[Resenha] Uma Princesa em Meu Lugar - Paula Ottoni - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
24

jan
2012

[Resenha] Uma Princesa em Meu Lugar – Paula Ottoni

Título: Uma Princesa em Meu Lugar
Autor: Paula Ottoni
Editora: Publicação Independente
Número de Páginas: 324
Ano de Publicação: 2011
Skoob: Adicione
Compre: Site da Autora

Clara, uma estudante de jornalismo, vive sua vida desanimada. Ela não vê nada de empolgante nela, além de se sentir revoltada no mundo que vive, com tantos problemas e desigualdades. Eis que, através de um quadro, ela conhece Sofia, princesa de um reino do século XV e parecidíssima com ela. Como Sofia não consegue voltar pela tela por onde veio, mas Clara sim, as duas decidem trocar de lugar para ver o que acontece. Como seria para Clara viver em pleno século XV e para Sofia, em pleno século XXI?

Li o livro através do Book Tour organizado pela Paula Ottoni, autora de “Uma Princesa em Meu Lugar”. Estava muito ansiosa pela leitura e não me decepcionei.
A história é narrada sob dois pontos de vista: um, em primeira pessoa, por Clara, e o outro por Sofia, em terceira pessoa. Ambas as narrativas se mostraram fluidas e bem estruturadas. Particularmente, preferi a visão em primeira pessoa, uma vez que a autora inseriu mais humor na escrita dessa forma por conta dos pensamentos de Clara. Em alguns momentos me peguei dando boas risadas com eles.
O enredo foi bem bolado. Mais do que as confusões vividas pelas garotas por estarem em épocas diferentes das suas, ambas estão em busca de algo que nem ao menos sabem, vivem uma fase de amadurecimento e valorização. Além disso, gostei da maneira com que a trama foi desenvolvida.
Sobre as personagens, adorei a Clara e não simpatizei tanto com a Sofia. Logo de início, Clara mostra seu descontentamento com as injustiças do mundo e adorei os seus ideais, sem contar que pude compreender a incapacidade por ela sentida frente aos problemas sem aparente solução. Também, ficou claro seu desânimos com a própria vida e o desejo de encontrar um diferencial. Ao trocarem de papeis, Clara tem a  chance de se tornar a garota de atitudes que sempre desejou e ganhou minha simpatia com suas ações. Sofia, por outro lado, não conseguiu me conquistar. Inicialmente, não tinha antipatizado com ela, porém, conforme a história se desenrola, acabei não concordando com as atitudes que tem. A impressão que tive é que ela acabou apenas criando confusão na vida de Clara e, por isso, sentiu falta de sua antiga vida. Enquanto ela se mostrava indignada com o individualismo e egoísmo das pessoas do século XXI, vi ela mesma ter atitudes egoístas e infantis e dizer que os outros é que assim agiam. Dessa maneira, enquanto vi a evolução de Clara, a de Sofia ficou um pouco nebulosa para mim.

Algo também que me incomodou um pouco foi o fato de não ter sentido tanto que a Clara realmente estivesse em outro século. Ainda que o ambiente seja diferente, algumas atitudes e modos das personagens daquela época não me pareceram tão distantes dessa, talvez pela maneira como as falas foram construídas. Também, tive a sensação de as duas terem se adaptado muito bem às épocas vividas, que foram poucas as dificuldades encontradas. A autora coloca sim as duas passando por confusões e sem saberem como agir em determinados momentos, mas em outros parecia ser natural o que estavam fazendo, como se aquilo fizesse parte do dia a dia delas, o que não era o caso.

O final me prendeu completamente à história. Li sem parar, querendo saber o que aconteceria. Fiquei surpresa com alguns acontecimentos, mas acho que não havia como ser diferente. Sem contar que epílogo deixou um cheiro de continuação no ar e, sendo assim, fiquei bem curiosa para saber o que mais a Paula reserva para Clara e Sofia!

De um modo geral, foi uma leitura que muito me agradou. A narrativa me prendeu, a história, ainda que alguns pontos tenham me desagradado, me convenceu e me deixou ansiosa para saber seu desenrolar.  A Paula foi feliz com a escrita de seu livro e recomendo a todos que buscam uma leitura leve e divertida!





Deixe o seu comentário

24 Respostas para "[Resenha] Uma Princesa em Meu Lugar – Paula Ottoni"

Bárbara Murat - 24, janeiro 2012 às (20:59)

A estória desse livro parece ser bem interessante. Tenho curiosidade de ler!
Beijos.

Ceile - 24, janeiro 2012 às (21:07)

Muitas pessoas falam que preferem a narrativa em 3ª pessoa para conhecerem mais o “todo”, mas eu ainda prefiro em primeira, assim conhecemos de fato a personagem que narra, seu jeito, suas “manias”. Isso ficou claro em Calafrio, onde era possível diferenciar os capítulos de Grace e Sam só pela narrativa.
Em terceira pessoa vc não identifica muita coisa e fica mais fácil não simpatizar com os personagens…

Estou curiosa pra ler este livro, já tinha ouvido falar, mas não tinha visto nenhuma resenha…

Um beijo!

gabi - 24, janeiro 2012 às (21:13)

A sinopse já me conquistou muito!! Fiquei morrendo de vontade de ler esse livro. Já entrou na longa lista de livros desejados 🙂
Adorei a resenha.

Gabi

Renata - 24, janeiro 2012 às (23:39)

Já ouvi falar do livro, parece ser muito bom! Achei bem interessante a história ser narrada por dois pontos de vista. Parabéns pela resenha, está ótima.
Aproveitando esse comentário, venho aqui pedir para ser parceira do seu blog! Já estou seguindo.. Eu era do blog Sobre Meus Livros, mais agora tenho o meu próprio blog! Acabei de começar, mais já é um blog! Sobre a parceria, responda no post mais recente lá do blog!
Beijos, Renata =)

diariodeuma-leitora.blogspot.com

Ana L. S. Castro - 24, janeiro 2012 às (23:57)

Oi,

quando li a sinopse não me interessei muito pelo livro, mas a sua resenha me deixou super curiosa pela história.

Parabéns pela resenha.

beijinhos

Vanessa - 25, janeiro 2012 às (00:05)

Já gostei, só de saber que tem uma Sofia que é o nome da minha filha já me conquistou…além de que já ouvi falar bastante sobre ele e o pessoal parece estar gostando do livro.

Vanessa – Balaio

Eduarda Menezes - 25, janeiro 2012 às (03:01)

Também estou participando desse Booktour e espero ler o livro em breve. Realmente já vi outras pessoas falando sobre esse fato de que as duas se adaptaram muito facilmente ao novo cenário e coisas do tipo, mas no geral a história parece ser interessante e divertida! Espero gostar!

Beijos, Mi!

Érica Lopes - 25, janeiro 2012 às (11:46)

Eu já tinha uma resenha, se não me engano no blog da Dri, sobre esse livro.

Realmente ele parece ser bom!
Quero ler, acho que vou gostar…

Beijos, Mi!

✿ Nessa✿ - 25, janeiro 2012 às (13:06)

Oi Mi*
Adorei sua resenha!! Eu tbm estou participando deste book tour e estou anciosa para ler o livro!
Tudo nele me agrada, e acho a capa maravilhosa!!

Bjinhs
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

Esmalte de Morango - 25, janeiro 2012 às (15:39)

Esse livro parece ser bastante bom. Já tinha visto a sinopse e a capa dele, quase me inscrevi no book tour mas acabei nem me inscrevendo.
A história parece ser bem interessante e estou curiosa.

Beijos

Julia G - 25, janeiro 2012 às (16:22)

Oi Mi! Também estou esperando esse livro no BT, mas sou a última do meu grupo 🙁 Estou ansiosa para ler, ainda mais agora que li uma resenha positiva ;D
O que mais me atriu nesse livro foi essa mudança de “papéis”, eu sempre me divirto muito com histórias assim.

Um beijão!

Michelle' - 25, janeiro 2012 às (17:00)

Oi Mi!
Confesso que não tenho tanta vontade de ler esse livro.
Mas das resenhas que eu li, as opiniões foram muito parecidas com as suas.
A maioria prefere a Clara, mas também acha que o modo como agem na época dela parece com a nossa realidade atual.
A ideia é bem legal, das duas trocarem de lugar e explorarem épocas diferentes e tudo mais.
Nem preciso dizer que adorei a resenha porque eu sempre gosto de todas que você escreve! (:
Beijinhos
Michelle, Minha Bagunça

Planet Pink - 25, janeiro 2012 às (18:27)

Achei o livrinho bem com cara de filminho de sessão da tarde! haha

Mas gostei tanto do tema, deve ser bem bacaninha de ler ^^

Beijos!

Lendo e Comentando - 25, janeiro 2012 às (18:57)

Oi Aione! :]

Também estou participando do BT desse livro e a sua resenha é a primeira que leio! Que bom que não se decepcionou, tomara que eu não me decepcione também. Hm, fiquei curiosa pra conhecer Clara e Sofia, mas pelo que você disse acho que vou gostar mais da Clara também, pessoas egoístas nem em livros são toleráveis, rs.
Fiquei bem ansiosa depois de ler a sua opinião! Espero receber o livro logo! 😉

Beijocas,
Amanda || Lendo & Comentando
^_^

Lucas Martins - 25, janeiro 2012 às (20:10)

Hmmmm, acredita que eu não sabia muito do livro?
Fui conhecer o livro lendo algumas resenhas de booktour e etc, mas não sabia muito mesmo…
Achei interessante a ideia do livro, embora seja um pouco clichê. É, eu também entranharia isto de elas estarem tão adaptadas ao outro século…
Eu ganhei um marcador (autografado! *-*) do livro. Mas não curto muito capa… rsrs
Enfim.
Bjão, Mi!

Marcelo Lima - 25, janeiro 2012 às (20:44)

Não sei se ia me agradar não. só muito chato né ? kkk Adorei a resenha mizita !

Mariana Ribeiro - 25, janeiro 2012 às (20:55)

Olá, Mi!!
Não tinha lido comentários positivos a respeito deste livro antes, o que me deixou um pouco receosa em relação a leitura. Mesmo assim, espero poder mudar de ideia quando ver mais resenhas do livro no BT que a autora organizou. Achei interessante a temática, adoro livros que se passem no passado, e saber que tem a questão da viagem no tempo me deixou ainda mais curiosa para conferir de perto as aventuras da protagonista.
Adorei a sua resenha!!
Bjos.

Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Sora Seishin - 25, janeiro 2012 às (22:58)

Oi Mi!
Li a resenha desse livro em outro blog (acho que o This Adorable Thing) que não tinha gostado. E agora você disse que adorou o livro!
Eu gostei da história, acho que iria gostar do livro. Pena que não teve uma caracterização tão grande da época passada, seria uma boa oportunidade para a gente aprender história lendo.
Beijos,
Sora – Meu Jardim de Livros

Raquel Machado - 25, janeiro 2012 às (23:13)

Oi Mi,
Sabe que tenho curiosidade de ler esse livro acho que ia curtir bastante ainda mais nessa fase que me encontro agora de querer leituras mais leves…rsrs…e sendo nacional também achei bem interessante quem sabe não me surgi uma oportunidade ne?
Bjksss
Raquel Machado
leitura Kriativa

Pabline - 26, janeiro 2012 às (00:36)

Desde que vi essa capa e o titulo, fiqeui na maior curiosidade pelo o que se tratava a estória… Fugiu um pouco do que eu imaginava ^^
Que pena que ela pecou pouco na ambientação dos personagens, e nem sempre os personagens conseguem nos convencer completamente, né? Mas tudo bem ^^
Gostei da resenha, gostaria de ter a oportunidade de ler a obra XD
Bjão!

-Amigas Entre Livros-

Lygia Netto - 26, janeiro 2012 às (02:08)

Eu adoro vir ler as resenhas no seu blog pq lemos livros bastante diferentes, né? Vc sempre com livros nacionais e na maioria das vezes, de não-ficção, haha. Queria ter essa disposição que você tem! x)

É sempre bom qnd o livro nos surpreende de alguma forma..que bom que ‘Uma princesa em meu lugar’ foi assim pra vc, apesar de ficar parecendo que vc não curtiu muuuuito! XD

Beijocas!
Lygia

Camila Costa - 26, janeiro 2012 às (03:42)

Oi Aione!
Concordo com os defeitos que você apontou, realmente a questão das épocas ficou meio ruim…
no meu caso eu gostei mais da Sofia do que da Clara kkk

acontece né, beijoos

blogcabelosaovento.blogspot.com

Alinne - 26, janeiro 2012 às (19:29)

Oi Aione.
Gostei da sua resenha e principalmente de saber dos pontos negativos, isso realmente desagrada, mas faz parte né? O bom é que ainda assim você recomenda e se surpreendeu com o final=)
Beijos.

A Leitora - 31, janeiro 2012 às (13:22)

Eu já tinha lido sobre este livro antes, só a sinópse e ja tinha me chamado a atenção.
Acho que quando um livro tem como tema épocas diferentes o autor tem que tomar cuidado na hora dos detalhes que pra gente leitor fazem grande diferença.
Isso foi o que chamou a minha atenção a sua resenha.
A estória parece realmente ser muito boa e cativante.
Espero ter a oportunidade de ler este livro.
Beijokas enormes
Brih
Meu Livro Rosa Pink

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício