[Resenha] Gregor e a Profecia de Sangue - Suzanne Collins - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
25

jun
2012

[Resenha] Gregor e a Profecia de Sangue – Suzanne Collins

Atenção! A resenha NÃO contem spoiler dos livros anteriores da série!

Título: Gregor e a Profecia de Sangue
Autor: Suzanne Collins
Editora: Galera Record
Número de Páginas: 336
Ano de Publicação: 2012
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Buscapé

Gregor e Boots estão de volta à segurança de sua casa, e dessa vez a mãe do menino não está disposta a perdê-los de vista! Visitas à lavanderia do prédio são completamente proibidas e ela nem mesmo gosta de ouvir falar em morcegos ou ratos gigantes… Mas infelizmente a presença de Gregor no Subterrâneo é necessária mais uma vez: uma terrível doença está se espalhando e seus amigos estão em perigo. Agora, Gregor, Boots, e um inesperado acompanhante precisam enfrentar uma nova viagem, que poderá colocar em risco muito mais do que a vida dos habitantes do Subterrâneo.

Depois de ter achado o desenvolver do enredo de Gregor e a Segunda Profecia similar ao do primeiro livro da série, Suzanne Collins volta a me surpreender com Gregor e a Profecia de Sangue.  Ainda que, novamente, Gregor e seus amigos estejam em busca de algo revelado por uma profecia, a procura, nesse volume, é diferente dos anteriores e, consequentemente, os conflitos no desenvolvimento também o são.
Foi, como nos outros dois livros, uma leitura rápida e prazerosa, a qual possibilitou minha inserção na história desde o começo. Algo que me agradou foi o fato de vermos um pouco mais da Superfície nesse volume e da vida de Gregor lá.
O que chama minha atenção nessa série é que, embora ela seja infanto-juvenil, Suzanne Collins não poupa o leitor de alguns acontecimentos indesejáveis. A própria vida de Gregor na superfície é sofrida, ainda que sua família seja adorável. É como se a autora não conseguisse retirar um toque de realidade na história, por mais fictícia que ela seja.
Outra característica é a forte presença de questões políticas nos livros e a influência dela nas sociedades e em seus governantes, sempre preocupados com seus próprios interesses. O fato de existirem diferentes habitantes no Subterrâneo implica em que existam diferentes sociedades e modos de governo, algo bastante similar à vida real.
Tanto a questão política quanto os toques de realidade parecem ser característicos da escrita de Suzanne, já que também estão presentes na famosa série Jogos Vorazes. Outras características também são similares, como um protagonista jovem, que precisou amadurecer precocemente e assumir responsabilidades por conta da ausência de um pai (isso não é um spoiler, é como a história se inicia, no primeiro volume) e a forte ligação de Gregor com sua irmã caçula.
                De qualquer forma, esses traços nadam tiram o ar jovial da série, eles a enriquecem. Continuo a recomendando a todos os que estão dispostos a encarar uma aventura em um mundo completamente novo, envolvente e apaixonante, capaz encantar pessoas de todas as faixas etárias.




Deixe o seu comentário

7 Respostas para "[Resenha] Gregor e a Profecia de Sangue – Suzanne Collins"

Esmalte de Morango - 25, junho 2012 às (21:56)

Oi Mi!
Antes do sucesso de Jogos Vorazes, eu não tinha ideia da existência dessa série, e bom, tô quase comprando essa ela. rs
É mais um trilogia que vai pra listinha! rs
Adorei a resenha Mi, e parabéns por conseguir fazer um resenha sem soltar nenhum spoiler! rs

Beijão, Meire.
http://manialiteraria.blogspot.com/

Canto e Conto - 25, junho 2012 às (22:45)

Como já era de se esperar, estou aqui babando pela série, minha favorita desde HP (sim, acabei deixando PJ um pouquinho ao lado, porque Gregor me conquistou de jeito *.*) Mal posso esperar pelos outroos o//

Suzanne me conquistou, de vez.
Beijos, Mi!

Lygia Netto - 25, junho 2012 às (22:46)

*o* sabe q estou mega ansiosa para ler a serie tbm neh? so nao consigo desvincular a ideia de profecia de harry potter, haha.
me perdoe pela falta de acentuacao e maiusculas, estou impossibilitada no momento.

bjs.

Lucas Martins - 26, junho 2012 às (01:09)

Viu,só! Tenho que ler mesmo, se a série sobreviveu a maldição do segundo volume e continua uma leitura prazerosa e rápida, tenho que ler, rsrs
Beijão, Mi!

Julia G - 26, junho 2012 às (13:08)

Oi Mi, fez um intensivão de Gregor essas últimas semanas, né? hehe
Eu ainda não conheço a história, até porque nem terminei ainda a série Jogos Vorazes, mas com certeza tentarei ler esse também. É impossível não se impressionar com a escrita de Suzanne, isso eu já percebi, e pelos seus comentários vejo que isso é comprovado também na sequência dessa série.

Beijos

Lis - 26, junho 2012 às (13:15)

Oi Mi!
Terminei de ler este livro recentemente, gostei muito e concordo com tudo que você colocou. A única que achei e isso desde o primeiro livro é que o Gregor é muito maduro para a idade dele, não que isso influencie no andamento do enredo, mas acho que alguns anos a mais na sua idade seria mais condizente (mesmo levando em consideração os fatos que levaram o mesmo a ser mais maduro, ainda acho que não se encaixa rs)

Beijos
Lis – Batalha Literária

Nana - 26, junho 2012 às (16:43)

Hey.
Hum acho que com sucesso de The Hunger Games, capaz de adaptarem essa série dela.
E eu nunca tinha lido nenhuma opinião sobre, acho legal a diferença do protagonista aqui, ser masculino.

Gostei bastante da resenha, acho que vou procurar mais sobre a série depois.

bjs
Nana – Obsession Valley

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício