Título: Flor da Pele
Autor: Javier Moro
Editora: Planeta
Número de Páginas: 432
Ano de Publicação: 2016
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Amazon ♥ Submarino ♥ Travessa
Estamos no início do século XIX, e a varíola, também conhecida como flor negra
pelas marcas que deixa na pele daqueles que são infectados, é a doença mais temida do mundo. Não há rico ou pobre, criança ou velho, que esteja a salvo. Ao menos até pesquisadores começarem a testar um método ousado, porém eficaz, que consiste em provocar infecções atenuadas em pessoas saudáveis, tornando seus organismos resistentes ao mal. É nesse momento que uma jovem mãe solteira, Isabel Zendal, torna-se a primeira enfermeira da história numa missão internacional. Acompanhada por vinte e duas crianças com idades entre três e nove anos, ela parte rumo aos territórios espanhóis no além-mar para levar a recém-descoberta vacina da varíola à populações pobres. A expedição é liderada pelo médico Francisco Xavier Balmis e por seu ajudante, Josep Salvany, que enfrentarão a oposição do clero e a corrupção de autoridades locais e também disputarão o amor de Isabel. A história real de amor e coragem de Isabel Zendal, à qual o best-seller Javier Moro teve acesso após ampla pesquisa, é retratada neste romance com a mesma riqueza de detalhes e delicadeza de outros sucessos do autor, como Paixão índia e O sári vermelho.
Flor da Pele é um livro repleto de atrativos para quem gosta de romances históricos. Primeiro porque abarca questões históricas marcantes e intensas; segundo, essas questões foram dispostas na narrativa de maneira muito cativante, detalhada e realista.
Em novembro de 1803, um navio parte do porto de La Coruña para uma expedição que, para muitos, não passa de loucura. Nele, viajam vinte e dois órfãos com a responsabilidade de transmitirem para o novo mundo a recém-descoberta vacina da varíola. Quem os guia é Isabel Zendal, jovem enfermeira que integra o time comandado pelo médico Francisco Xavier Balmis, e seu ajudante, Josep Salvany.
Em um contexto marcado pelas dificuldades impostas pela Igreja e pela corrupção das autoridades locais daqueles que queriam fazer dinheiro a custa dos necessitados, essa equipe, que teve como protagonistas as crianças e o empenho de Isabel e dos comandantes, foi reconhecida como uma das maiores conquistas humanitárias da história.
Com a narrativa em terceira pessoa, o autor demonstra ter realizado um trabalho de pesquisa muito bem sucedido em Flor da Pele, já que, ao contar a história da varíola, ele nos fornece detalhes sobre o contexto histórico, social e político da época.
Um dos principais aspectos que me chamou a atenção em Flor da Pele foi o fato de também conhecer um pouco da história de Isabel, considerada a primeira enfermeira da história numa missão internacional. Uma mulher forte e guerreira, que desde a infância passou por inúmeras dificuldades, mas demonstrou muita firmeza ao longo de todas elas.
Acredito que Flor da Pele será interessante para quem aprecia essa submersão em determinadas épocas marcantes para a história das sociedades. Longe de ser superficial, o livro apresenta detalhes e curiosidades de um tempo difícil e incerto, mas importante de ser conhecido.