[Resenha] Livre de você — Marcela Brazão - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
17

jan
2022

[Resenha] Livre de você — Marcela Brazão

Depois de quinze anos em uma relação amorosa, Camila é surpreendida por um pedido de divórcio de Diego, que de forma desonesta, no meio da segunda lua de mel do casal, decide terminar o
casamento. Da noite para o dia, Camila está sozinha, tendo que lidar com a responsabilidade de criar o filho de quatro anos. Ela vê sua casa ser dividida e precisa gerenciar os sentimentos que a separação causou. Desempregada, sem amigos, sem saber quais passos tomar para colocar a vida nos eixos e seguir em frente, Camila percebe que não sabe onde estavam suas amizades, sonhos e nem o que ela realmente gostava. O quanto as ideias do ex-marido, um importante Doutor em microbiologia, impactaram nas escolhas dela? E o mais importante, quem era Camila?
Livre de Você conta a história de uma mulher em desconstrução, que precisa se autodescobrir e que está disposta a saber quem ela realmente é, sem rótulos sobre seu corpo, aproveitando tudo que se aprende no caminho, focando no que deixa seu coração acelerado e no que a faz realmente feliz.

 

FICHA TÉCNICA

Título: Livre de você
Autor: Marcela Brazão
Editora: Publicação Independente
Número de Páginas: 322
Ano de Publicação: 2022
Skoob: Adicione
Compre: Amazon

 
 
 

RESENHA: Livre de você

Livre de você é o mais recente romance de Marcela Brazão, autora de Positivo e integrante da antologia Então Vem, Dia dos Namorados, lançada pela editora P.S.:. Publicado de maneira independente em formato de eBook na plataforma KDP da Amazon, retrata com leveza situações delicadas na vida de uma mulher de 40 anos após uma separação abrupta.

Camila sai com o marido para uma espécie de segunda lua de mel. Contudo, a viagem termina com uma reviravolta: ele pede o divórcio — através de um bilhete. Não bastasse a mágoa pela falta de responsabilidade afetiva de seu companheiro há 15 anos, ela também precisa lidar com a maternidade solo e o retorno ao mercado de trabalho depois de ter se dedicado por anos exclusivamente ao papel de mãe. Enquanto repensa em quem se transformou durante o casamento, Camila pouco a pouco arranja forças para seguir em frente ao se reencontrar consigo mesma.

Em primeira pessoa, a narrativa de Livre de você é fluida e muito gostosa de se acompanhar. Dessa maneira, não foi difícil me envolver com a história de Camila e também com suas emoções. Marcela Brazão expõe os conflitos vividos pela protagonista de forma muito real, possibilitando que outras pessoas em situações semelhantes possam se identificar — e se sentirem acolhidas. Mais do que isso, proporciona a empatia, sendo possível se colocar no lugar de Camila e compreendê-la mesmo não vivendo nada do que ocorre com ela.

Como mulher gorda, Camila carrega também muitos traumas decorrentes da gordofobia, um dos temas principais do livro. Marcela Brazão acertou ao abordá-lo, pontuando aspectos relevantes e que ainda precisam ser muito discutidos em nossa sociedade, mas sem perder a leveza da obra. O mesmo acontece com as reflexões sobre maternidade solo, responsabilidade afetiva e anulação perante um relacionamento. Sendo assim, o centro de Livre de você está na jornada de transformação e empoderamento da protagonista, que acaba sendo extremamente cativante pela mulher que demonstra ser. É daquelas leituras que torcemos pela mocinha o tempo inteiro, nos encantamos por ela e, também, aprendemos com suas descobertas.

Para além do desenvolvimento de Camila, Livre de você entrega, ainda, personagens secundários encantadores, que tornam a leitura mais divertida e que conquistam pela rede de apoio que formam para a mocinha, e um romance apaixonante, com direito a passagens carregadas de tensão e expectativa. Algo que muito me agradou foi como a relação entre o casal não segue de forma linear, já que Marcela Brazão brinca com o leitor enquanto constrói a história de amor. Também, as diferentes vivências dos personagens e suas bagagens contribuem positivamente para os conflitos que enfrentam como casal e para a temática debatida na obra. 

Em linhas gerais, Livre de você proporciona uma leitura inspiradora, gostosa e repleta de temáticas significativas, que se destaca por trazer como protagonista uma mulher gorda e na faixa dos 40 anos, o que não costuma ser muito típico em livros do gênero. Daqueles livros que nos deixam com gostinho de sempre exercer a liberdade de sermos nós mesmos.





Deixe o seu comentário

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício