[Resenha] A Linguagem do Amor — Lola Salgado - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
25

jan
2022

[Resenha] A Linguagem do Amor — Lola Salgado

Aos 19 anos, a única coisa que realmente importa para Rebecca é se formar com louvor na faculdade de Letras para, no futuro, realizar o sonho de trabalhar em uma grande editora, perto de todos os livros de fantasia incríveis com as quais cresceu. Morando em uma nova cidade e longe da proteção dos avós, por quem foi criada, ela lutará para não seguir os passos errantes da mãe.
Estaria tudo nos conformes se não fosse o murmurinho percorrendo os corredores da universidade: Adônis, o novo professor de Produção Textual, é um verdadeiro carrasco. Rude, solitário e mal humorado, ele tenta, na verdade, fugir dos fantasmas passados.
A Linguagem do Amor é um romance intenso e divertido, mas, acima de tudo, uma história sobre dar uma nova chance para a vida quando tudo parece ter saído dos eixos.

 

FICHA TÉCNICA

Título: A Linguagem do Amor
Autor: Lola Salgado
Editora: Publicação Independente
Número de Páginas: 322
Ano de Publicação (nova edição): 2019
Skoob: Adicione
Compre: Amazon

 
 
 

RESENHA: A Linguagem do Amor

A Linguagem do Amor é o best-seller de Lola Salgado. Publicado de maneira independente em 2017, o livro conta com mais de 10 milhões de leituras na plataforma KDP da Amazon e ganhou uma nova edição em 2019, quando foi publicado em formato físico em tiragem única através de campanha de financiamento coletivo. Atualmente, está disponível para compra apenas em eBook.

Rebecca tem 19 anos e o sonho de trabalhar em uma grande editora. Criada pelos avós, sempre deu seu melhor para não repetir os erros da mãe. Quando decide cursar Letras em outro estado, está determinada a investir em seu futuro. Contudo, o novo professor de Produção Textual, Adônis — apelidado de Carrasco — dificultará a boa convivência de Rebecca na faculdade, já que o temperamento grosseiro do professor instiga o medo e o desconforto nos alunos.

Com uma narrativa deliciosamente fluida, imergi em A Linguagem do Amor logo nas primeiras páginas, devorando a história sem mal senti-la, como costuma ser característico em meus contatos com a escrita de Lola Salgado. O curioso é que, ao mesmo tempo em que reconheci no texto aspectos próprios de sua narrativa, também pude perceber seu amadurecimento em obras posteriores, o que foi algo muito positivo de se notar. 

A Linguagem do Amor é narrado em primeira pessoa por Rebecca, mas conta com alguns poucos capítulos narrados por Adônis, o que contribui para nosso entendimento sobre o passado do mocinho, tão carregado de culpas e traumas. Rebecca também tem os próprios fantasmas para lidar, de maneira que, tão intensa quanto a paixão surgida por eles, é também a carga de dor que os acompanha. Ainda assim, a leitura permanece leve — inclusive pelas muitas passagens bem-humoradas — abordando com delicadeza as dificuldades de cada um.

Um dos maiores trunfos da história está em como Lola Salgado a desenvolve no fim. A Linguagem do Amor foca no romance do casal, o que é importante para entendermos a conexão que desenvolvem, mas não deixa de lado suas individualidades, sonhos e buscas pessoais. Assim, a autora traz uma dose importante de realidade ao enredo ao colocar Becca e Adônis em um impasse, que só pode ser resolvido a partir do amadurecimento pessoal de cada um. Ao mesmo tempo, entrega um doce romance, que não desaponta em sua resolução.

No resumo, A Linguagem do Amor pode não ter sido meu favorito de Lola Salgado, mas ainda assim foi uma história deliciosa de acompanhar. Ao melhor estilo New Adult, entrega romance e paixão na medida certa — há cenas sensuais, mas nada que configure o livro como erótico — e, principalmente, trata de sonhos, mudanças e do ato de se abrir à vida, apesar das dificuldades que ela impõe, de maneira singela e cativante. Vale dizer que o livro é recheado de referências geeks, bem como as epígrafes dos capítulos são trechos de música, o que torna a leitura ainda mais prazerosa.





Deixe o seu comentário

Minha Vida Literária

Caixa Postal 452

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2022 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício