[Resenha] Tudo sobre o amor — bell hooks - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
30

ago
2023

[Resenha] Tudo sobre o amor — bell hooks

O que é o amor, afinal? Será esta uma pergunta tão subjetiva, tão opaca? para bell hooks, quando pulverizamos seu significado, ficamos cada vez mais distantes de entendê-lo. Neste livro, primeiro volume de sua Trilogia do Amor, a autora procura elucidar o que é, de fato, o amor, seja nas relações familiares, românticas e de amizade ou na vivência religiosa. Na contramão do pensamento corrente, que tantas vezes entende o amor como sinal de fraqueza e irracionalidade, bell hooks defende que o amoré mais do que um sentimento – é uma ação capaz de transformar o niilismo, a ganância e a obsessão pelo poder que dominam nossa cultura. É através da construção de uma ética amorosa que seremos capazes de edificar uma sociedade verdadeiramente igualitária, fundamentada na justiça e no compromisso com o bem-estar coletivo.

 

Ficha Técnica: Tudo sobre o amor

Título: Tudo sobre o amor
Título original: All about Love
Autor: bell hooks
Tradução: Stephanie Borges
Editora: Elefante
Número de Páginas: 272
Ano de Publicação: 2021
Skoob: Adicione
Compre: Amazon

Tudo sobre o amor é o primeiro livro da Trilogia do Amor de bell hooks. Traduzido por Stephanie Borges, é uma não-ficção que teoriza o amor de maneira muito fluida e didática, trazendo importantes perspectivas para repensar a sociedade e nossa forma de viver.

Quando escrevi Aquele Meu Ousado Romance, pensei muito na caracterização da Aimée: uma mulher desejando viver o amor soaria ultrapassado? Vai contra a onda atual da narrativa da mulher autossuficiente. Esse receio aparece nas reflexões dela, que teme ser taxada de fraca ou carente. Então, ler bell hooks foi um abraço: para ela, o exercício do verdadeiro amor é um ato de força e coragem.

A verdade é que os significados de amar estão tão deturpados que passamos a encará-lo, entre outras coisas, como dependência. Há um cinismo enorme nosso sobre a existência do amor. Por isso, Tudo sobre o amor primeiro defende a importância de se definir o amor, de se ter clareza sobre o que ele é, uma vez que, sem isso, não é possível amar. Comprar a ideia de que ele é indefinível é contribuir para sua perda de significado, já tão diluído; também, não ter uma noção clara do que é o amor permite a aceitação de atitudes que, na realidade, não coexistem com ele. Um dos exemplos disso dado por bell hooks são as famílias disfuncionais, que praticam o abuso e a violência em nome do amor. Por isso, para a autora, o amor verdadeiro exige um conjunto de práticas, e não pode ser simplesmente entendido como um sentimento — nem muito menos como um que existe sem empenho, que surge como um raio inevitável, como pregado pelas ficções românticas. Compromisso, responsabilidade e respeito seriam alguns dos ingredientes que o compõem.

Tudo Sobre O Amor traz uma série de reflexões que não cabem resumidas nessa quantidade limitada de caracteres, então sugiro lerem e se debruçarem nelas por si próprios. Além de ser uma experiência muito agradável, porque bell hooks fala com uma lucidez ímpar, é também enriquecedora. Um dos poucos livros que li capaz de unir teoria social, pesquisa acadêmica, reflexão espiritual e desenvolvimento pessoal com tanta maestria e pertinência. Mais do que tudo, é um afago por conta do olhar afetuoso que salta de cada página, permitindo o vislumbre de uma sociedade mais igualitária e amorosa na qual poderíamos viver.





Deixe o seu comentário

Minha Vida Literária

Caixa Postal 452

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2023 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício