[Resenha] Um Novo Capítulo para o Amor — Jenny Colgan - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
13

out
2021

[Resenha] Um Novo Capítulo para o Amor — Jenny Colgan

Zoe é uma mãe solteira que corta um verdadeiro dobrado para sustentar a si mesma e a seu filhinho de 4 anos, Hari. Quando o valor do aluguel de seu apartamento em Londres se torna exorbitante, Zoe fica sem saber o que fazer.
Então, a tia do menino sugere que ela se mude para a Escócia para ajudar a gerenciar uma pequena livraria. Sair de uma cidade em que se sente tão solitária para morar num vilarejo acolhedor nas Terras Altas pode ser a mudança de que Zoe e Hari tanto precisam.
No entanto, ao descobrir que seu novo chefe, o temperamental livreiro Ramsay Urquart, é um poço de hostilidade, e que os filhos dele são mais do que malcriados, Zoe se pergunta se tomou a decisão certa.
Só que o pequeno Hari encontrou seu primeiro amigo de verdade. Além disso, ninguém resiste à beleza do lago Ness brilhando ao sol de verão.
Sem falar que é em lugares assim que os sonhos começam..

 

Ficha Técnica

Título: Um Novo Capítulo para o Amor
Título original: The Bookshop On The Shore
Autor: Jenny Colgan
Tradução: Thalita Uba
Editora: Arqueiro
Número de Páginas: 400
Ano de Publicação: 2021
Skoob: Adicione
Compare e Compre: AmazonAmericanasSubmarino

 

Resenha: Um Novo Capítulo para o Amor

Um Novo Capítulo Para o Amor, de Jenny Colgan, faz parte do mesmo universo de A Pequena Livraria dos Sonhos, porém protagonizado por uma personagem diferente. Com tradução de Thalita Uba e seguindo o estilo das demais obras da autora publicadas pela editora Arqueiro, traz uma leitura leve e divertida, ótima para quem busca relaxar.

Zoe se vê forçada a se mudar com seu filho Hari, de quatro anos, para a Escócia quando o valor do seu aluguel em Londres atinge um patamar exorbitante. Lá, ela tanto será ajudante em uma livraria montada dentro de uma van quanto trabalhará de babá em uma propriedade, cuidando de crianças um tanto quanto mal-educadas.

 Um Novo Capítulo Para o Amor traz uma Introdução de Jenny Colgan, na qual a autora tanto demonstra seu amor pelos livros quanto apresenta a atmosfera divertida da leitura, com comentários bem-humorados no mesmo estilo do humor presente na narrativa. A narrativa, aliás, se dá em terceira pessoa, cujo ponto de vista se alterna entre diferentes personagens. A curiosidade é que, em determinado capítulo, Jenny Colgan se assume como narradora, uma vez que nem sempre a voz narrativa deve ser compreendida como a voz de quem escreve. 

Entre cenários paradisíacos e diversas menções a títulos de livros, Um Novo Capítulo Para o Amor se desenvolve a partir de uma protagonista enfrentando inúmeras dificuldades: a ausência do pai de seu filho, a ansiedade de Hari que o impede de falar, a falta de dinheiro e as complicações durante sua adaptação na Escócia. Jenny Colgan tem um bom equilíbrio entre despertar a compaixão pela situação de Zoe e criar momentos cômicos. Além disso, as personagens são cativantes, de maneira que não é difícil se afeiçoar a elas — inclusive às crianças, com suas traquinagens e respostas atravessadas. Há todo um mistério envolvendo a partida da mãe das crianças, de forma que a autora conduz bem os eventos até o momento da explicação, o que proporciona, também, momentos mais ternos na leitura. Dessa maneira, o romance não é o foco principal da história, ainda que esteja presente e conquiste pela forma como aparece.

Esse foi meu quarto contato com a escrita de Jenny Colgan e, mais uma vez, tive a sensação de não me identificar tanto com ela. Gosto das histórias que ela cria, adoro o humor que ela emprega; contudo, não consigo me envolver como acontece em livros do gênero, e acabo fazendo uma leitura mais picada e mais lenta. Não são histórias que consigo devorar. Em Um Novo Capítulo Para o Amor, especialmente, percebi que a alternância de pontos de vista entre os personagens muitas vezes em um mesmo capítulo travava um pouco a leitura por eu precisar me reacostumar com a mudança de perspectiva. Em geral, prefiro a alternância apenas entre capítulos, e não durante cada um deles.

Assim, Um Novo Capítulo Para o Amor me proporcionou uma leitura leve e relaxante, mas que não se configura entre meus queridinhos do gênero, já que não tenho tanta afinidade com o estilo de escrita de Jenny Colgan. De qualquer maneira, fica a recomendação para quem gosta de romances do tipo — a experiência de leitura é sempre individual, e outras podem ser mais bem-sucedidas do que a minha, que ainda assim foi satisfatória.

AS CAPAS DA SÉRIE Scottish Bookshop





Deixe o seu comentário

Minha Vida Literária

Caixa Postal 452

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2021 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício