[Resenha] Sobre A Escrita — Stephen King - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
26

fev
2019

[Resenha] Sobre A Escrita — Stephen King

Título: Sobre A Escrita
Título original: On The Writing
Autor: Stephen King
Tradução: Michel Teixeira
Editora: Suma de Letras
Número de Páginas: 256
Ano de Publicação: 2015
Skoob: Adicione
Compre: Amazon ♥ AmericanasSubmarino

Com uma visão prática e interessante da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir, Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso: Carrie, a estranha. Pela primeira vez, eis uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King. E, junto a tudo isso, o autor oferece uma aula incrível sobre o ato de escrever, citando exemplos de suas próprias obras e de best-sellers da literatura para guiar seus aprendizes. Usando exemplos que vão de H. P. Lovecraft a Ernest Hemingway, de John Grisham a J. R. R. Tolkien, um dos maiores autores de todos os tempos ensina como aplicar suas ferramentas criativas para construir personagens e desenvolver tramas, bem como as melhores maneiras de entrar em contato com profissionais do mercado editorial. O livro também não deixa de lado as memórias e experiências do mestre do terror: desde a infância até o batalhado início da carreira literária, o alcoolismo, o acidente quase fatal em 1999 e como a vontade de escrever e de viver ajudou em sua recuperação. Ao mesmo tempo um álbum de memórias e uma aula apaixonante, Sobre a escrita irradia energia e emoção no assunto predileto de King: literatura. A leitura perfeita para fãs, escritores e qualquer um que goste de uma história bem-contada. Eleito pela Time Magazine um dos 100 melhores livros de não ficção de todos os tempos e vencedor dos prêmios Bram Stoker e Locus na categoria Melhor não ficção, “Sobre a Escrita” é uma obra extraordinária de um dos autores mais bem-sucedidos de todos os tempos, uma verdadeira aula sobre a arte das letras.

Sobre a Escrita, de Stephen King, foi primeiramente publicado em meados de 2000, recebendo uma nova edição uma década depois, da qual foi traduzida a publicada pela Suma de Letras no Brasil, em 2015.

Mesclando memórias a técnicas de escrita, Stephen King cria uma narrativa que dá a sensação ao leitor de estar em uma roda de conversa. Sua linguagem é tão clara e envolvente que li Sobre a Escrita quase que todo de uma vez, fazendo pequenas pausas para anotar as dicas e lembretes que me seriam mais relevantes.

O que King faz é, de forma muito didática, separar seu discurso em diferentes partes. Na primeira, seu “Currículo”, ele constitui os fatos de sua vida que o moldaram não apenas como indivíduo, mas como escritor. Na segunda, “Ferramentas de Escrita”, o autor aborda dicas de linguagem propriamente ditas, selecionando aquelas que, em sua visão, são mais relevantes na construção de um bom texto. Na terceira, “Sobre a Escrita”, ele propõe responder muitas das perguntas normalmente feitas a um escritor, assim como aquelas que ele gostaria de ter ouvido em seu início de carreira. Na última, “Sobre a Vida: um Post Scriptum”, King discorre sobre o acidente de carro que sofreu enquanto escrevia a primeira edição de Sobre a Escrita e como a escrita, mais uma vez, foi responsável por resgatá-lo. Apesar do livro em si conter muitas passagens divertidas em decorrência da linguagem despojada de Stephen King, essa última parte é bastante tocante, sobretudo no que se refere à honestidade e a intensidade com que o autor se declara apaixonado por seu ofício.

Acredito que Sobre a Escrita possa oferecer diferentes tipos de leitura para diferentes tipos de leitor. Quem aprecia obras de não-ficção, biografias em especial, encontrará seu objeto de interesse por entre as páginas. Os fãs de Stephen King, por sua vez, podem fazer a leitura para ter um contato mais próximo com o autor e sua prosa, bem como para riscar da lista mais um de seus títulos a serem lidos. Minha leitura, entretanto, foi aquela mais diretamente ligada ao que o livro propõe: a leitura de um escritor iniciante.

É importante destacar que Stephen King ressalta por diversas vezes que seus conselhos são baseados em seu ponto de vista e em suas experiências pessoais. Assim, muito do que ele fala se relaciona com sua opinião, o que pode ser discutível em determinados pontos. Contudo, seria um desperdício não lhe dar ouvidos — afinal, estamos falando de um dos autores mais bem-sucedidos da atualidade.

Além de ter feito diversas anotações que certamente me auxiliarão — e confesso que já me vi colocando em prática muito do que li assim que sentei para trabalhar em meu mais recente projeto —, a leitura de Sobre a Escrita me proporcionou conforto. A fala de Stephen King é a de alguém que conhece os percalços da profissão e procura tanto acalmar quem está começando nela quanto incentivar. Vi apoio em suas palavras e encontrei ferramentas para lidar com minhas próprias inseguranças e temores. Acima de tudo, sua paixão pela escrita é quase palpável, além de ter sido emocionante entender o quanto o ato de escrever teve impacto em sua vida. Finalizei a leitura me sentindo não só mais motivada a continuar escrevendo, como também mais preparada a encarar o trabalho como algo objetivo.





Deixe o seu comentário

4 Respostas para "[Resenha] Sobre A Escrita — Stephen King"

Angela Cunha - 27, fevereiro 2019 às (07:36)

Acredito que este livro seja como se sentar numa sala de aula e ter um tempo só de falas do Mestre King! Genial!
Além de ser o mestre do terror e suspense, ele ainda achou tempo de se dedicar a ensinar um pouco sobre tudo que de um jeito ou de outro, o tornou um dos autores mais consagrados do mundo todo.
É de uma beleza ímpar, um gesto assim.
E mesmo que não seja muito minha área, com certeza, aprender é sempre válido, ainda mais com um professor deste nível!!!
Espero ter e ler.
Beijo

Anna Mendes - 27, fevereiro 2019 às (09:47)

Oi Aione!
Amei sua resenha!! <3
Fico muito feliz que você tenha gostado desse livro!
Sobre A Escrita foi o primeiro livro que eu li do autor e me apaixonei por sua escrita e narrativa. Desde então, já reli esse livro algumas vezes, sempre aprendendo algo novo a cada releitura.
Eu também senti esse sentimento de conforto pelas palavras do autor. É uma leitura muito inspiradora!
Amo demais esse livro! <3 🙂
Bjos!

Ana I. J. Mercury - 28, fevereiro 2019 às (21:58)

Ah, esse é um dos livros que mais quero do King!
Parece ser maravilhoso, cheio de sabedoria, dicas, e muitaaaaa inteligência!
É do rei né!
Quero demais.
bjsss

Jose Angelini Aquino - 11, outubro 2019 às (18:16)

Boa Tarde senhorita Aiione Simões.
Eu acabei de participar da Bienal/RJ com a biografia de SK ( em português) .
Gostaria de te enviar um livro meu e solicitar que vc faça uma resenha sobre ele. VC faria isso por mim?
Como vc é uma expert em King, sabe q existe uma biografia oficial , entretanto, está que eu escrevo é sob a perspectiva de um fã. Como faço p/ te enviar meu livro, sem custos p/ vc ?
Aguardo sua resposta. ( FB Jose Angelini Aquino author )
att,

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício