ter “encontros” em sonhos, totalmente reais, ocasiões em que ele diz que será assassinado e ela é a única que pode impedir essa tragédia. Agora Eliza precisa reunir coragem, fugir de casa e sair em uma viagem incerta para tentar salvar essa vida e, quem sabe, recuperar seu grande amor.

Conheci o trabalho de Paula Ottoni através da leitura de Uma Princesa em Meu Lugar e já havia admirado a narrativa da autora. Com A Destinada, posso dizer que minha admiração cresceu.
 Houve um nítido crescimento na escrita de Paula. A autora visivelmente tem jeito com as palavras, a leitura reflete uma escrita feita de maneira confortável, por alguém que tem a habilidade de escrever. Isso já era visível em seu outro livro, mas A Destinada demonstra que a prática só leva a resultados ainda melhores.
Apesar de só ter lido esses dois trabalhos da autora, talvez já tenha identificado um padrão: o gosto de Paula por misturar a primeira com a terceira pessoa em sua narrativa. Nos dois livros, essa estrutura está presente e isso me agradou porque é, também, um hábito meu. Não sei se é o caso da autora, mas, falando por mim, gosto dessa mistura porque cada tipo se adapta melhor a certas situações, há coisas que só são permitidas por meio da primeira pessoa e vice-versa.
Sobre a história em si, achei original, ainda que não totalmente desprovida de clichês – o que não é uma crítica, ainda mais por gostar de clichês, quando bem aproveitados. Paula uniu pitadas de suspense, sobrenatural, aventura e uma ótima dose de romance para criar a história e foi feliz nessa mistura.
Alguns pontos não me convenceram totalmente. Em determinado momento, há o surgimento de um romance. Porém, achei que tudo aconteceu muito rápido, que foi muito curto o espaço de tempo para a intensidade e a aceitação desses sentimentos. Também, com relação a parte do mistério, houve uma atitude do “vilão” que não fez muito sentido para mim, ainda que tenha sido necessária para outras partes do enredo acontecerem.
Ainda, achei também que faltou uma maior conexão entre passado e presente sobre a questão da vidência da protagonista. É dito no livro que ela sempre teve as visões, contudo, em certa parte da história (não é um spoiler), ela se depara com um antigo diário de sua infância e não há citação alguma dessas visões. Acredito que, se ela sempre teve essas visões e elas a perturbavam tanto, deveria haver pelo menos alguma menção a isso, como uma demonstração de uma de suas preocupações. É claro que nem todas as páginas do diário foram lidas e mostradas ao leitor, mas acho que teria sido interessante a menção desse fato nesse momento.
Embora alguns pontos tenham ficado um pouco vagos ou não tão convincentes para mim, a leitura foi bastante agradável! Mesmo com essa pitada do sobrenatural, o que poderia me desmotivar já que não sou a maior fã do gênero, li com um bom ritmo e um bom envolvimento, gostando do que lia. Essa pitada não torna a história sobrenatural, apenas essa questão da vidência assim poderia ser classificada. De resto, tudo pertence ao mundo em que vivemos. Agradeço à autora pela possibilidade da leitura e a parabenizo por seu trabalho, com certeza terei curiosidade de ler suas futuras obras! Indico o livro a todos que buscam por uma leitura leve, agradável e jovial!




Deixe o seu comentário

13 Respostas para "[Resenha] A Destinada – Paula Ottoni"

Sammy - 04, setembro 2012 às (18:49)

Fiquei curiosa a respeito desse modo que ela mescla a narrativa em primeira e terceira pessoa, e claro a estória me parece ser bem diferente e envolvente, mesmo tendo alguns pontos desfavoráveis, acho que será uma leitura bastante agradável =D

Bjs

Da Imaginação a Escrita

Lindsay - 04, setembro 2012 às (22:01)

Oi Mi,

Ficou linda a resenha. Eu não conhecia o trabalho da autora Paula
Ottoni e confesso que achei “A Destinada” bem interessante.
Também gostei de saber do diferencial dela em misturar primeira e
terceira pessoa na mesma narrativa. Quem sabe eu leia algum dia?

Beijos

✿Nessa✿ - 04, setembro 2012 às (22:56)

Oi Mi*
Eu participo do book tour do primeiro livro, mas ainda não o li.
Pelo que vc diz este livro parece ser interessante, mas no momento não me despertou curiosidade para ler.

Bjinhs*
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/2012/09/resenha.html

Sofia - 04, setembro 2012 às (23:14)

Oi Mi! Primeiramente que eu amo essa capa “cabelos ao vento”, haha, muito linda!
Tenho vontade de conhecer o trabalho da autora mas a oportunidade nunca surgiu! Ótima resenha ‘rosa’!

Beijos!!

Lili - 04, setembro 2012 às (23:31)

Mi, confesso que não me convenceu. Talvez um dia, mais por causa da sua resenha que me deixou com um certo instigamento. Ainda assim… não me ganhou o livro.

liliescreve.blogspot.com

Sonia - 04, setembro 2012 às (23:37)

È bom quando lemos um livro agradavel. Claro, nem sempre gostamos de tudo que lemos, mas o importante que mesmo assim ela conseguiu passar o seu trabalho.

soniacarmo
retalhosnomundo.blogspot.com.br

Paula Ottoni - 05, setembro 2012 às (01:05)

Obrigada pela resenha, Aione! Gostei sim! 😉 É sempre bom saber as diferentes opiniões sobre seu livro, e obrigada pelos elogios! Fico feliz que a leitura tenha agradado.
Sobre escrever em primeira e terceira pessoa, concordo totalmente com você que cada situação, ou cena, ou mesmo livros inteiros “pedem” certa perspectiva de narração, tem que ver o que se quer ou não mostrar ao leitor naquele determinado caso.
Mais uma vez obrigada por ter incluído A Destinada na sua lista de leitura, e por ele estar nessa semana (nacional) tão especial!

Beijos,
Paula

Movidos por Palavras - 05, setembro 2012 às (14:37)

Eii Aione,
Nunca li nada dessa autora,mas adorei a capa desse livro,e amei,amei e amei a sinopse.Sua resenha ficou perfeita,adorei ela, A Destinada parece ser muito bom,depois da sua resenha,ja esta na minha lista de leitura.
Beijos
Joyce

Raquel Machado - 06, setembro 2012 às (00:50)

Oi Mi,
Não li nada da paula ainda mas espero um dia conseguir ler sinceramente…esse livro parece ser super fofo mas ainda prefiro ler o Uma princesa…bem mais minha cara (cof..cof…ahuhauahua) enfim quem sabe um dia eu consiga ler algo dela mas agora a conteção ta tremenda acabei gastando o que não podia por causa do meu níver….hiihhi…ahhh adivinha li o cinquenta tons de cinza semana passada e digo ohmeudeus…hauhaua…quero ver se lanço resenha dele semana que vem e agora estou lendo predestinados e to amando…adoro mitologia…ihihi + romance pronto já gostei..eheheh
Bjss
Raquel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com/

Danzinha - 06, setembro 2012 às (01:41)

Oii Mi,

A estória parece ser bem interessante, a sinopse é bem legal e a sua resenha me convenceu de que, apesar de todos os pontos negativos, é uma leitura que vale a pena. Assim que me deparar com este livro, pode ter certeza que me lembrarei de você.

Beijos

Amigas entre Livros

Lucas Martins - 10, setembro 2012 às (03:49)

Uma Princesa em Meu Lugar não é um livro que eu precise ler desesperadamente, mas vi na resenha que a autora sabe escrever. E fico muito feliz que sua escrita tenha sido aprimorada com o tempo, pois quanto mais nossos autores mostrarem competência mais reconhecimento terão.
Achei a história desse melhor do que o primeiro livro da autora, então posso me dizer interessado, sim, na leitura. Adorei a capa e tudo mais, só gostaria de saber onde o livro se passa, afinal, o sobrenome da protagonista é estrangeiro.
Beijão!

Planet Pink - 12, setembro 2012 às (02:34)

Oi Mi!!
Nunca tinha visto esse livro. Gostei da capa, mas esse nome me dá impressão de trilogia ou série, será que é o caso?
Achei a história dele bem instigante.
Deve ser uma boa leitura =)

Beijos!

Paula Alarcão - 01, outubro 2012 às (21:38)

show heim!!! estou em Brasilia vou em algum dos lançamentos. Gostei muito do que li até agora. Valeu.

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício