[Diversos] Era uma vez, uma Village du Livre… | Minha Vida Literária
29

out
2019

[Diversos] Era uma vez, uma Village du Livre…

Um recanto maravilhoso com uma paisagem deslumbrante e destino certo para os amantes da leitura, assim é Montolieu, ou Village du Livre: uma comunidade francesa que vive em função dos livros e compartilha seu gosto pela leitura com o resto do mundo.

No local residem moradores especiais, que fazem da paixão pelos livros o seu ofício, fabricando, comercializando e atraindo bibliófilos de todo o planeta para contemplar suas obras.

Além dos livros, que representam a alma da Village du Livre, a cidade também abriga artesãos e amantes das obras manuais. Assim, é difícil não se encantar pela simples e pacata comunidade francesa, que parece ter sido concebida das mais fantasiosas histórias de contos de fadas.

Da ideia à produção total dos livros

Como podemos imaginar, Montolieu não é apenas um local onde os livros são comercializados e adorados. Apesar das feiras de livros usados serem uma realidade do local, a Village du Livre se destaca pela variedade de oficinas oferecidas pelos moradores, que desejam transmitir o gosto pela leitura, mas também a paixão em conceber uma obra literária.

Desse modo, são disponibilizadas oficinas práticas e pedagógicas sobre tipografia, caligrafia, iluminação, gravura, encadernação e até ilustração, que juntas possibilitam a criação de várias obras memoráveis.

Além de aproximar os amantes dos livros de todo o processo necessário para fabricá-los, também é possível vivenciar a história e conhecer um pouco mais sobre o nascimento da escrita, bem como sua evolução ao longo do tempo nos museus da comunidade.

Para os amantes e colecionadores de livros

Para pessoas que se interessam mais pelo livro finalizado, com a finalidade de manter suas coleções crescentes e valiosas, Montolieu é o local certo para encontrar raridades e peças destinadas aos mais ávidos colecionadores.

Com mais de vinte feiras destinadas ao comércio de livros usados, é possível encontrar raridades internacionais em excelente estado de conservação, além dos clássicos franceses, como o Pequeno Príncipe, Vinte Mil Léguas Submarinas, Em Busca do Tempo Perdido, Os Miseráveis, entre outros itens.

Por sinal, a Village du Livre destina um evento único e muito disputado para a comercialização de usados. A Feira do Livro Antigo e Usado acontece no fim de semana da Páscoa e reúne colecionadores em busca de preciosidades. Outro evento bastante disputado é direcionado para quadrinhos e HQs: o Festival de Quadrinhos de Montolieu acontece no último fim de semana do mês de outubro.

Um lugar que vive e respira a história

Além da própria comunidade viver em função da história, com seus museus, obras de arte, oficinas e, claro, a paixão pela escrita e pelos livros, Montolieu é bem rodeada por outros pontos turísticos bastante procurados pelos viajantes.

É o caso do Castelo de Saissac, uma antiga fortaleza do século XIII localizada na Montagne Noire ou do Castelo de Puivert, localizado na aldeia francesa de mesmo nome. Ambos os locais, entre outros não mencionados aqui, mas que são igualmente valiosos, dão inúmeros motivos para você, turista, visitar a Village du Livre e tornar as férias em França inesquecíveis.

Bon voyage!

 

 

Esta postagem é um publieditorial e tanto o texto quanto as imagens foram enviados para publicação.





Deixe o seu comentário

5 Respostas para "[Diversos] Era uma vez, uma Village du Livre…"

Angela Cunha - 30, outubro 2019 às (07:37)

Ah que viagem gostosa!!!! Sei lá, fui lendo o post e parecia que tinha entrado numa máquina do tempo e voltado a um passado que nunca vivi, mas que tem esse cheirinho de nostalgia!
Acho que remete a livros e lugares assim, que respiram literatura, nos inspiram de certo modo!
Castelos, paisagens, pedras, livros!
Quero!rsrsrsrs
Beijo

Theresa Cavalcanti - 30, outubro 2019 às (08:10)

Olá.,
Já me imaginei plenissima na França KKKKK
Quero muito viajar para lá, e esse seu post só fez aumentar minha vontade.

Anna Mendes - 30, outubro 2019 às (10:52)

Oi Aione!
Morro de vontade de aprender a falar francês e conhecer a França!
Eu não conhecia a Village du Livre, mas fiquei encantada com tudo aquilo que ela oferece para os amantes da literatura, principalmente as feiras para fabricar um livro e a oportunidade de encontrar obras raras!
Bjos!

Ariela Souza - 30, outubro 2019 às (14:40)

Vontade de me mudar pra lá…!!!!
Podia ter algo assim aqui no Br ein…sera se?!

RUDYNALVA - 30, outubro 2019 às (20:25)

Aione!
Já queria ir conhecer a França e ver que lá tem esse lugar fabuloso: Village du Livre, onde além de podermos apreciar os livros feitos manualmente, ainda temos a oportunidade de aprender nas oficinas, aproveitar o artesanato e com toda certeza, a culinária local.
Agora tenho de aprender francês, né?kkkk
cheirinhos
Rudy

Últimas Resenhas

Calendário de posts

outubro 2019
S T Q Q S S D
« set   nov »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Desafio Fuxicando Sobre Chick-Lits 2019

<div class="titulo desafio-fuxicando-sobre-chick-lits-2019"><h6>Desafio Fuxicando Sobre Chick-Lits 2019</h6></div>

Minha Vida Literária • todos os direitos reservados © 2019 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por