[Resenha] Um Amor, Um Verão e o Milagre da Vida - Isa Colli/ Promoção: Sorteio do Livro e Epubs - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
02

jan
2012

[Resenha] Um Amor, Um Verão e o Milagre da Vida – Isa Colli/ Promoção: Sorteio do Livro e Epubs

Título: Um Amor, Um Verão e o Milagre da Vida
Autor: Isa Colli
Editora: Baldon
Número de Páginas: 251
Ano de Publicação: 2011
Skoob: Adicione
Compre: Site da Autora

Verão, férias, sol, paixão, festas, lual, amores… Angra dos Reis…! Uma jovem bela e rica passa as férias na casa dos avôs em Angra na Praia de Provetá. Um jovem surfista morador da última aldeia de pescadores da região dá aulas de surf para as crianças. Um encontro, um romance num cenário maravilhoso com banhos de mar, passeios, e belas paisagens. De repente, uma dor de estômago e o jovem está com câncer. Médicos, enfermeiros, hospital especializado, doutores da alegria; todos envolvidos na luta contra essa enfermidade, numa atitude de solidariedade, amor, e, sobretudo, na busca da cura através do diagnóstico precoce. O livro é um romance na adolescência, no qual é abordado a Neoplasia (câncer), protagonizado pelos personagens João Carlos e Maria Paula, que juntos terão a vida marcada para sempre pelas férias daquele verão.

“Um Amor, Um Verão e o Milagre da Vida” conta a história do descobrimento do amor por dois adolescentes e, também, da importância desse sentimento em suas vidas. Através de uma narrativa convidativa e bem estruturada, Isa Colli construiu uma bela história baseada em um fato real de sua própria vida.
Logo no prólogo, somos apresentados à história e aos fatos que a constituirão. Portanto, nada do que eu disser na resenha será um spoiler, visto que são ditos no próprio início do livro. Normalmente não leio nem as sinopses dos livros para me surpreender com seus acontecimentos, mas foi interessante já saber os acontecimentos desse. A expectativa criada aqui não diz respeito aos acontecimentos em si, mas sim à maneira de como são desenvolvidos.
Os capítulos iniciais são divididos segundo a vida de Maria Paula e de João Carlos, o JC, através da narrativa em terceira pessoa. Inicialmente, ambos não se conhecem e a história vai sendo construída antes do encontro dos dois. Mesmo após terem se conhecido, a história continua sendo mostrada pela visão de ambos, tanto individualmente quanto juntos.
Uma característica da narrativa é ser narrada com os verbos no presente. Quando comecei a leitura, isso foi algo que estranhei, pois é mais comum encontrarmos as ações no passado. Entretanto, esse não é um ponto negativo, é apenas uma característica da narrativa que, inclusive, muito me agradou por ter se mostrado bem estruturada e convidativa para a leitura, a qual se fez fluida.

“Não conseguiam resistir à força daquele beijo, que eclodia em paixão. Se tivesse se inclinado para trás e caído em um precipício, não ficaria mais indefesa do que estava naquele instante, colada a ele, amparada por ele, envolvida por ele e… totalmente entregue.”

página 101
A maneira como o romance se inicia é um pouco rápida, mas pertinente, considerando-se serem dois adolescentes que se sentem atraídos um pelo outro desde o início.
Gostei das personagens criadas por Isa. Maria Paula é uma típica adolescente de 17 anos que passa por um amadurecimento imposto pelas situações por que passa. JC me cativou por sua fé e a maneira pela qual encara as provações que precisa passar, ainda que tenha seus momentos de negação. Agora o personagem que me conquistou acima de todos foi Olímpio, avô de Maria Paula. Sua maneira de tratar os netos foi o que me ganhou.
Alguns detalhes da história ficaram um pouco confusos para mim, mas que não influenciam no todo e dizem respeito, principalmente, a dados cronológicos. Como o livro está sendo revisado pela autora para que seja lançada sua terceira edição, esses detalhes serão revistos por ela.
O que mais me agradou no livro, seguido pela narrativa, foi a sua mensagem. Ao abordar a temática do câncer, a autora ressalta a importância do amor e do apoio dos entes queridos nesse delicado momento. No prefácio, Isa conta o motivo que a levou a escrever o livro: ela própria já ter vivido essa situação. Portanto, a temática da doença é abordada por alguém que tem bagagem para falar sobre o assunto e sobre a maneira de enfrentá-lo. Ainda, achei muito interessante que dados científicos sobre o câncer tenham sido colocados na forma de consultas médicas, possibilitando uma maior compreensão e visão sobre o assunto.
 Por fim, quero agradecer tanto a autora quanto a Mônica, da Editora Baldon, por terem me possibilitado a leitura de “Um Amor, Um Verão e o Milagre da Vida”. Foi uma leitura rápida e emocionante, que certamente cumpriu o papel de transmitir sua mensagem de amor.
Querem saber de uma notícia interessante? O livro está sendo adaptado para o cinema pelo Mapa Filmes do Brasil, ainda sem previsão de lançamento.
Ficou interessado em ler o livro?
Então é só comentar na resenha (mas, por favor, comentários com conteúdo)! Se ela atingir no mínimo 20 comentários até o dia 15/01, sortearei 1 livro10 Epubs entre os comentaristas (para quem não sabe, Epub é um formato de Ebook)! Não precisa seguir o blog, apenas comentar na resenha e deixar o email para envio do Epub, ok?
Agradeço à Editora por ter permitido esse sorteio!
Boa sorte a todos!

Beijos





Deixe o seu comentário

38 Respostas para "[Resenha] Um Amor, Um Verão e o Milagre da Vida – Isa Colli/ Promoção: Sorteio do Livro e Epubs"

Alinne - 02, janeiro 2012 às (18:15)

Oi Mi.
Como sempre lendo livros incríveis hein? Ah esse eu não conhecia e por causa do tema já fiquei interessada.Ele me lembrou o livro Por um Fio do Dráuzio Varella que também mostra como é necessário o apoio dos familiares para a recuperação do paciente e um relato de quem conhece essa doença de perto…Adorei, agora quero ler esse também.
Beijos e um ótimo 2012 para ti!

lynninha.dp11@yahoo.com.br
Books e Desenhos

Aione Simões - 16, janeiro 2012 às (21:15)

Parabéns, querida!
Você ganhou um dos Epubs ^^
http://www.minha-vida-literaria.blogspot.com/2012/01/resultado-um-amor-um-verao-e-o-milagre.html
Beijão!

Danzinha - 02, janeiro 2012 às (18:29)

*-* Parece ser um livro lindo Mi! Eu gosto de histórias tocantes (já me imagino chorando rsrs)Parece muito bom! Confesso que não sei o que são Epubs O.o Mas eu quero! rsrs.

danzinha.tavares521@gmail.com

Beijos

Amigas entre Livros

gabi - 02, janeiro 2012 às (18:30)

Adoro histórias de verão, apesar de não gostar da estação em si. Fiquei com muita vontade de ler o livro e adorei saber que vai virar filme!

livrosevagalumescontato@hotmail.com

Gabi

Planet Pink - 02, janeiro 2012 às (19:11)

Gostei do enredo do livro, gosto desses romances juvenis que passam uma mensagem, adoro!
Os nomes dos personagens me fez lembrar de novelas mexicanas hahaha
Fiquei curiosa =)
e me senti uma pata agora, mas nao sei oq é Epubs =x =T hahaha

Beijocas!

Lucas Martins - 02, janeiro 2012 às (21:04)

Oi, Mi!
Juro que não imaginei que o livro seria tão bom assim… Sério.
A capa não me chamara tanta atenção, mas a sinopse sim. Gostei da ideia do livro.
Agora com sua resenha fiquei bem mais interessado nele. A questão que você comentou sobre a mensagem que o livro passa… E o fato deste ser um pouco biográfico…
Enfim, fiquei super interessado mesmo!
Êba, sorteio! *0* Rsrs!
Bjão, Mi! E parabéns por esta ótima resenha! 🙂

Caio Rodrigues - 02, janeiro 2012 às (22:01)

Esse livro eu não conhecia, mas adorei conhecer por você. Adorei a resenha. Não gostei muito da capa, mas me impressionei com a história.

Sorteio oo
Beijos
http://linhasdeencanto.blogspot.com/

Lariane - 02, janeiro 2012 às (22:28)

Aione,
Também gosto quando é narrado no presente, apesar de inicialmente estranhar.
Mais uma resenha MARA que me deixou encantada para ler o livro.

Beijocas,
Lariane – Leituras & Devaneios

Gilciany Viana - 02, janeiro 2012 às (22:37)

Oi Aione, antes de tudo, um 2012 repleto de coisas boas pra vc querida!
Ai que livro maravilhoso né? Adoro livros que realmente prendem e deixam algo bom em nós… destes que contam uma história marcante, que é o caso de “Um Amor, Um Verão e o Milagre da Vida”.
Só conheço um livro que aborda o tema do Câncer e é literatura inglesa, da autora Margareth Atwood, o título, Lesão Corporal, conta de modo ficcional a história de uma mulher que tem câncer e precisa tirar uma mama, como ela lidou com isso, os medos, as dúvidas, enfim o livro é bom mesmo.
Mas nada melhor que ler uma história de caráter mais realista não é mesmo? Saber que esta história de superação não foi apenas imaginação, me deixa com mais vontade de ler.
Gostei mito da resenha amiga, cm sempre, bem estruturada. Um beijão e até mais!♥

http://lerepensaresocomecar.blogspot.com

Babi Lorentz - 02, janeiro 2012 às (22:58)

Ai, que bom que já estou com o livro em mãos porque estou com muita vontade de descobrir o que acontece na história.
Adorei a resenha, como sempre.
Beijocas

Aione Simões - 16, janeiro 2012 às (21:16)

Babi, você ganhou um dos Epubs ^^
Parabéns!!
Beijão!
http://www.minha-vida-literaria.blogspot.com/2012/01/resultado-um-amor-um-verao-e-o-milagre.html

Vanessa - 02, janeiro 2012 às (23:25)

O livro será adaptado para o cinema? Nossa que felicidade para a autora hein, sinal de que fez um ótimo trabalho, fico feliz por ela. Queria poder ler o livro…

Vanessa – Balaio
vmeiser@hotmail.com

Bruno Miranda - 02, janeiro 2012 às (23:57)

O livro parece ser bem interessante, esse tema é bem complexo, graças a Deus nunca tive alguém próximo que passou por isso. Seria interessante conhecer mais sobre o tema sob a perspectiva de quem já sentiu na pele. Parabéns pela resenha, beijos.

@minha_estanteMinha Estante

Sora Seishin - 03, janeiro 2012 às (12:13)

Oi Aione!
O livro parece ser muito bom! Acho que eu também estranharia os verbos no presente, isso é bem incomum.
Mas não sei se leria, acho que eu choraria muito. Já perdi 2 pessoas da minha família para o câncer e agora tem mais uma lutando contra isso.
Beijos,
Sora – Meu Jardim de Livros

Aione Simões - 16, janeiro 2012 às (21:12)

Parabéns, Sora!!
Você ganhou o Epub: http://www.minha-vida-literaria.blogspot.com/2012/01/resultado-um-amor-um-verao-e-o-milagre.html
Beijão!

Érica Lopes - 03, janeiro 2012 às (13:31)

Oi Mimi!

É a primeira vez que vejo uma resenha desse livro e simplesmente me apaixonei pela história!
Tenho certeza que vou chorar muito quando lê-lo, perdi alguém muito especial para o câncer.
Mas mesmo assim o livro vai para lista de desejados!

Beijokas

Aione Simões - 16, janeiro 2012 às (21:12)

Flor, parabéns!!
Você ganhou o Epub!
http://www.minha-vida-literaria.blogspot.com/2012/01/resultado-um-amor-um-verao-e-o-milagre.html
Beijão!

Andressa Tomaz - 03, janeiro 2012 às (15:11)

Oi Mi!
Não conhecia o livro ainda, mas me pareceu realmente ter uma história tocante. Acho que já li algum livro com os verbos no presente e é verdade, fica um pouco estranho no início, mas nada que não dê para acostumar!
Gosto muito de livros que falam sobre amor, parece ser linda a história deste.

dessabt18@hotmail.com
Beijos!

Rafael Fernandes - 03, janeiro 2012 às (17:04)

Que lindo, fiquei com vontade…

Luana Feres - 03, janeiro 2012 às (17:10)

Oi, Mi! 🙂
Então, a capa não conquista, mas o titulo sim. Eu gosto de titulos grandes e até gosto dos spoilers da sinopse. Faz eu ter certeza da estoria e assim saber se eu quero ou não lê-lo e a resposta é sim! Ah, e eu gosto da narração no presente. Já li uns dois livros nesse formato e é curioso. Diferente, no minimo. Acho que faz a leitura ficar dinamica!
Espero ganhar o livro ou ao menos o Epub ( que eu não sabia o que era, mas enfim).

Ótima resenha, como sempre.
mulhergostadefalar@hotmail.com

Beijos

Mariana Ribeiro - 03, janeiro 2012 às (20:35)

Olá, Mi!!
Adorei a sua resenha!!
Parece ser um livro comovente e que narra uma história de amor e superação que o torna imprescindível para todos os leitores que gostem de um romance leve e com grandes lições de vida.
Também achei inusitada a escolha do tempo presente na narrativa, mas já li um livro assim também e até me acostumei após ler algumas páginas rs.
Bjos.

Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Aione Simões - 16, janeiro 2012 às (21:16)

Mari, parabéns, flor!
Você ganhou um dos Epubs ^^
http://www.minha-vida-literaria.blogspot.com/2012/01/resultado-um-amor-um-verao-e-o-milagre.html
Beijão!

Planet Pink - 04, janeiro 2012 às (03:24)

Corrigindo o comentário láaaa em cima

não sabia oq é Ebups*

=D

Ana Ferreira - 04, janeiro 2012 às (04:05)

Mi,

Uma das coisas mais legais no Minha Vida Literária é a variedade de livros que nós encontramos por aqui e a chance que você dá a esses tantos autores nacionais, uma esperança muito grande.

Achei a temática de “Um Amor, Um Verão e o Milagre da Vida” interessante, pura, eu diria. São tristes esses casos em que se conciliam um amor recém-descoberto e a luta contra um vilão completamente desenfreado quanto o câncer, ainda mais em tratando-se de adolescência, onde tudo é meio inconformista e rebelde… Muito a pensar, eu diria.

Gostei da resenha e dos destaques 🙂

anabfferreira@hotmail.com

Beijinhos,
Ana – Na Parede do Quarto

Igor Gouveia - 04, janeiro 2012 às (11:34)

Mi 🙂 Adorei o post. A resenha ficou muito boa. Eu fiquei com vontade de ler o livro acredita? ^^

igorraphaelq@hotmail.com :]

WilLDuarte - 04, janeiro 2012 às (11:45)

20 comentários antes do dia 15, vai ter sorteio, e eu quero! õ/ shaushaushaush’
Sobre o livro, não conhecia, mas parece ser bem legal. Fiquei bastante interessado, a história parece ser bem emocionante mesmo, e gosto quanto a narrativa é mostrada pela perspectiva de mais de um personagem. Quero ler!
Abraço! (:

O Livreiro Maluco
http://www.livreiromaluco.com/

Eduarda Menezes - 04, janeiro 2012 às (20:02)

Oi Mi,
Ainda não conhecia o livro, mas de fato parece ser uma leitura interessante, ainda mais por ser escrito por alguém que realmente passou por a situação da personagem, alguém que tem conhecimento do assunto! Parece passar uma mensagem legal e se tiver a oportunidade eu o lerei! Só não em um futuro próximo pois a minha wishlist está fechada no momento rs Mas quem sabe eu não ganhe a promoção! =)

eduardabm@hotmail.com

Beijão!

Aione Simões - 16, janeiro 2012 às (21:11)

Querida, você ganhou o Epub! Parabéns!
Só conferir o resultado aqui: http://www.minha-vida-literaria.blogspot.com/2012/01/resultado-um-amor-um-verao-e-o-milagre.html
Beijão!

Pabline - 07, janeiro 2012 às (02:40)

Olá Mi!
Não conhecia o livro, mas fiquei bem interessada. Muito legal uma narrativa diferente, elas nos fazem evolui. Muito legal tbm a mensagem que o livro quer passar.
Me simpatizei tanto com a capa.
Um romance adolescente é sempre interessante, e quando tem uma lição de vida me atrai mais ainda.
Parece um livro deveras interessante!
BJ Aione!

pablinecx@hotmail.com
http://amigasentrelivros.blogspot.com

Anna Carolina Schermak Alves - 11, janeiro 2012 às (02:02)

Olha que interessante. Agora quero ganhar a promoção para ler o livro.

http://www.pausaparaumcafe.com.br
annaschermak.mkt@gmail.com

Camila - 11, janeiro 2012 às (15:10)

Ai eu quero ganhar,o livro parece ser super interessante e daqueles que você não larga até terinar!♥
Queropramimo/
camila14vieira@hotail.com
(seguindo o blog ,adorei os posts!

Renata Estephany - 11, janeiro 2012 às (21:11)

Parece ser um ótimo livro e principalmente por ser um romance,adoro romances *-*

Camila Planzo - 11, janeiro 2012 às (21:33)

Fiquei louca pra ler esse livro, é como eu gosto *———-*

Júlia - 12, janeiro 2012 às (15:36)

As vezes pensamos que alguns livros não vão nos trazer uma mensagem especial ou algo por trás das páginas, mas muitas vezes somos pegos de surpresa e esse livro parece ser um desses que traz mas do que esperamos.
Eu moro com os meus avós, então a parte em que você diz que o avô dela é um dos personagens que você gosta, me fez pensar que eu preciso ler esse livro! Não da pra explicar ao certo o motivo haha
ganhando ou não aqui, vou procurar ele para ler!
Beijo
Júlia
http://www.saladacultural.blog.br

Leonice Campelo - 12, janeiro 2012 às (20:17)

Me indicaram esse livro, mas ainda não havia lido nenhuma resenha sobre ele. Fiquei muito interessada em ler agora!

Nome/Seguidora: Leonice Campelo
E-mail: leonicecampelo@gmail.com

Aione Simões - 16, janeiro 2012 às (21:11)

Parabéns, Leonice! Você ganhou o Epub!
O resultado pode ser conferido aqui: http://www.minha-vida-literaria.blogspot.com/2012/01/resultado-um-amor-um-verao-e-o-milagre.html
Beijos!

Evy!!! - 12, janeiro 2012 às (21:29)

Parece ser um ótimo livro.
Não sou muito fã de “romances adolescentes”, mas esse me pareceu bem interessante. Principalmente pelo enredo envolver o câncer.

Parabéns pela resenha, venho acompanhando seu blog há pouco tempo e já estou gostando muito! ^^

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício