[Resenha] Os Segredos da Felicidade — Lucy Diamond - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
08

jun
2021

[Resenha] Os Segredos da Felicidade — Lucy Diamond

Rachel e Becca são irmãs postiças que nunca se deram bem. Rachel é considerada a bem-sucedida da dupla: um casamento feliz, três filhos e uma casa grande, além de uma carreira invejável. Enquanto isso, a artística Becca pula de um emprego sem futuro a outro, divide um apartamento precário com uma colega excêntrica e já desistiu de encontrar o amor.
Com o passar dos anos, elas se afastaram e acabaram perdendo contato, mas um dia, quando Rachel não volta para casa à noite, seus filhos chamam Becca para ajudar. Uma vez lá, logo percebe que a vida da irmã não é tão perfeita assim: ela se divorciou, as crianças vivem em pé de guerra e sua carreira glamorosa desmoronou. E o pior de tudo é que ninguém tem ideia de onde ela possa estar.
À medida que desvenda os segredos de Rachel, Becca é forçada a encarar algumas verdades desagradáveis sobre a própria vida, e o futuro parece incerto.
Mas às vezes a felicidade pode aparecer nos lugares mais inusitados…

 

Ficha Técnica

Título: Os Segredos da Felicidade
Título original: The Secrets of Happiness
Autor: Lucy Diamond
Tradução: Natalia Sahlit
Editora: Arqueiro
Número de Páginas: 320
Ano de Publicação: 2021
Skoob: Adicione
Compare e Compre: AmazonAmericanasSubmarino

 

Resenha: Os Segredos da Felicidade

Em Os Segredos da Felicidade, Lucy Diamond mais uma vez entrega uma história de recomeços e segundas chances, agora focada no drama familiar de duas irmãs. A mesma autora de A Casa dos Novos Começos e O Café da Praia é publicada no Brasil pela editora Arqueiro.

Rachel e Becca são irmãs postiças que nunca foram próximas. Quando Becca recebe uma ligação informando que Rachel está desaparecida e ela é a única que pode cuidar dos sobrinhos, Becca vai para a casa da irmã, onde descobre que a vida dela não tem sido o mar de rosas que até então imaginava.

Em terceira pessoa, as narrativas se alternam de acordo com o ponto de vista de cada protagonista. O mais interessante nisso é que, por ambas terem noções bem diferentes da realidade da outra, a contraposição entre as perspectivas demonstra os mal-entendidos entre as duas. Além disso, Lucy Diamond cria certo suspense desde as primeiras páginas e, apesar do leitor ter quase todas as informações acerca do estado de Rachel, a autora constrói tensão por Becca não ter acesso às mesmas informações. Ainda, os segredos que Rachel carrega despertam a curiosidade e criam a maior parte da carga emocional da leitura, trazendo também diferentes reviravoltas ao longo das páginas. Becca, por sua vez, traz mais leveza para Os Segredos da Felicidade, especialmente por seu jeito espontâneo e generoso. 

O livro também é marcado por momentos divertidos, sobretudo nas passagens de Becca cuidando dos sobrinhos. Além das personalidades dos três serem cativantes, sua total falta de habilidade com crianças traz humor à leitura, além de doces momentos. Gostei muito de como Lucy Diamond soube trabalhar a atmosfera do enredo, mesclando os momentos de maior leveza com os mais emocionais. As personagens são bem construídas e, cada uma a seu modo, estão passando por processos de autodescoberta e recomeços em suas vidas particulares, que também envolvem o desenvolvimento de um romance. Principalmente, a proximidade a que são submetidas as obriga a repensar a relação, e o conflito familiar é o que está no cerne do enredo.

Meu único ponto de discordância diz respeito a detalhes. Há a perspectiva do sobrepeso como algo ruim, até mesmo ligado ao desleixo. Achei interessante quando Becca é subestimada por causa de seu peso; porém, em vez da história aproveitar esse gancho para trazer uma reflexão sobre gordofobia e pressão estética, ela em muitos aspectos endossa os pensamentos. Também, o fato das personagens trabalharem com orientação de exercícios físicos sem serem profissionais da área reforça a ideia errônea de que qualquer um pode fazer o mesmo.

Em linhas gerais, Os Segredos da Felicidade me proporcionou uma gostosa leitura. Gosto muito de enredos sobre dramas familiares, e Lucy Diamond entrega um embalado em doçura e leveza, com passagens divertidas bem mescladas às mais emocionais.





Deixe o seu comentário

Minha Vida Literária

Caixa Postal 452

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2021 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício