[Vídeo Resenha] A Pequena Livraria dos Sonhos — Jenny Colgan | Minha Vida Literária
12

set
2019

[Vídeo Resenha] A Pequena Livraria dos Sonhos — Jenny Colgan

A Pequena Livraria dos Sonhos

Título: A Pequena Livraria dos Sonhos
Título original: The Little Shop of Happy Ever After
Autor: Jenny Colgan
Tradução: Thaís Paiva
Editora: Arqueiro
Número de Páginas: 304
Ano de Publicação: 2019
Skoob: Adicione
Compare e Compre: AmazonAmericanasSaraivaSubmarino

Nina Redmond é uma bibliotecária que passa os dias unindo alegremente livros e pessoas – ela sempre sabe as histórias ideais para cada leitor. Mas, quando a biblioteca pública em que trabalha fecha as portas, Nina não tem ideia do que fazer.
Então, um anúncio de classificados chama sua atenção: uma van que ela pode transformar em uma livraria volante, para dirigir pela Escócia e, com o poder da literatura, transformar vidas em cada lugar por que passar.
Usando toda a sua coragem e suas economias, Nina larga tudo e vai começar do zero em um vilarejo nas Terras Altas. Ali ela descobre um mundo de aventura, magia e romance, e o lugar aos poucos vai se tornando o seu lar.
Um local onde, talvez, ela possa escrever seu próprio final feliz.

Resenha em Vídeo


Resenha Escrita

A Pequena Livraria dos Sonhos, de Jenny Colgan, era o título da coleção Romances de Hoje da editora Arqueiro que eu mais tinha curiosidade de ler: afinal, um livro com comentário de aprovação de Sophie Kinsella na capa e que mescla romance com livros só poderia chamar minha atenção.

Nina Redmond estava muito feliz com sua vida de bibliotecária até descobrir que perderia o emprego, já que a biblioteca da cidade seria fechada. Sem perspectiva de um novo trabalho, ela toma uma decisão inusitada: muda-se para a Escócia, onde compra uma van, e monta sua livraria dos sonhos, conectando livros às mais diversas pessoas.

Preciso dizer que esse foi um livro que me cativou antes mesmo de eu adentrar a história. A Pequena Livraria dos Sonhos começa com uma introdução de Jenny Colgan na qual ela declara seu amor pela leitura através de uma lista muito bem-humorada de lugares ideias para se ler. Seu tom divertido aliado a uma escrita fluida me deu a atmosfera do que eu encontraria na história de Nina — o que de fato aconteceu. 

Em terceira pessoa, a narrativa se desenvolve pela perspectiva da protagonista. Contudo, tanto o desenrolar das situações quanto alguns comentários feitos pela voz onisciente do narrador dão ideia ao leitor sobre o quanto a visão de Nina sobre as pessoas que a rodeiam é limitada — como é a visão de todos nós. Com isso, o que Jenny Colgan faz é demonstrar o quanto não conhecemos de fato aquilo pelo qual o outro passa, e o quanto podemos nos enganar a respeito de alguém. A autora constrói personagens que não são heróis ou vilões, mas figuras dotadas de qualidades e defeitos.

Em relação às ações, A Pequena Livraria dos Sonhos entrega situações diversas, das mais divertidas às mais românticas, sem passar pelas angustiantes e, até mesmo, aflitivas. Me deliciei com as aventuras vividas pela protagonista e me encantei, acima de tudo, por sua determinação em buscar o que a faz feliz, bem como sua capacidade de se abrir a novas situações. Como um bom chick-lit, essa é uma história que, em primeiro lugar, traz a jornada da heroína — com direito às suas inseguranças e falhas — não simplesmente uma história de amor. Aliás, vale dizer que o romance me trouxe pitadas de Orgulho e Preconceito, por conta das características do mocinho.

No geral, A Pequena Livraria dos Sonhos me proporcionou uma leitura gostosa, leve e reconfortante, além de ter me deixado com vontade de me tornar amiga de Jenny Colgan — a autora me pareceu alguém com quem seria uma delícia ter um bate-papo! Ainda assim, acredito que eu tenha começado o livro com expectativas muito altas, no sentido de que ele não me impactou tanto quanto supus que faria. De qualquer maneira, adorei a experiência, especialmente por essa ser uma homenagem aos fãs de livros: além das inúmeras citações de obras e autores, fica a mensagem de como leituras podem impactar — e modificar — vidas.





Deixe o seu comentário

14 Respostas para "[Vídeo Resenha] A Pequena Livraria dos Sonhos — Jenny Colgan"

Tereza Cristina Machado - 12, setembro 2019 às (18:24)

Fico grata de você dizer no fim que vai fazer um vídeo com todos os livros da coleção pq eu vejo sobre e fico pensando qual faz parte, se pode ler independente , eu até confundo com aquele outro da livraria também , enfim confusão total 😬🤣
E eu tenho um sonho também, ah queria uma livraria (grande 😂) pra chamar de minha, já me identifiquei com a Nina.
Eu sou igual a você, quando tenho grande expectativa eu acabo imaginando algo de excepcional que não vem… é isso, tá só na nossa vontade e sensação, embarcamos numa espiral que o ápice só rola na nossa cabeça.

Aione Simões - 12, setembro 2019 às (18:30)

Oi, @Tereza! Você pode ler independente sim, eles são de uma mesma coleção, mas não tem nada a ver um com o outro, são de autoras diferentes 🙂

Rayssa Bonai - 13, setembro 2019 às (00:18)

Olá! ♡ Adoro um bom chick-lit, mas infelizmente não tenho lido muitos ultimamente, por isso não vejo a hora de fazer essa leitura.
Estou muito animada para conhecer a escrita fluída e divertida da Jenny. Adoro a Sophie Kinsella, e se ela aprovou tenho que ler com certeza kkk! ♡
Achei essa mescla de romance com livros perfeita! Duas coisas que combinam muitooo bem ♡
Logo de cara já gostei da Nina, acho difícil não nos identificarmos com ela, já que ela representa muito bem nós leitores, já quero conhecê-la! ♡
Gostei muito do fato da autora ter criado personagens muito humanos, com qualidades e defeitos, erros e acertos.
Adorei a premissa da história e essa capa é uma fofura! ♡
E faça sim um vídeo sobre a coleção Romances de Hoje, eu vou adorar!
Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

Angela Cunha - 13, setembro 2019 às (08:03)

Quero tanto poder conferir este livro. Aliás, estes livros! Ainda mais que neste há este envolvimento com livros, nem é nossa paixão né?rs Isso da van, da livraria. Sei lá, fiquei imaginando isso tudo numa adaptação.
A vida é isso, alegrias, tristezas, encontros, risos e despedidas. Com toda esta leveza e diversão.
Ah, as capas são outro show à parte e quem não sonha em ter seu universo particular né?
Oh, vou aguardar o vídeo com todos os livros ali, juntinhos!!!!
Beijo

Verônica Vieira - 13, setembro 2019 às (08:23)

Quero ver o video dos 3 livros, para ver se me da mais vontade de ler, pq estou apaixonada pelas capas…

Anna Mendes - 14, setembro 2019 às (14:53)

Oi Aione! Amei a resenha!! <3
Ai, que amorzinho a capa desse livro! Amei!
Adorei a premissa! Amo quando uma história aborda os livros ou a literatura de alguma forma! E também gosto muito de citações literárias! Hehe
Fiquei muito curiosa para conhecer a escrita da autora! Parece ser uma história bem envolvente e leve, e com personagens cativantes!
Já vou colocá-lo na minha lista de desejados! 😉
Bjos!

RUDYNALVA - 14, setembro 2019 às (22:45)

Oi Aione!
Oba! Mais um chick-lit.
Amei a ideia de colocar os livros dentro de uma vã e ir pelas cidades proporcionando leitura as pessoas, fantástico.
Linda homenagem mesmo, ainda mais com indicações da autora sobre outras obras e autores.
Quero poder acompanhar toda saga de Nina.
cheirinhos
Rudy

Francine Cândido - 15, setembro 2019 às (13:18)

Tô colocando muita coisa na minha lista por tua culpa. Kkkkkkk eu acho linda essa capa, mas é a sinopse que me chama mais a atenção. Adoro tema envolvendo Livraria ainda mais essas que levam os livros de um lugar ao outro. É uma road trip com livros. Impossível ser melhor.

Maria Cecília Vieira - 19, setembro 2019 às (14:14)

Escócia, livros e umas pitadas de Orgulho e Preconceito? Quero ler para ontem!
Parece ser uma leitura maravilhosa e divertida, ainda mais com esses comentários do narrador que nos mostram que a visão da protagonista é como a nossa: limitada. Achamos que sabemos de tudo, mas a verdade é que não sabemos de quase nada.
Uma pena não ter te impactado tanto quanto você esperava, mas mesmo assim adorei e quero ler!

Rayane B. de Sá - 21, setembro 2019 às (17:19)

Oiii ❤ Esse livro parece ter sido feito sob encomenda para todos os leitores, vou adorar fazer essa leitura já que é uma mistura de romance, livros e crescimento pessoal da personagem, além de eu adorar um bom chick-lit, ainda mais um que a Sophie Kinsella recomenda.
Gostei de saber que Nina é uma personagem determinada, costumo gostar muito de personagens assim e que ela verá que pode ter sim seu final feliz, mesmo que as coisas tenham dado errado anteriormente.
Achei legal que a mensagem que a obra passa de que podemos nos enganar com as pessoas, não devemos julgar, já que não sabemos pelo que elas estão passando.
Além da história parecer encantadora, a capa é maravilhosa. As cores, os detalhes, é tudo tão acolhedor.
Beijos ❤

Mirian Kely - 21, setembro 2019 às (23:41)

Ai que coisa incrível! A Nina seguindo os sonhos. Queria eu criar uma livraria numa Van para sair espalhando por ai um pouco de cultura e indicações de liveos para as pessoas. Achei a história fofa por ter ligação com livros ainda mais, trazer algo romântico e divertido, com certeza eu irei ler.

Elizete Silva - 29, setembro 2019 às (09:08)

Olá! Estou bem empolgada para começar essa leitura, afinal temos aqui a mescla do que eu amo nas histórias e para ser sincera já até identifiquei com nossa protagonista pelo amor aos livros! Tenho certeza que será uma leitura bem gostosa, daquelas que vai me deixar com um sorriso nos lábios e cheia de suspiros.

Scheila - 30, setembro 2019 às (08:30)

Só de ver essa capa, já me dá aquele quentinho no coraçãoooooo, aaaaaaaaaah eu amo ela!
Já me apaixonei pela Nina também, pela coragem de montar sua própria livraria, que sonho!
Meu gênero preferido.. Estou louquinha para ele.
<3

Ana I. J. Mercury - 30, setembro 2019 às (19:08)

Oi, Aione
Aiii estou doida pelos dois chick-lit da Jenny Colgan.
Achei interessante essas mudanças na vida da Nina, uma boa história de recomeço, novas oportunidades e amantes de livros <3
O romance parece ser bem maduro, trabalhado de uma forma mais vida real.
Assim que der comprarei sem falta!
bjs

Últimas Resenhas

Minha Vida Literária • todos os direitos reservados © 2019 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por