[Resenha] Suzy e as Águas-Vivas - Ali Benjamin - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
01

nov
2016

[Resenha] Suzy e as Águas-Vivas – Ali Benjamin

suzy-e-as-aguas-vivas-minha-vida-literaria

Título: Suzy e as Águas-Vivas
Autor: Ali Benjamin
Editora: Verus
Número de Páginas: 223
Ano de Publicação: 2016
Skoob: Adicione
Compare e Compre: AmazonAmericanasSaraivaSubmarino

Às vezes, quando nos sentimos mais solitários, o mundo decide se abrir de formas mágicas. Suzy Swanson está quase certa do real motivo da morte de Franny Jackson. Todos dizem que não há como ter certeza, que algumas coisas simplesmente acontecem. Mas Suzy sabe que deve haver uma explicação — uma explicação científica — para que Franny tenha se afogado. Assombrada pela perda de sua ex-melhor amiga — e pelo momento final e terrível entre elas —, Suzy se refugia no mundo silencioso de sua imaginação. Convencida de que a morte de Franny foi causada pela ferroada de uma água-viva, ela cria um plano para provar a verdade, mesmo que isso signifique viajar ao outro lado do mundo… sozinha. Enquanto se prepara, Suzy descobre coisas surpreendentes sobre o universo — e encontra amor e esperança bem mais perto do que ela imaginava. Este romance dolorosamente sensível explora o momento crucial na vida de cada um de nós, quando percebemos pela primeira vez que nem todas as histórias têm final feliz… mas que novas aventuras estão esperando para florescer, às vezes bem à nossa frente.

Suzy e as Águas Vivas é um livro delicado, autêntico e muito cativante. É muito fácil se envolver com a história e se emocionar com ela, pois os sentimentos expressos nos comovem de uma maneira única.

suzy-e-as-aguas-vivas-minha-vida-literaria1

Suzy é uma garota que está passando por um momento muito doloroso: a perda da sua melhor amiga. Além de uma imensa dor, ela também sente muito remorso, porque, antes dessa tragédia ocorrer, elas não estavam muito bem. Inconformada, ela se ampara no mundo da imaginação e acaba se convencendo de que a causa da morte de Franny foi a ferroada de uma espécie de água-viva muito venenosa. Ela começa a fazer pesquisas, descobre diversos estudiosos da área e se determina a provar que essa sua teoria é verdadeira.

A narrativa em primeira pessoa é fluida, envolvente e repleta de significados. O enredo mescla passado e presente de modo muito natural e de fácil compreensão. Mesmo nossa personagem central sendo apenas uma pré-adolescente que ainda está em formação escolar e, consequentemente, pessoal, ela nos transmite lições de vida fascinantes.

suzy-e-as-aguas-vivas-minha-vida-literaria2

Uma das características centrais do livro e que mais me arrebatou durante a leitura foi a originalidade que a autora Ali Benjamin depositou em Suzy e as Águas-Vivas. O modo como a trama é tecida em meio a curiosidades sobre o mundo das ciências de maneira dinâmica e embasada só enriqueceu a narrativa. Outro ponto interessante de acompanharmos é o amadurecimento de Suzy. Após a morte da sua amiga, ela se tornou mais introspectiva e teve que aprender a lidar com essa nova e difícil fase de sua vida em meio a erros e acertos; no decorrer da leitura, vamos conhecendo cada vez mais desse encanto de menina e nos afeiçoando a ela.

Suzy e as Águas-Vivas foi uma experiência de leitura muito singular por tratar de temas como a dor da perda, amizade e família de um modo que me surpreendeu, pois saiu do lugar comum e trouxe elementos novos e adoráveis, ao mesmo tempo em que tratou de assuntos corriqueiros de forma muito honesta, muito pura. Para quem deseja uma história sensível, permeada de significados e extremamente marcante, essa certamente é uma boa indicação.

suzy-e-as-aguas-vivas-minha-vida-literaria3





Deixe o seu comentário

Uma resposta para "[Resenha] Suzy e as Águas-Vivas – Ali Benjamin"

Daiele - 03, novembro 2016 às (06:05)

Oii

Nossa, que livro bonito! Tanto a capa quanto a sinopse são muito bonitos.
Esse livro parece ser de uma delicadeza so, fiquei curiosa pois eu adoro livros assim, leve, mas de uma forma delicada de contar uma historia.

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício