Título: Twittando o Amor
Autor: Teresa Medeiros
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 202
Ano de Publicação: 2014
Skoob: Adicione
Orelha de Livro: Adicione
Compare e Compre: Buscapé
O Twitter é uma festa que nunca termina onde todo mundo fala ao mesmo tempo e ninguém diz nada… Abigail Donovan é uma escritora de sucesso. Ela quase ganhou o prêmio Pulitzer e até foi elogiada no programa da Oprah. Então, por que ela passa os dias e noites escondida no chiquérrimo condomínio onde mora, na companhia de seus dois gatos, sem conseguir escrever? Quando o seu editor a obriga a entrar no mundo das redes sociais para expandir seus horizontes, Abby imagina que vai ser obrigada a conversar com adolescentes que teclam escondido do porão de casa. Mas ela acaba conhecendo Mark Baynard, um professor britânico sexy, bem-humorado e inteligente que está viajando pelo mundo em busca de aventura. Abby tenta resistir ao seu charme, enquanto Mark começa a quebrar a resistência dela aos pouquinhos… Inclusive a resistência a se comunicar por meio de mensagens curtas. Agora que Abby voltou a escrever e a viver , ela descobre que Mark guarda um segredo que poderá mudar para sempre a vida dos dois.
Em dias de alta das redes sociais, nada mais atual do que uma história que se passa no Twitter. Intercalando a narrativa com as conversas entre os dois personagens principais, a trama se desenvolve de maneira inusitada e divertida.
A história começa sendo narrada em terceira pessoa e, após a inserção de Abby no mundo virtual, passamos também a acompanhar suas conversas com o misterioso Mark, professor inglês que ela conhece online e com quem passa a interagir.
“Abby_Donovan: Que nada. A Willow Tum-Tum está sentadinha bem aqui no meu colo, ronronando e me olhando com veneração. http://tweepic.com/282519061.
MarkBaynard: Eu fazia isso com a minha esposa até que ela pediu uma ordem judicial de afastamento.”
página 38
Ainda que a narrativa de Teresa Medeiros seja bastante leve e divertida, o triunfo de sua escrita se concentra nos tweets trocados pelos personagens. Cheios de referências da literatura e da cultura pop de um modo geral, não faltam comentários e piadas espirituosas, que dão um ar especial às conversas.
Também, entre tweets divertidos, acompanhamos tanto o surgimento e o florescimento sutis do romance entre Abby e Mark, quanto o estabelecimento da ligação entre eles por meio de confissões e revelações de aspectos mais sérios de suas vidas. Contudo, não há nenhum aprofundamento desses temas, inclusive ao serem revelados.
“MarkBaynard: Felizmente, o Twitter não é o eHarmony. As pessoas podem vir aqui em busca de pés, mas não vêm aqui em busca de amor.
Abby_Donovan: Não seja bobo. As pessoas nunca param de buscar amor.
MarkBaynard: É, mas algumas não param nem DEPOIS que o encontram.”
página 47
Gostei do desenvolvimento da trama principalmente porque a autora conseguiu me surpreender ao inserir uma reviravolta, a meu ver inesperada. Levando-se em conta o estilo divertido no qual a história estava sendo contada, eu não esperava o acontecimento que acaba definindo o rumo final da trama.
Ainda que Twittando o Amor não tenha me causado grandes emoções ou reflexões, especialmente por não se aprofundar nas temáticas abordadas, configurou em uma leitura rápida, sobretudo pela quantidade de conversas via Twitter, leve, divertida e adorável, que ganhou pontos pelo humor das personagens em seus tweets, e por ter conseguido prender minha atenção sobre a trama desenvolvida, me fazendo ansiar pelo desfecho e por um final tão doce e feliz quanto o estilo da história parece prometer.
É um livro diferente e interessante, porém não despertou minha curiosidade