[Resenha] A livraria dos achados e perdidos — Susan Wiggs - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
05

jul
2022

[Resenha] A livraria dos achados e perdidos — Susan Wiggs

Após uma tragédia, Natalie Harper herda a charmosa, mas praticamente falida, livraria de sua mãe, localizada num prédio histórico no centro de São Francisco, na Califórnia, e a responsabilidade de cuidar do seu avô Andrew, cada vez mais debilitado.Com a recusa de Andrew em vender a loja, Natalie deixa sua antiga vida ― segura, confortável e previsível ― para trás e volta para São Francisco determinada a recuperar a livraria que um dia foi seu lugar favorito no mundo. Porém, sua vida se parece mais com um livro de horror do que com um conto de fadas. O prédio está caindo aos pedaços, as dívidas se acumulam rapidamente, a saúde do avô entra em declínio e ela não consegue ver uma luz no fim do túnel.Natalie precisa de um sinal, ou pelo menos de um livro que a ajude a resolver seus problemas, mas em vez disso recebe Peach Gallagher, contratado por sua mãe para fazer reparos no prédio. À medida que Peach começa seu trabalho, Natalie se vê envolvida numa jornada de novas conexões, descobertas e revelações, de artefatos antigos escondidos nas paredes da livraria até verdades inexploradas sobre sua família, seu futuro e seu coração.

 

Ficha Técnica

Título: A livraria dos achados e perdidos
Título original: The lost and found bookshop
Autor: Susan Wiggs
Tradução: Flora Pinheiro
Editora: Harlequin
Número de Páginas: 368
Ano de Publicação: 2020
Skoob: Adicione
Compare e compre: AmazonAmericanasSubmarino

 

Resenha: A livraria dos achados e perdidos

A Livraria dos Achados e Perdidos é o romance de Susan Wiggs publicado pela editora Harlequin. Mesclando drama com romance e leveza, o livro entrega uma leitura que, acima de tudo, homenageia o poder e a mágica de boas histórias.

Após uma tragédia, Natalie herda a Livraria dos Achados e Perdidos, gerenciada há gerações por sua família. Além do lugar estar à beira da falência e caindo aos pedaços, seu avô está com demência e se recusa a vender o imóvel, colocando Natalie em uma situação ainda mais delicada. Contudo, é entre os livros e um novo estilo de vida que ela passa a refletir suas escolhas. 

Em terceira pessoa, a narrativa de Susan Wiggs é muito gostosa de se acompanhar. Apesar dos eventos trágicos iniciais, que conferem o tom dramático à leitura, a escrita em geral é leve. Aliás, a partir de determinado momento, com a inserção do romance, há até mesmo certa mudança de tom narrativo, o que acaba gerando estranhamento em relação ao início.

Susan Wiggs, também, coloca diferentes acontecimentos na história a fim de torná-la mais dinâmica e intensa. Com isso, A Livraria dos Achados e Perdidos entrega um romance cativante, uma gostosa aventura com pitadas de mistério em relação aos antepassados de Natalie, além de desenvolver bem os conflitos da protagonista, seja sobre a livraria, seja sobre a saúde do avô — um dos pontos altos da leitura, conferindo ternura e sensibilidade a ela — ou sobre suas próprias inseguranças com relacionamentos — algo que adorei como foi trabalhado. 

Por outro lado, algumas situações não foram tão bem abordadas, deixando a sensação de que poderiam não existir na trama ou mesmo serem mais simples, a fim de não parecerem deixadas de lado. Me incomodou, acima de tudo, como a relação de Natalie com o noivo é praticamente ignorada. Independentemente das intenções dela, era esperado um maior impacto emocional, considerando tudo que ocorre no início da história.

Apesar dos poréns, A Livraria dos Achados e Perdidos foi uma leitura gostosa e cativante, cuja associação com a literatura foi irresistível para mim, assim como a escrita leve da autora me proporcionou bons momentos. Não foi um livro que amei ou que mesmo me marcou, mas foi uma experiência agradável pelos dias em que me acompanhou.





Deixe o seu comentário

2 Respostas para "[Resenha] A livraria dos achados e perdidos — Susan Wiggs"

Luciana - 13, junho 2023 às (11:29)

Olá, estou começando a leitura desse livro.
Depois conto qual foi minha opinião.
Até +

Mike - 15, fevereiro 2024 às (02:19)

Qual a idade recomendada para a leitura desse livro ? Obrigado pelo post

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício