[Resenha] Mortina - Barbara Cantini - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
28

maio
2019

[Resenha] Mortina – Barbara Cantini

Título: Mortina
Título Original: Mortina
Autor: Barbara Cantini
Tradução: Eduardo Brandão
Editora: Companhia das Letrinhas
Número de Páginas: 52
Ano de Publicação: 2019
Skoob: Adicione
Compare e compre: AmazonAmericanasSubmarino

A pequena Mortina quer, como qualquer outra criança, fazer amigos. Mas há um detalhe: ela é uma menina-zumbi, e sua tia Fafá Lecida não a deixa sair de casa… Até que o Dia das Bruxas chega e, com ele, a chance de Mortina se aventurar fora de casa. Mortina é uma menina diferente de todas as outras: ela é uma menina-zumbi. Passa os dias no Palacete Decrépito com sua tia Fafá Lecida e seu inseparável amigo, o galgo albino Tristão. O maior sonho de Mortina é ter amigos de sua idade para brincar, mas sua tia nunca deixa que ela saia de casa, porque tem medo da reação dos humanos ao conhecerem a pequena zumbi. Para sua alegria, um dia a oportunidade perfeita aparece: o Dia das Bruxas, quando todas as crianças saem às ruas com as fantasias mais horripilantes. Mortina nem vai precisar trocar de roupa para encarar a maior aventura de sua vida.

Mortina é um livro divertido e direcionado ao público infantil. Escrito e ilustrado pela italiana Barbara Cantini, ele narra a história de uma garotinha bastante diferente de todas as outras: trata-se de uma menina-zumbi. Ela leva seus dias morando com a tia em um grande palacete, porém seu maior desejo é poder sair e fazer amigos, já que a tia, para lhe proteger, não permite que ela seja vista por ninguém.

A atmosfera da história é muito leve e engraçada e a personagem central, ainda que seja bastante peculiar, é ao mesmo tempo apenas uma criança querendo fazer amigos para brincar.

O que torna a narrativa interessante é justamente o fato de a autora ter utilizado a peculiaridade de sua personagem Mortina para despertar diferentes reflexões sobre a importância de respeitarmos uns aos outros apesar de nossas diferenças.

As ilustrações presentes na obra possuem muitos detalhes e características que chamam atenção no decorrer da leitura, fato que certamente se deve pela formação da autora em cinema de animação. O texto, por sua vez, é curto e escrito de modo simples e de fácil compreensão, sendo bastante adequado a seu público-alvo. Por fim, a edição caprichada e em capa dura arremata a simpatia que a história possui, fazendo dela mais atrativa inclusive a nós, que já deixamos a infância para trás há um bom tempo.





Deixe o seu comentário

6 Respostas para "[Resenha] Mortina – Barbara Cantini"

Scheila - 29, maio 2019 às (07:48)

Oi Aione!!!

Nunca tinha visto um post seu voltado para a literatura infantil, e simplesmente adorei! Tenho um irmão de 13 anos, e ele adora ler, assim como eu heheheh.
Achei o máximo esse livro, muitos detalhes nas gravuras e uma história sobre uma menina-zumbi.. Que ótimo que o livro traz para as crianças isso da aceitação de como cada um é, das diferenças…
Adorei mesmo!

Beijos.

Angela Cunha - 29, maio 2019 às (08:05)

Eu adoro este universo infantil, principalmente quando não se restringe ao público infantil, mas que também tem o poder de deixar o coração dos mais idosos assim, feliz!
Desde que este livrinho foi lançado, morro de vontade conferir ele. Por trazer isso do respeito as diferenças e sim, do bom humor contido!!!
As ilustrações são lindinhas e quero muito poder conferir.
Beijo

Theresa Cavalcanti - 29, maio 2019 às (13:24)

Tenho que confessar que nunca fui muito de ler livros infantis, mas esse tem cara de ser muito gostosinho de ler! Já fiquei mega empolgada!
As ilustrações são bem bonitas <3

Ludyanne Carvalho - 29, maio 2019 às (22:30)

O que mais me encanta nos livros infantis são as mensagens que eles trazem, e esse não é diferente.
É muito bom passar para as crianças através da literatura que é importante respeitar as diferenças.
E essas ilustrações dão um charme a mais.

Beijos

Anna Mendes - 30, maio 2019 às (14:11)

Oi Clívia!
Adorei a resenha!! <3
Que edição linda que esse livro tem! Amei! <3
Parece ser uma história fofa e divertida!
Apesar de ser voltado para o público infantil, fiquei muito curiosa para fazer a leitura desse livro! 🙂 Hehe
Bjos!

Ana I. J. Mercury - 31, maio 2019 às (23:42)

Que fofo!
Adoro livros infantis!
Ainda mais esses que trazem assuntos valorosos à tona!
Já quero!
bjs

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício