[Resenha] Guardians - Luciane Rangel - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
23

mar
2012

[Resenha] Guardians – Luciane Rangel

Título: Guardians
Autor: Luciane Rangel
Editora: Lexia
Número de Páginas: 359
Ano de Publicação: 2010
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Buscapé

O mundo dos homens é protegido do mundo de malignas criaturas por uma barreira dimensional. Frágil e sob constante ameaça, ela é protegida por doze guerreiros sob os signos das estrelas: os Guardiões. A missão desses jovens, que contam com poderes sobre-humanos, é evitar que catástrofes tomem o mundo, fechando uma fenda na barreira e impedindo a passagem dos monstros. Porém, por mais que tenham incríveis poderes, as fraquezas inerentes aos humanos – o amor, o ódio, a vingança e a hesitação – continuam presentes, tornando a missão um pouco mais difícil do que parecia ser…

 

Um livro que mistura ação, drama, comédia, ilustrações e, o melhor, astrologia, só poderia ter resultado em uma leitura agradável e diferente. Em terceira pessoa, a história é conduzida segundo a ótica de diferentes personagens, focando em cada momento em uma nova faceta do enredo e, dessa maneira, permitindo uma visualização mais ampla do mundo particular de cada guardião, bem como da instrutora e ex-guardiã, Sofie Gautier.
Esse primeiro volume da trilogia é bem introdutório, servindo para apresentar os guardiões, sua função e dever contra o mal, e a história, de um modo geral. Dessa maneira, começamos a ver o desenrolar dos fatos e não necessariamente um desenvolvimento completo deles. Esse ponto, ao final do livro, acabou não me agradando tanto, porque senti que a história terminou de maneira um pouco abrupta e incompleta, já que a maioria dos mistérios foi deixada para ser resolvida nos próximos volumes.
Certamente o ponto alto para mim foi o desenvolvimento das personagens baseado nos signos astrológicos. Para quem gosta do tema, é bem interessante notar as semelhanças entre as características de cada personagem com seu correspondente signo, ainda que essa ligação não seja feita de maneira direta. Assim, talvez esse fato passe despercebido àqueles que não gostam da temática.
Ainda, o humor na história é notável, bem como a escrita bem conduzida de Luciane Rangel. Tais fatores aliados resultaram em uma leitura rápida e fluida. Aliás, parabenizo a autora por seu ótimo trabalho de revisão, quase não notei erros enquanto lia Guardians.
Além do final, outro fator que não me agradou muito foi a sensação de superficialidade em alguns momentos da história, ocasionada, principalmente, por dois motivos: o primeiro se deve ao relacionamento entre os guardiões. Não consegui sentir uma grande conexão entre eles. É claro que seria difícil ela existir nesse primeiro volume, já que a maioria dos guardiões mal se conhecia. Porém, os laços entre eles começam a ser desenvolvidos aos poucos, mas tal desenvolvimento me pareceu um pouco superficial. Devo ressaltar, entretanto, que essa pode ter sido a intenção da autora, exatamente para mostrar o quanto essa geração de guardiões ainda precisa aperfeiçoar os relacionamentos entre si. O segundo motivador dessa minha sensação foi a inserção de momentos mais dramáticos na história. Achei que não foram tão bem desenvolvidos e narrados como os momentos de humor, causando em mim uma impressão um pouco artificial. Esses trechos acabaram destoando do restante da história enquanto eu lia.
De qualquer forma, a leitura foi agradável e interessante e recomendo a todos que gostam de ação, boas doses de humor e mistérios e, principalmente, aos admiradores da astrologia. Muito obrigada, Luciane, por ter possibilitado minha leitura através de seu Book Tour!




Deixe o seu comentário

17 Respostas para "[Resenha] Guardians – Luciane Rangel"

Vanessa - 23, março 2012 às (22:50)

Sempre tive curiosidade com este livro, mas tenho medo de ler e achar muito adolescente, sei lá, a capa me faz pensar assim…mas vejo muitas pessoas dizendo que gostam e tal.Eu gosto de livros com comédia, ilustrações e astrologia.

Vanessa – Balaio

Nuvem de Letras - 23, março 2012 às (23:05)

Olá Aione, tudo bom?
Tenho curiosidade em ler esse livro por várias razões, mas uma delas é justamente entender como que a autora consegue narrar tantos personagens (que, pela capa, parecem ser muitos!!) e conduzir a história; pela sua resenha, percebo que isso não é problema, certo? Acho q é a primeira resenha de Guardians que leio, gostei bastante. Não gosto muito quando as partes em um livro são forçadas ou superficiais demais, porém mesmo assim a temática do livro, ou melhor, a proposta da autora me faz querer lê-lo. Não com tanta prioridade, já que a minha fila de leitura está bem grandinha rsrsrs Quem sabe um dia eu tenha a oportunidade 🙂
Beijinhos
nuvemdeletras.blogspot.com

Marcelo Lima - 23, março 2012 às (23:30)

Esse é um livro que não li ainda pelo preço , gosto dessa narração entre varios personagens pois ela ativa ainda mais o fator misterio do livro e é uma pena que os personagens não tenham uma ligação mais afinco o que prejudica no desenvolvimento da leitura.

✿Nessa✿ - 23, março 2012 às (23:42)

OI Mi*
Eu recebi hoje este livro de book tour.
Adorei sua resenha, mas pelo que vc diz vejo que este livro não é bem o que eu esperava!
Bem, depois que eu ler direi o que achei dele!!

Bjinhs
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

Vanessa Tourinho - 24, março 2012 às (00:43)

Eu SABIA que você iria ler esse livro, primeiro que todos, Mi! é notável seu interesse pela astrologia.
Não é de hoje que venho querendo ler esse livro. O fato de ter astrologia ligada à história me atrai muito, apesar de não entender muito de signos. Assim que puder, comprarei.

Beijos.

Gominha - 24, março 2012 às (00:44)

Não vou mentir, Guardians me lembra Os Cavaleiros Dos Zodiacos, ainda mais com a capa desenhada em estilo mangá >.<

Gostei da sua resenha, me deu vontade de comprar o livro. Nyah, mas entendo a parte dos laços… É meio difícil fazer isso e, como você disse, pode ter sido a intenção dela o

Seguindo o blogger
Bjs
Empório Das Tentativas

Flávia Pachêco - 24, março 2012 às (01:52)

Oláa Mim *-*

Como sempre, uma belíssima resenha, impecável. Adoro suas resenhas, são super bem escritas e objetivas!!
Eu já tinha visto o livro por ai em alguns blogs, mas em nenhuma vez cheguei a ler a sinopse ou alguma resenha. Pela capa em desenho e até o título, tinha um certo pré-conceito, achando que se tratava de algo muito infantil. Mas dessa vez li a resenha, por causa do que você falou na caixinha de correio, e acabei me surpreendendo bastante! haha.
A história é realmente bem diferente, mas não parece ter nada de infantil. Gostei bastante de saber que tem as partes engraçadas, porque eu adooro comédia, nem que seja apenas uma pitadinha, rsrs. Não sou muito fã de astrologia :/ Antes eu até gostava, mas acabei deixando esse interesse de lado. Alias, lembrei agora de uma prima da minha prima que só de olhar pra pessoa sabia dizer o signo dela :O rsrs. Mas enfim..
Acho que as características dos personagens que tivessem a ver com signos realmente passariam despercebidas por mim. Mas também acho que talvez eu pudesse gostar do livro. Eu daria uma chance! Se eu tiver oportunidade, concerteza darei uma chance!

Beijão,
@flafsbp
{ http://17ezesseteinvernos.blogspot.com/ }

Vanessa - 24, março 2012 às (12:19)

Olá 😀
Boa resenha querida. Eu não tenho tanta vontade de ler esse livro, algo não me agrada nele. Não é a capa, viu? UASHAUHSA É estranha, mas não é por isso, eu juro. Mas enfim, se eu tiver uma oportunidade de ler, quem sabe. Uma pena que não tenha te agradado taaaaanto assim. Esse lance dos personagens e das características parece seer bacana. Eu tenho minha síndrome de personagens, mas acho que iria gostar UAHSAUHSAU

Beijos, Vanessa.
This Adorable Thing

Natalia Dantas - 24, março 2012 às (14:20)

Oi Mi!
Adorei a resenha, tenho um vasto interesse em ler esse livro, por causa da astrológia contida nele 😀 Adorei o personagem do signo escorpião! *——-*

Beijos :*
Natalia. http://www.musicaselivros.blogspot.com.br/

Lendo e Comentando - 24, março 2012 às (16:44)

Oi, Aione!

Essa é a segunda resenha que leio sobre esse livro. Confesso que se dependesse da capa e da sinopse esse livro não me atrairia nunca. Mas depois da resenha da Kel [do blog It Cultura] e da sua… Estou começando a repensar isso e talvez dar uma chance pro livro futuramente. Só o fato da astrologia me deixa com certo pé atrás, rs. Pois não acredito nisso. Mas fiquei feliz em saber que isso pode passar despercebido. Infelizmente algumas séries tem esse problema, né? São bastante introdutórios deixando muita coisa para ser resolvida nos outros volumes. Isso também me incomoda quando acontece. Mesmo com os pontos negativos citados o livro me pareceu interessante. Quem sabe não leio mais pra frente, né?

Beijos,
Amanda
^_^

Eduarda Menezes - 24, março 2012 às (17:01)

Oi Mi!
Acho que eu não me interessaria muito pelo livro. Pelo que pude perceber um dos pontos mais altos da temática é a parte voltada para astrologia, assunto do qual não entendo absolutamente nada e também não tenho muito interesse!
Agora falando sinceramente, não quero generalizar nem nada, mas ultimamente venho perdendo a vontade de ler publicações nacionais justamente pela superficialidade do texto. Pelo menos esse não peca na revisão, mas gosto de livros que me façam sentir, me identificar com a história de uma forma ou de outra, e não estou sentindo isso na maioria dos que leio, até mesmo quando a temática me agrada. =/
Enfim, não vou desistir de tentar lógico, mas com tanto livro na fila, sinto que estou meio que perdendo tempo.
Beijos!

Lucas Martins - 24, março 2012 às (17:24)

Eu achava interessante a ideia de tratar de astrologia nos livros (o que, como a Gominha disse, me lembrou Cavaleiros do Zodíaco).
Não digo que não leria o livro, mas essa questão da superficialidade e o final mal desenvolvido não me atrai, mesmo contendo humor e drama, que são coisas que eu adoro.
Mas, apesar de tudo, a história não deixa de ser interessante, né?
Bjão, Mi!

Lygia Netto - 25, março 2012 às (17:14)

Vixe…estava escrevendo o comentário para esse resenha de madrugada e acabei dormindo com o notebook no colo, UHAUHUHA….

Enfim…sobre o livro, eu n sabia do que se tratava EXATAMENTE a história, e agora deu para ter uma noção. Sei que vc curte mt essa coisa de astrologia, Mi, mas isso nem é minha praia!

Tomara que vc curta a continuação. O #1 de série sempre tem esses problemas…com é introdutório e não estamos acostumados com os personagens ainda, achamos que td é meio superficial ainda, né?

Beijos! =*

Danzinha - 26, março 2012 às (13:22)

Oie Mi,

Eu já li algumas resenhas sobre este livro e fiquei muito interessada em lê-lo. É uma pena que alguns aspectos sejam abordados artificialmente, mas eu acredito que as continuações devem ser bem melhores.

Beijos

Amigas entre Livros

leitoracompulsiva - 26, março 2012 às (20:44)

Oi Aione,
Estou com muita vontade de ler esse livro, mas não estou podendo comprar mais nada no momento!
Preciso desafogar a minha estante antes!
beijos
Camis – Leitora Compulsiva

Pah - 27, março 2012 às (12:23)

Oi Mi, sabia que você ia gostar desse lado dos signos, não conheço muito mais achei bem legal a forma que a autora abusou das características dos personagens a respeito de cada signo. Sabe, eu gostei bastante do livro, o humor é realmente um fato marcante, mas eu gostei de como ela nos introduz a esse novo universo. Não gostei do final também, fiquei tipo : AH não, porque acabou aqui?! rsrs Mas o próximo é bem melhor, em questão de ação e de amizade, quero muito ler o terceiro e ver como as coisas vão ficar!

Beijos

Pah, Livros & Fuxicos

Fabrica dos Convites - 21, abril 2012 às (23:34)

Oi Aione, participei do book tour do livro e adorei, quero ler os outros livros da série.
Bjs, Rose.

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício