[Resenha] Cosmos - Carl Sagan | Minha Vida Literária
09

jan
2018

[Resenha] Cosmos – Carl Sagan

Título: Cosmos
Autor: Carl Sagan
Editora: Companhia das Letras
Número de Páginas: 488
Ano de Publicação: 2017
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Amazon ♥ AmericanasSaraivaSubmarino

Escrito por um dos maiores divulgadores de ciência do século XX, Cosmos retraça 14 bilhões de anos de evolução cósmica, explorando tópicos como a origem da vida, o cérebro humano, hieróglifos egípcios, missões espaciais, a morte do sol, a evolução das galáxias e as forças e indivíduos que ajudaram a moldar a ciência moderna. Numa prosa transparente, Carl Sagan revela os segredos do planeta azul habitado por uma forma de vida que apenas começa a descobrir sua própria identidade e a se aventurar no vasto oceano do espaço sideral. Aqui, o tratamento dos temas científicos está sempre imbricado com outros campos de estudo tradicionais, como história, antropologia, arte e filosofia. Publicado pela primeira vez em 1980, Cosmos reúne alguns dos conhecimentos mais avançados da época sobre a natureza, a vida e o Universo — e se mantém até hoje como uma das mais importantes obras de divulgação científica da história. Embora diversas descobertas fascinantes tenham ocorrido nos últimos quarenta anos, o tema central deste livro nunca estará desatualizado: nosso fascínio pelo conhecimento e a prática da ciência como atividade cultural.

Publicada pela primeira vez na década de 1980, a aclamada obra Cosmos ganha uma nova e bela edição pela editora Companhia das Letras. Escrito por Carl Sagan, é a representação de como a ciência pode ser algo acessível e ao mesmo tempo tão impressionante. O autor, inclusive, foi professor de astronomia e ciências espaciais na Universidade Cornell. Tendo dezenas de estudos na área, chegou a receber diversos prêmios pelo reconhecimento das suas contribuições para o desenvolvimento e divulgação da ciência.

Antes de tudo Cosmos foi um grande projeto de divulgação cientifica através da série de televisão criada pelo próprio Carl Sagan, e apresentada por ele, e sua esposa Ann Druyan. Numa época em que não havia o desenvolvimento tecnológico na proporção em que temos hoje, a série representou um grande papel naquele período: o de inspirar e incentivar centenas de jovens na busca pelo conhecimento e estudos científicos e até hoje é referência quando o assunto é debater as origens do universo.

Na minha percepção, o livro funciona de duas maneiras: para quem conhece a série e a aprecia, é leitura obrigatória, pois, além de revisitar as reflexões do autor, o caráter nostálgico da leitura sem dúvidas a deixará ainda mais atrativa; já para quem não a conhece, é uma excelente oportunidade de explorar uma obra que busca analisar os fundamentos da vida humana e compartilhá-los de modo acessível e capaz de ampliar a visão daqueles que a leem.

Minha experiência de leitura se divide entre as duas maneiras, já que assisti a alguns dos episódios da série produzida na década de 1980; mesmo sem ter visto todos, ainda assim tenho ótimas referências do projeto como um todo. Um dos pontos que se destacaram para mim durante o percurso de leitura sem dúvidas foi a linguagem utilizada por Carl Sagan: sua escrita é acessível, de fácil compreensão e muito didática. De fato, é um livro que tem o objetivo de compartilhar conhecimento e multiplicá-lo cada vez mais.

Outra questão importante é sabermos que essa obra em partes é datada, pois desde a década em que foi escrita até hoje muitas foram as descobertas e avanços na ciência. No entanto, esse fator não interfere no objetivo de Cosmos de nos mostrar como a busca por conhecimento gerou avanços na ciência em amplos aspectos e como através do conhecimento científico houve significativos avanços na humanidade.

Sendo assim, é um livro recomendadíssimo para quem aprecia leituras que discorrem, sobretudo, a respeito de como a construção do conhecimento nos mobiliza a sermos pessoas melhores para nós mesmas e para o mundo onde vivemos.





Deixe o seu comentário

8 Respostas para "[Resenha] Cosmos – Carl Sagan"

Aline Teixeira - 09, Janeiro 2018 às (17:20)

Olá Clivia! Não costumo ler livros desse tipo, mas achei muito legal o autor escrever sobre ciência sem usar uma linguagem rebuscada, assim fica mais fácil para entender os conceitos abordados. Gostei das ilustrações inseridas, faz o livro ainda mais interessante. Não sabia que tinha uma série, vou procurar saber mais sobre ela e quem sabe ler o livro também. Beijos

Responder

Anna Mendes - 09, Janeiro 2018 às (18:29)

Oi Clívia! Ótima resenha!
Eu já tinha ouvido falar muito bem da série e, apesar do tema não ser do meu interesse, o livro parece ser uma ótima leitura para quem curte o tema, a série ou para quem quer se aventurar em um tema diferente, mas interessante 😉
Bjos!

Responder

Daiane Araújo - 10, Janeiro 2018 às (05:58)

Oi, Clivia.

Mesmo com o avanço tecnológico, acho de grande importância todos terem acesso a esse livro nos dias atuais, pois é de suma importância o que o livro transmite sobre o conhecimento, e o incentivo dele em buscar várias respostas, como a origem da vida e outros fatores importantes.

Responder

Vitória Pantielly - 12, Janeiro 2018 às (07:39)

Oi Clivia!
Claro que de lá pra cá a ciência evoluiu mto, mas sabendo que a série de tv fez um sucesso enorme, não é a toa que o livro seguiria para o mesmo caminho.
Não vou mentir e disser que sou fã de ciências ou livros do tipo, mas só de saber que ele mostra um pouquinho dos avanços que a ciência teve, bate curiosidade de ler.
Bjs

Responder

Lily Viana - 16, Janeiro 2018 às (15:45)

Olá
Eu tenho essa fascinação por livros desse gênero. Eu nunca ouvir fala da serie, mas já irei buscar informações. O livro tem uma forma diferente em fala sobre cientifica e algo muito bom, já anotei na lista de leitura.

Tempos Literários

Responder

RUDYNALVA CORREIA SOARES - 17, Janeiro 2018 às (22:40)

Clívia!
Tinha muita vontade de ser astronauta, pelo simples fato de querer conhecer a vida em outros planetas e na adolescência, tive oportunidade de ler esse livro fabuloso do Carl Sagan que abriu ainda mais meus olhos e instigou meu instinto de continuar estudando sobre o assunto, não como ficção, mas como fato.
É um livro excepcional!
Novo Ano repleto de realizações!!
“Meta para o Ano Novo? Ser feliz!” (Desconhecido)
cheirinhos
Rudy
1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

Responder

Ana Carolina Venceslau dos Santos - 29, Janeiro 2018 às (09:52)

Não me interessei muito pelo livro eu sou mais chegado a livros de ficção e apesar desse livro ter me chamado atenção por se tratar de astronomia acho que vou deixar a sugestão passar Acho interessante abordar sobre os universos e sinceramente ler esses livros e sente o que não é no universo e eu duvido muito que estamos sozinhos nele

Responder

Lana Silva - 30, Janeiro 2018 às (12:12)

E difícil ver livro que tratem de assuntos complexos, como este por causa da densidade do tema tratado, com uma linguagem de fácil compreensão, e muito autodidática, só por este fator já me senti atraída a leitura. Outro ponto, e que mesmo ter sido publicado a muito tempo, e a ciência ter se avançado ate o presente momento, ainda sim vejo que traz um conteúdo interessante, e com muitos aprendizados na qual me interessei em conhecer.

Venha participar do sorteio de um kit da caixinha da TAG Livros http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

Responder

Últimas Resenhas

Minha Vida Literária • todos os direitos reservados © 2018 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por