[Resenha] Romance Concreto — Aimee Oliveira - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
21

maio
2019

[Resenha] Romance Concreto — Aimee Oliveira

Título: Romance Concreto
Autores: Aimee Oliveira
Editora: Autopublicação
Número de Páginas: 335
Ano de Publicação: 2019
Skoob: Adicione
Compre: Amazon

O que um chiuaua não-adestrado, uma loja sendo demolida, o demolidor da loja em questão e Olivia Liveretti têm em comum?
Isso mesmo: nada.
Principalmente porque o tal demolidor se encontrava completamente coberto de cimento e grosserias.
Sendo assim, quando esses quatro elementos se reúnem, numa tarde nublada de segunda-feira, algo estranho acontece.
E continua acontecendo à medida que Olivia Liveretti passa a conhecer as razões pelas quais Jonas Caruso continua a demolir a sua querida loja de quinquilharias apesar de seus protestos.
A “Kinki quinquilharias e afins” nunca mais será a mesma.
E Olívia também não.

Romance Concreto é o chick-lit nacional de Aimee Oliveira autopublicado na Amazon em formato de eBook. Por meio de uma escrita extremamente fluida e gostosa de se acompanhar, embarcamos em um mundo no qual views e likes comandam a vida da protagonista e, sem deixar o romance de lado, nos fazem a pensar junto dela em quão escravos somos desse mundo virtual

Olivia Liveretti era uma blogueira de sucesso até ter passado por um episódio que a deixou queimada no meio. Agora, no alto de seus 19 anos, ela sofre mais um baque: a Kinki Quinquilharias e Afins, loja responsável pela sua ascensão como influencer, está sendo demolida. Olivia decide começar um protesto para impedir mais essa catástrofe, o que vai colocá-la diretamente em contato com Jonas Caruso, um dos trabalhadores — e demolidores — encarregados de acabar com sua tão querida loja.

O que nos insere de imediato na leitura de Romance Concreto é a deliciosa escrita de Aimee Oliveira. Recheada de humor, a narrativa constrói o atual momento vivido por Olivia e vai pouco a pouco abrindo brechas sobre seu passado. Assim, apesar da velocidade com que a leitura prossegue, é de forma calma que conhecemos as bagagens carregadas pela protagonista.

Um dos recursos utilizados pela autora na construção da obra foi inserir nas epígrafes de cada capítulo a variação de atitude dos seguidores de Olivia em suas redes sociais. Dessa maneira, sabemos o quanto seus posts foram visualizados e curtidos, o quanto suas postagens estão sendo ou não engajadas. Além de divertido de se acompanhar, isso permite a conexão imediata com um dos temas principais de Romance Concreto: as consequências de se viver para as interações nas redes sociais. Como alguém que trabalha com esse tipo de mídia, posso afirmar o quão real são as aflições sentidas por Olivia e o quanto essa dependência pode ser prejudicial caso não haja um bom amparo emocional e psicológico sendo realizado nos bastidores. Assim, acompanhar o surto de Olivia e os aprendizados que ela tem a partir disso foi um dos pontos que mais me agradou na leitura, mesmo que esse aspecto não ocorra de forma aprofundada: tudo na obra é trabalhado com leveza.

Ainda que haja a temática do amadurecimento de Olivia ao longo do livro, seu foco, como indicado no próprio título, é o romance. Dessa maneira, Aimee Oliveira capricha na entrega do mocinho, fazendo dele um crush quase que imediato. É delicioso sentir a química nascida entre Olivia e Jonas, especialmente por esse ser um daqueles relacionamentos cão e gato, no qual os protagonistas implicam muito um com o outro antes de perceberem que sentem algo além da antipatia. E não bastasse o romance conquistar, as demais personagens relacionadas à vida de Olivia contribuem para a intensificação das passagens de humor, deixando a história ainda mais divertida e agradável.

Em linhas gerais, Romance Concreto foi uma leitura rápida e gostosa, que tanto me divertiu quanto me fez pensar em meu próprio trabalho como blogueira. Adorei acompanhar a trajetória de Olivia, me apaixonei por Jonas e me encantei pela presença de Django na trama, o cachorrinho da protagonista responsável por tantos dos acontecimentos fofos e divertidos da história. Para quem procura uma opção de entretenimento despretensioso e cativante, o livro de Aimee Oliveira é escolha certeira.





Deixe o seu comentário

6 Respostas para "[Resenha] Romance Concreto — Aimee Oliveira"

Angela Cunha - 22, maio 2019 às (07:57)

Como eu adoro estes romances cão e gata! rs
Aliás, acho que tudo é tipo de romance me agrada e muito. Ainda não conheço o trabalho da autora, mas pelo que li acima, ela conseguiu construir um cenário atual demais, ainda mais envolvendo esse lance da vida virtual que sim, tem sido a motivação de tantas pessoas e mesmo assim, não perdeu o foco da realidade, do romance, da luta.
Com certeza, quero muito poder conferir o trabalho da autora e conhecer um pouco mais da obra nacional ,que merece e deve ser valorizada!!!
Beijo

Theresa Cavalcanti - 22, maio 2019 às (15:53)

Caramba, faz muitoo tempo que não leio chick-lits! Gosto muito do gênero, mas acabo nunca colocando nas minhas leituras.
Gostei desse livro, me deixou empolgada.

Ludyanne Carvalho - 23, maio 2019 às (22:38)

Que capa mais amorzinho!
Ainda não li nada da Aimee, mas tenho curiosidade em conhecer a escrita dela.
Não leio muito chick-lit, confesso, mas esse me chamou muita atenção. Ainda mais com esse mocinho que parece arrancar suspiros.

Beijos

Anna Mendes - 24, maio 2019 às (14:08)

Oi Aione!
Amei a resenha!! <3
Que gracinha a capa desse livro! Eu não conhecia a autora, mas já fiquei muito curiosa para conhecer a escrita dela!
parece ser uma leitura muito leve e gostosa de fazer. Adoro romances nesse estilo, ainda mais se forem divertidos!
Legal a autora ter dado essa atenção para o vício e a dependência das redes sociais que enfrentamos hoje em dia.
Fiquei muito curiosa para fazer a leitura! 🙂
Bjos!

Scheila - 27, maio 2019 às (08:02)

Aione!

O tipo de chick-lit que eu amo! Que amorzinho.
Já tinha conhecido ele por aqui, mas como é e-book… é aquela coisa ne! Aguardando ansiosamente para que vire físico ahahah.
Amei essa capa e a história da Olivia, realmente parece uma leitura bem gostosa de fazer.. Louca para conhecer o cachorrinho dela e a loja que está sendo demolida!
Beijos.

Ana I. J. Mercury - 31, maio 2019 às (23:34)

Oi, Aione!
Gostei muito da sua resenha! Já tenho ele no kindle só esperando para ser lido!
Aiii que capa linda!
E fico aqui pensando no drama da protagonista e como tá difícil sermos tão vidrados em redes sociais e todos os dramas e dores que pode nos causar!
Quero muito ler em breve!
bjs

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício