Título: O Homem da Casa 7
Autor: Mariana Cardoso
Editora: Autopublicação
Número de Páginas: 238
Ano de Publicação: 2020
Skoob: Adicione
Compre: Amazon
Frederick Hall, um professor aposentado e rejeitado pela cidade em que vive, é o único amigo de quatro adolescentes solitários. Quando Fred morre em circunstâncias suspeitas, cada um dos quatro recebe um pedaço de carta que os reúne. Juntos descobrem que o professor deixou enigmas para serem desvendados e segredos para serem descobertos. O Homem da Casa 7 é uma história sobre luto, amizade, conhecimento e, principalmente, sobre o poder transformador da empatia.
O Homem da Casa 7 é o livro de estreia de Mariana Cardoso, selecionada no 5º Concurso Literário Conto Brasil da Editora Trevo. O romance YA foi publicado de maneira independente na Amazon e está disponível em eBook.
Frederick Hall é um professor aposentado e um pária na cidade onde vive, rejeitado por não seguir as convenções tradicionais. Em segredo, ele nutre uma amizade com quatro diferentes adolescentes solitários: Liz, Jay, Juno e Archie. Quando Frederick morre misteriosamente, cada um recebe um pedaço de uma carta que os reúne. Juntos, terão que descobrir os mistérios e segredos que o velho amigo deixou para eles.
Em terceira pessoa, Mariana Cardoso tece uma narrativa fluida e intimista, capaz de acompanhar cada um dos personagens principais em capítulos alternados e próprios de cada um, revelando ao leitor seus conflitos pessoais. Apesar de diferentes em origens, identidades e vivências, Liz, Jay, Juno e Archie tem em comum a busca pela aceitação: todos eles precisam assumir a própria voz e temem não ser aceitos pelo que são e desejam.
Em O Homem da Casa 7, essa jornada de empoderamento dos adolescentes ocorre por meio de enigmas e mistérios, o que torna a leitura ainda mais atrativa. A cada página, nos vemos curiosos para descobrir o que está por detrás das pistas de Frederick Hall e para onde a jornada levará os protagonistas. Também, as referências culturais enriquecem a leitura e o próprio caça-tesouro realizado por eles.
O cenário da história, apesar de fictício, representa muito de nossa própria sociedade. A cidade de Tenebras não tem localização geográfica ou temporal específicas, apesar de, pelas referências utilizadas, ser possível situar os acontecimentos em algum momento do século XXI, o que me deixou com a sensação de certo isolamento, como se o lugar estivesse estabelecido em uma espécie de realidade paralela ao universo real. Contudo, a cidade representa as convenções e limitações que encontramos em nossas próprias sociedades, regidas por preconceitos e exclusões. Mesmo que o romance traga uma aventura em seu enredo, O Homem da Casa 7 é uma história sobre empatia e superação.
Em linhas gerais, Mariana Cardoso trabalhou temas como o luto, amizade e empatia de maneira sensível, mas sem perder a leveza típica de um livro jovem adulto. Com passagens ora divertidas, ora mais sentimentais, O Homem da Casa 7 reúne uma história cativante e personagens encantadores, transmitindo uma importante mensagem de amor — próprio e ao próximo — em meio a uma gostosa aventura.
Puxa, confesso que ainda não conhecia o livro,mas estou totalmente encantada com o enredo do livro. Não somente por trazer isso do luto de uma forma mais poética, mas também pela amizade, cumplicidade e isso de deixar um mistério a ser resolvido.
Nunca irei me cansar de aplaudir nossa literatura nacional. Isso enche o peito de orgulho e claro que já quero muito ler o livro!!!
Beijo