[Resenha] Confidências de Uma Ex-Popular – Ray Tavares - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
18

out
2019

[Resenha] Confidências de Uma Ex-Popular – Ray Tavares

Título: Confidências de Uma Ex-Popular
Autor: Ray Tavares
Editora: Galera Record
Número de Páginas: 434
Data de Publicação: 2019
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Amazon ♥ Americanas ♥ Saraiva ♥ Submarino

Beleza, poder, popularidade. O que mais uma garota pode querer? Renata acaba de ser expulsa de sua antiga escola. Perdeu seu status, seus amigos, seu namorado e sua antiga vida de privilégios. Agora, precisa recomeçar do zero, em um rígido internato católico.
Possessa e nada disposta a construir novos laços de amizade por conta das frustrações do passado, ela se vê, de repente, perdida. Sem largar sua essência, a garota se equilibra entre lidar com o desprezo constante dos alunos do colégio, recusar as investidas do presidente de um grupo misterioso e, nesse meio, administrar seu interesse por um aluno em particular.
Será que Renata vai conseguir superar seu passado e iniciar uma nova jornada mostrando uma nova versão de si mesma – ou insistirá em seus velhos erros?

Confidências de Uma Ex-Popular é a nova versão de Bola Na Rede, livro de Ray Tavares originalmente publicado no Wattpad e que conta com quase 400 mil leituras. Depois de ter os direitos adquiridos para uma adaptação cinematográfica pela Paris Filmes, o livro foi repaginado e lançado em formato físico pela editora Galera Record.

Renata Vicenzo cresceu rodeada de privilégios e de uma vida extremamente luxuosa. Em seu último ano do Ensino Médio, a garota é expulsa do colégio e levada contra sua vontade para um internato no interior do estado de São Paulo. Lá, ela resiste a fazer novas amizades e a mudar seu jeito de ser. Porém, pouco a pouco, a convivência com outras realidades vai fazendo com que ela repense não apenas suas atitudes, mas a própria realidade que a cerca.

Conheci a escrita de Ray Tavares — e me apaixonei por ele — em Os 12 Signos de Valentina. De um para o outro, são nítidas algumas diferenças, a começar pela própria narrativa. Em Confidências de Uma Ex-Popular, tudo é narrado em terceira pessoa, além da protagonista ser um pouco mais jovem do que a anterior — o que implica, também, no contexto que cada uma vive. Contudo, apesar dessas diferenças, a história de Renata Vicenzo carrega elementos típicos da autora, como o bom-humor presente na escrita e, principalmente, os temas sociais e políticos abordados ao longo da trama.

Aliás, o enredo de Confidências de Uma Ex-Popular vai muito além do que a premissa indica. Renata passa sim por um grande processo de amadurecimento, mas é a maneira de como isso acontece que surpreende. O livro é recheado de acontecimentos e entrega uma história que inclusive agrega pitadas de suspense e conspiração, sem deixar de lado o romance e os questionamentos próprios da faixa etária dos personagens. Sendo bem sincera, a leitura me trouxe uma sensação de conforto que me remeteu à experiência de Harry Potter: jovens amigos investigando mistérios dentro de um internato enquanto desenvolvem laços de amizade. Contudo, em vez de magia, o que temos aqui é um cenário bastante brasileiro, que denuncia muito da nossa realidade sócio-cultural tão segregada.

Mesmo tendo noção da habilidade de Ray Tavares como escritora, o livro conseguiu me surpreender, especialmente em relação ao romance que é desenvolvido. A autora fugiu de muitos clichês do gênero e deu à Renata um destino bastante real — que, confesso, me deixou com o coração na mão, pensando em muito da minha própria vida. Ao mesmo tempo, os capítulos finais me deram a sensação de um prolongamento da história que, talvez, eu preferisse ter lido como um extra, ao mesmo tempo em que gostei justamente pelo que é apresentado e pela mensagem transmitida.

Em linhas gerais, Confidências de Uma Ex-Popular foi uma leitura deliciosa, fluida e divertida, ainda que menos engraçada do que Os 12 Signos de Valentina, e que me surpreendeu pela trama tão bem elaborada. O livro é recheado de referências à literatura brasileira e se torna ainda mais nacional pelo cenário político e social tão bem apresentado, sem deixar de lado uma linguagem jovem e um desenvolvimento condizente ao público alvo a que o livro pertence.





Deixe o seu comentário

8 Respostas para "[Resenha] Confidências de Uma Ex-Popular – Ray Tavares"

Mariana - 19, outubro 2019 às (04:09)

Eu li os “12 signos de Valentina” e curti. A escrita da autora é encantadora e flui muito bem, o problema de os “12 signos” foi a temática mesmo que eu não gostei, de ela ficar indo de cara em cara só para experimentar. Não consegui me conectar com nenhum e isso fez com que a leitura não fosse boa para mim.
Já esse parece mais interessante, um possível triângulo amoroso, mistério, internato. Tudo que eu gosto! E também crescimento pessoal da Renata, estou sentindo que vou gostar bastante. Estava ansiosa para ler mais alguma coisa da autora e já estou ansiosa pelo futuro da protagonista!!

Angela Cunha - 19, outubro 2019 às (08:18)

Mesmo sem conhecer as letras da autora, os livros da moça são elogiados demais da conta, pela forma clara com que desenvolve seus enredos e que também transforma o óbvio em algo novo!
Este lançamento está sendo super elogiado, até por não trazer somente mais uma história de uma garota rica e mimada que tem que aprender na marra que a vida não é tão cor de rosa, mas sim, uma menina que se descobre debaixo da capa de garota fútil e rica.
O enredo vai bem além, mostrando o poder da amizade, do afeto e claro, um romance só pra dar aquele quentinho no coração.
Espero poder ter e ler o livro o quanto antes!!!
Beijo

Ariela Souza - 19, outubro 2019 às (14:41)

Imaginei que esse livro seria um “te desafio a me julgar pela capa” kkkk
Eu ainda quero ler o outro livro da Ray pra depois ler esse, mas só to ouvindo coisas positivas de ambas as historias.

RUDYNALVA - 19, outubro 2019 às (23:03)

Aione!
Dou o maior valor a uma autora que se arrisca em colocar seu livro no Wattpad, depois consegue uma grande editora para lançar seu livro e por último ainda vai se tornar filme, uauuuuuu! Merece todo sucesso!
Mas a história parece mesmo muito boa e parece proporcionar uma leitura hilária e até um tanto realista.
Só não gostei muito da capa, poderia ser melhorzinha, mas tudo bem.
cheirinhos
Rudy

Theresa Cavalcanti - 20, outubro 2019 às (18:23)

Olá,
Eu já li o outro livro da Ray, e posso dizer que ela escreve muito bem! Sério mesmo
Quero muito ler esse Confidências de uma ex popular, porque se tiver um pouco da qualidade do outro, já sei que vou ficar super presa com a história.

Francine Cândido - 22, outubro 2019 às (23:38)

Eu nunca li nada da Ray, mas sempre escuto falarem bem dela e dos livros dela. Tô bem empolgada para ler um dia. Acho que vou pegar os 12 signos de Valentina como primeiro.

Anna Mendes - 28, outubro 2019 às (13:58)

Oi Aione!
Amei a resenha!! <3
Sou louca para ler Os 12 Signos de Valentina e para conhecer a escrita da Ray Tavares!
Devo dizer que achei linda a capa de Confidências de Uma Ex-Popular! Também adorei a premissa e fiquei muito feliz em saber que esse livro vai virar filme! É tão legal ver a literatura nacional ser valorizada e reconhecida! 🙂
Fiquei ainda mais curiosa para fazer a leitura por saber que a história possui alguns toques de mistério!
Já vou colocá-lo na minha lista de desejados!! 😉
Bjos!

Ana I. J. Mercury - 31, outubro 2019 às (23:42)

Aione!
Achei bem interessante, pois a Renata parece ser detestável e depois vai mudando, se conhecendo e fazendo novas amizades em seu novo colégio.
O mistério do livro também me deixou curiosa.
bjs

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício