[Diversos] Café da Manhã com Martha Medeiros - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
15

maio
2019

[Diversos] Café da Manhã com Martha Medeiros

Uma das coisas que mais sou grata em ter criado o Minha Vida Literária é ter oportunidades que não seriam possíveis não fosse o trabalho que realizo nele. Na semana passada, tive mais uma experiência que corroborou esse sentimento.

Divã é um dos meus livros favoritos, que me fez me encantar pela escrita de Martha Medeiros. A autora recentemente assinou um contrato com a editora Planeta e tive o privilégio de participar de um evento exclusivo promovido pela editora.

O Meu Melhor, de Martha Medeiros

Apesar de ser publicada pela editora LP&M, Martha Medeiros aceitou o convite da Planeta de publicar uma antologia reunindo 100 de suas melhores crônicas. Coincidentemente, a obra marca os 25 anos de carreira da autora, que selecionou seus trabalhos mais famosos e de maior ressonância para compor a coletânea.

O Evento

Em sua passagem por São Paulo para o lançamento de O Meu Melhor, Martha Medeiros participou de um café da manhã e bate-papo com livreiros e influenciadores digitais promovido pela Editora Planeta. Quando recebi o convite, mal acreditei que finalmente poderia conhecer a autora e não hesitei em confirmar presença.

Por ter se dado em uma quarta-feira de manhã, havia poucas pessoas presentes, o que tornou o encontro ainda mais intimista e especial. Martha Medeiros circulou por entre os convidados desde que chegou e, quando o bate-papo começou, ficamos todos muito próximos da autora, como se estivéssemos mesmo em uma roda de conversa informal, entre amigos.

O Bate-Papo

Pelo próprio caráter do encontro, o bate-papo teve cerca de uma hora de duração, resultando em uma conversa bastante agradável e interessante.

Martha Medeiros falou de sua trajetória profissional e pessoal, contando como jamais se imaginou como escritora e que acabou escrevendo crônicas quase que por acaso, quando foi convidada por um amigo a publicar no Zero Hora, jornal para o qual ela escreve até hoje. Foi nesse encontro, também, que descobri que a autora começou sua carreira como poetisa, com poemas publicados na coleção Cantadas Literárias.

Entre as curiosidades, a autora falou sobre o fato de uma de suas crônicas mais famosas, “A Morte Devagar”, ter sido creditada a Pablo Neruda e como isso acabou possibilitando que ela fosse conhecida no exterior. Também, disse acreditar que sua formação como publicitária contribuiu muito em sua escrita como cronista, já que esse é um gênero no qual a consisão é tão importante quanto em uma propaganda.

Agora, de tudo que foi dito, o que mais me tocou foi a fala de Martha sobre sua conexão com a escrita. A autora disse escrever como uma forma de auto-terapia, como um desabafo e um meio de ligação consigo própria: ela se conhece e experimenta o mundo através das palavras. Com essa fala, senti uma identificação imediata e reconheci nela um sentimento que também é meu. Ao mesmo tempo, confirmei o porquê de seus textos tanto me agradarem: Martha escreve com verdade e é sua sensibilidade em perceber o mundo que a torna tão capaz de exprimir sentimentos diversos a partir de situações tão quotidianas.

Só posso me sentir grata à editora Planeta por ter organizado o evento e por ter me permitido participar dele. Foi maravilhoso estar em contato com alguém cuja escrita tanto admiro e poder conhecê-la com mais profundidade!





Deixe o seu comentário

4 Respostas para "[Diversos] Café da Manhã com Martha Medeiros"

Ludyanne Carvalho - 17, maio 2019 às (23:02)

Que encontro incrível – ainda mais sendo intimista, para quem não curte multidão é perfeito!
Eu conheço a escrita da Martha através das crônicas que são publicadas em uma revista, mas ainda não tive o prazer de ler um livro dela.
Vou ficar de olho nesse lançamento.

Beijos

Anna Mendes - 18, maio 2019 às (14:11)

Oi Aione!
Que oportunidade incrível ter participado desse encontro! Deve ter sido uma experiência muito boa!
Da autora, eu li no ano passado Feliz Por Nada e adorei as crônicas dela!
E fiquei ainda mais curiosa para conhecer essa nova coletânea!
Bjos!

Scheila - 20, maio 2019 às (07:33)

Oi, Aione!

Nossa, que honra ein? Você realmente deve ter amado o convite e estar lá!
Já li sobre a Martha e ela é sensacional! Fiquei louca para ler O meu melhor, deve ser muito bom, com as melhores crônicas dela. Espero que você faça uma resenha logo logo sobre esse livro eheheh.
Muito legal que ela tenha falado sobre como escreve, que é uma auto-terapia, com certeza ela coloca verdade e amor.
Beijos!

Ana I. J. Mercury - 31, maio 2019 às (22:59)

Aione, que tudo!!!
Parabéns!!
Adoro os livros da Martha!
Imagino como deve ter sido maravilhoso estar nesse bate-papo!
Ela é maravilhosa mesmo!
bjs

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício