[Resenha] O Homem da Casa 7 — Mariana Cardoso - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
29

abr
2020

[Resenha] O Homem da Casa 7 — Mariana Cardoso

Título: O Homem da Casa 7
Autor: Mariana Cardoso
Editora: Autopublicação
Número de Páginas: 238
Ano de Publicação: 2020
Skoob: Adicione
Compre: Amazon

Frederick Hall, um professor aposentado e rejeitado pela cidade em que vive, é o único amigo de quatro adolescentes solitários. Quando Fred morre em circunstâncias suspeitas, cada um dos quatro recebe um pedaço de carta que os reúne. Juntos descobrem que o professor deixou enigmas para serem desvendados e segredos para serem descobertos. O Homem da Casa 7 é uma história sobre luto, amizade, conhecimento e, principalmente, sobre o poder transformador da empatia.

O Homem da Casa 7 é o livro de estreia de Mariana Cardoso, selecionada no 5º Concurso Literário Conto Brasil da Editora Trevo. O romance YA foi publicado de maneira independente na Amazon e está disponível em eBook.

Frederick Hall é um professor aposentado e um pária na cidade onde vive, rejeitado por não seguir as convenções tradicionais. Em segredo, ele nutre uma amizade com quatro diferentes adolescentes solitários: Liz, Jay, Juno e Archie. Quando Frederick morre misteriosamente, cada um recebe um pedaço de uma carta que os reúne. Juntos, terão que descobrir os mistérios e segredos que o velho amigo deixou para eles.

Em terceira pessoa, Mariana Cardoso tece uma narrativa fluida e intimista, capaz de acompanhar cada um dos personagens principais em capítulos alternados e próprios de cada um, revelando ao leitor seus conflitos pessoais. Apesar de diferentes em origens, identidades e vivências, Liz, Jay, Juno e Archie tem em comum a busca pela aceitação: todos eles precisam assumir a própria voz e temem não ser aceitos pelo que são e desejam.

Em O Homem da Casa 7, essa jornada de empoderamento dos adolescentes ocorre por meio de enigmas e mistérios, o que torna a leitura ainda mais atrativa. A cada página, nos vemos curiosos para descobrir o que está por detrás das pistas de Frederick Hall e para onde a jornada levará os protagonistas. Também, as referências culturais enriquecem a leitura e o próprio caça-tesouro realizado por eles.

O cenário da história, apesar de fictício, representa muito de nossa própria sociedade. A cidade de Tenebras não tem localização geográfica ou temporal específicas, apesar de, pelas referências utilizadas, ser possível situar os acontecimentos em algum momento do século XXI, o que me deixou com a sensação de certo isolamento, como se o lugar estivesse estabelecido em uma espécie de realidade paralela ao universo real. Contudo, a cidade representa as convenções e limitações que encontramos em nossas próprias sociedades, regidas por preconceitos e exclusões. Mesmo que o romance traga uma aventura em seu enredo, O Homem da Casa 7 é uma história sobre empatia e superação.

Em linhas gerais, Mariana Cardoso trabalhou temas como o luto, amizade e empatia de maneira sensível, mas sem perder a leveza típica de um livro jovem adulto. Com passagens ora divertidas, ora mais sentimentais, O Homem da Casa 7 reúne uma história cativante e personagens encantadores, transmitindo uma importante mensagem de amor — próprio e ao próximo — em meio a uma gostosa aventura.





Deixe o seu comentário

8 Respostas para "[Resenha] O Homem da Casa 7 — Mariana Cardoso"

Angela Cunha - 30, abril 2020 às (06:55)

Puxa, confesso que ainda não conhecia o livro,mas estou totalmente encantada com o enredo do livro. Não somente por trazer isso do luto de uma forma mais poética, mas também pela amizade, cumplicidade e isso de deixar um mistério a ser resolvido.
Nunca irei me cansar de aplaudir nossa literatura nacional. Isso enche o peito de orgulho e claro que já quero muito ler o livro!!!
Beijo

Anna Mendes - 30, abril 2020 às (09:32)

Oi Aione!
Amei a resenha! <3
Eu não conhecia esse livro, mas gostei bastante da premissa.
Achei bem legal essa ideia dos protagonistas terem que desvendar enigmas para conhecerem melhor seu amigo professor.
Adoro quando os pontos de vista são intercalados entre os personagens.
Parece ser uma história rápida de ler e muito envolvente, além de passar mensagens importantes, como as que você comentou.
Fiquei curiosa para fazer a leitura! 🙂
Bjos!

Ana I. J. Mercury - 30, abril 2020 às (15:05)

Oi, Aione
Eu tenho ele no kindle, mas não sabia que era uma história tão bonita, marcante e que dá tanta voz aos personagens.
Todo esse mistério das cartas e esses jovens me deixaram curiosíssima.
Apesar de eu não gostar muito de livros com adolescentes, vou querer ler esse, com certeza!
bjs

eliane - 30, abril 2020 às (18:30)

oi
estou conhecendo esse livro aqui
que bom que o livro foi uma leitura boa para voce e que trata de assuntos serios como o luto de maneira sensivel acredito que isso é importante em se tratando de um livro jovem adulto

Luana Martins - 30, abril 2020 às (19:45)

Oi , Aione
Adorei a capa, pena não ter livro físico.
Uma trama fascinante que envolve o leitor com esses personagens que com os enigmas deixados vão resolver esse mistério que foi deixado pelo amigo.
Obrigada pela dica de um nacional, vai para a lista de desejos.
Beijos

Elizete Silva - 30, abril 2020 às (21:16)

Olá! O livro parece ser lindo, o que explica ele ter sido o selecionado nesse concurso, teremos uma jornada para lá de desafiadora para esses adolescentes, em meio a todos esses mistérios, gostei bastante dessa proposta da autora.

RUDYNALVA CORREIA SOARES - 30, abril 2020 às (22:58)

Aione!
Achei a premissas interessante, mas não ando muito com pique para ler histórias adolescentes, sabe?
Mesmo que envolvam assuntos bons e serem discutidos e personagens até interessantes.
cheirinhos
Rudy

Fabiolla Devenz - 30, abril 2020 às (23:17)

Não pego muitos livros que falam sobre superação ou sobre autoconhecimento por parte dos personagens para ler, mas quando leio sobre isso mergulho de cabeça no enredo.
Achei interessante um assunto, de certa maneira trágica, unir quatro pessoas totalmente diferentes entre si por meio de pistas, que irá levar para algo maior. Enfim, gostei bastante do enredo e espero ter a oportunidade para conferir mais sobre a história.

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício